Habilidades sociais comunicativas em crianças com distúrbio específico de linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manoel, Daniela de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-04122013-090123/
Resumo: Crianças com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) podem apresentar dificuldades de recepção e emissão da linguagem que podem trazer prejuízos na sua interação com outras crianças, familiares e sociedade uma vez que estudos relatam a importância social da comunicação como um veículo de extensas redes de trocas sociais, pelas quais se forma e se transforma a cultura e, em consequência a própria realidade social. O objetivo deste estudo foi investigar as habilidades comunicativas de seis crianças com DEL, na faixa etária entre sete e oito anos e onze meses e comparar com crianças com desenvolvimento típico pertencentes ao grupo controle (GC), pareado por idade e gênero. A investigação compreendeu: (i) a avaliação do período da narrativa oral com quatro figuras de sequência lógico temporal e (ii) avaliação do desempenho em habilidades sociais comunicativas (HSC) por meio da analise de filmagens de situações estruturadas entre cada criança com DEL e seu respectivo par do GC e entre cada criança com DEL e um adulto do gênero feminino. Como resultado, todas as crianças com DEL apresentaram déficits nas HSC tanto nas interações com seus pares quanto com o adulto e cinco delas mostraram desempenho narrativo abaixo do esperado em relação ao GC, o que evidencia prejuízo nas interações sociais desses indivíduos. O estudo permitiu caracterizar e identificar necessidades especiais relacionadas ao repertório social e comportamental, mas são necessários novos estudos sobre protocolos de avaliação e intervenção que tenham como meta tanto a melhoria nos aspectos de fala e linguagem quanto nas relações interpessoais das crianças com DEL.
id USP_b7a9ffe184d21378ac010b822c1e5946
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04122013-090123
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Habilidades sociais comunicativas em crianças com distúrbio específico de linguagemSocial communication skills in children with specific language impairmentCommunicative social skillsDistúrbio específico de linguagemHabilidade social comunicativaPragmaticPragmáticaSpecific language impairmentCrianças com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) podem apresentar dificuldades de recepção e emissão da linguagem que podem trazer prejuízos na sua interação com outras crianças, familiares e sociedade uma vez que estudos relatam a importância social da comunicação como um veículo de extensas redes de trocas sociais, pelas quais se forma e se transforma a cultura e, em consequência a própria realidade social. O objetivo deste estudo foi investigar as habilidades comunicativas de seis crianças com DEL, na faixa etária entre sete e oito anos e onze meses e comparar com crianças com desenvolvimento típico pertencentes ao grupo controle (GC), pareado por idade e gênero. A investigação compreendeu: (i) a avaliação do período da narrativa oral com quatro figuras de sequência lógico temporal e (ii) avaliação do desempenho em habilidades sociais comunicativas (HSC) por meio da analise de filmagens de situações estruturadas entre cada criança com DEL e seu respectivo par do GC e entre cada criança com DEL e um adulto do gênero feminino. Como resultado, todas as crianças com DEL apresentaram déficits nas HSC tanto nas interações com seus pares quanto com o adulto e cinco delas mostraram desempenho narrativo abaixo do esperado em relação ao GC, o que evidencia prejuízo nas interações sociais desses indivíduos. O estudo permitiu caracterizar e identificar necessidades especiais relacionadas ao repertório social e comportamental, mas são necessários novos estudos sobre protocolos de avaliação e intervenção que tenham como meta tanto a melhoria nos aspectos de fala e linguagem quanto nas relações interpessoais das crianças com DEL.Children with Specific Language Impairment ( SLI ) may present difficulties in receiving and issuing of language that can bring harm in their interaction with other children , family and society as social studies report the importance of communication as a vehicle for extensive exchange networks social and shape by which the culture is transformed and therefore social reality . The aim of this study was to investigate the communicative abilities of six children with SLI , aged between seven and eight years and eleven months and compared with typically developing children in the control group ( CG) , matched for age and gender . The investigation included: ( i ) assessing the period of oral narrative with four figures logical temporal sequence and ( ii ) assessing performance in communicative social skills ( HSC ) through the analysis of shooting situations structured between each child with SLI and its respective pair of the GC and between each child with SLI and an adult female . As a result , all children with SLI showed deficits in HSC both in interactions with their peers and with adult and five of them showed narrative performance below expectations compared to GC , which show impaired social interactions of these individuals . The study allowed us to characterize and identify special needs related to social and behavioral repertoire , but further studies are needed on protocols for assessment and intervention that have as a goal the improvement in both aspects of speech and language and interpersonal relationships of children with SLI .Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAbramides, Dagma Venturini MarquesManoel, Daniela de Oliveira2013-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-04122013-090123/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-04122013-090123Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades sociais comunicativas em crianças com distúrbio específico de linguagem
Social communication skills in children with specific language impairment
title Habilidades sociais comunicativas em crianças com distúrbio específico de linguagem
spellingShingle Habilidades sociais comunicativas em crianças com distúrbio específico de linguagem
Manoel, Daniela de Oliveira
Communicative social skills
Distúrbio específico de linguagem
Habilidade social comunicativa
Pragmatic
Pragmática
Specific language impairment
title_short Habilidades sociais comunicativas em crianças com distúrbio específico de linguagem
title_full Habilidades sociais comunicativas em crianças com distúrbio específico de linguagem
title_fullStr Habilidades sociais comunicativas em crianças com distúrbio específico de linguagem
title_full_unstemmed Habilidades sociais comunicativas em crianças com distúrbio específico de linguagem
title_sort Habilidades sociais comunicativas em crianças com distúrbio específico de linguagem
author Manoel, Daniela de Oliveira
author_facet Manoel, Daniela de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abramides, Dagma Venturini Marques
dc.contributor.author.fl_str_mv Manoel, Daniela de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Communicative social skills
Distúrbio específico de linguagem
Habilidade social comunicativa
Pragmatic
Pragmática
Specific language impairment
topic Communicative social skills
Distúrbio específico de linguagem
Habilidade social comunicativa
Pragmatic
Pragmática
Specific language impairment
description Crianças com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) podem apresentar dificuldades de recepção e emissão da linguagem que podem trazer prejuízos na sua interação com outras crianças, familiares e sociedade uma vez que estudos relatam a importância social da comunicação como um veículo de extensas redes de trocas sociais, pelas quais se forma e se transforma a cultura e, em consequência a própria realidade social. O objetivo deste estudo foi investigar as habilidades comunicativas de seis crianças com DEL, na faixa etária entre sete e oito anos e onze meses e comparar com crianças com desenvolvimento típico pertencentes ao grupo controle (GC), pareado por idade e gênero. A investigação compreendeu: (i) a avaliação do período da narrativa oral com quatro figuras de sequência lógico temporal e (ii) avaliação do desempenho em habilidades sociais comunicativas (HSC) por meio da analise de filmagens de situações estruturadas entre cada criança com DEL e seu respectivo par do GC e entre cada criança com DEL e um adulto do gênero feminino. Como resultado, todas as crianças com DEL apresentaram déficits nas HSC tanto nas interações com seus pares quanto com o adulto e cinco delas mostraram desempenho narrativo abaixo do esperado em relação ao GC, o que evidencia prejuízo nas interações sociais desses indivíduos. O estudo permitiu caracterizar e identificar necessidades especiais relacionadas ao repertório social e comportamental, mas são necessários novos estudos sobre protocolos de avaliação e intervenção que tenham como meta tanto a melhoria nos aspectos de fala e linguagem quanto nas relações interpessoais das crianças com DEL.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-04122013-090123/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-04122013-090123/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090391352279040