Micronarrativas como estratégia de comunicação interna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-13112014-112422/ |
Resumo: | As reflexões sobre a contemporaneidade sugerem que, na rapidez da pós-modernidade e frente a tantas possibilidades proporcionadas pela multiplicidade de plataformas midiáticas (tradicionais e digitais), muitas organizações, na urgência de comunicar, geram grandes quantidades de informações sem relevância para seus públicos. Limitadas a um modelo pronto e replicadas sem critério, são disparadas para os indivíduos sem considerar os diferentes sujeitos integrantes/construtivos da cultura organizacional e suas histórias, memórias e desejos, e sem enxergar as diversas oportunidades para repensar este processo da comunicação interna. É neste panorama que o presente estudo pretende detectar oportunidades de envolvimento do público interno, assim como a criação de narrativas comunicacionais mais atrativas e bem-sucedidas. Para tanto, busca-se a compreensão da riqueza existente em conteúdos coletados em projetos de memória oral, de cunho participativo e dialógico, como os desenvolvidos com base na contação de histórias sobre as experiências vividas dos funcionários no ambiente organizacional: as chamadas micronarrativas. Este conceito foi desenvolvido sobre as teorias que interpretam as grandes narrativas da modernidade, as quais possuíam uma significativa força na vida das pessoas e serviam como referências para a sociedade, mas que começaram a se enfraquecer a partir do século XX e se perderam na pós-modernidade, quando o foco passou a ser o indivíduo e suas histórias. Dessa maneira, ao verificar, descrever, esclarecer e entender o conteúdo exposto pelos entrevistados em suas micronarrativas organizacionais, é possível refletir como a comunicação interna pode trabalhar de maneira mais efetiva e afetiva para gerar novas narrativas que estimulem envolvimento, reconhecimento, identificação, compreensão e ação de seus funcionários, no lugar das racionalidades, padronizações, efemeridades e excessividades. |
id |
USP_b7ae83c231b2c69715cf703a9cc65ed5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-13112014-112422 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Micronarrativas como estratégia de comunicação internaMicro narratives as internal communication strategycomunicação internacomunicação organizacionalinternal communicationmemória e história organizacionalmicro narrativesmicronarrativasnew contextsnew narrativesnovas narrativasnovos contextosorganizational communicationorganizational memory and historystorytellingstorytellingAs reflexões sobre a contemporaneidade sugerem que, na rapidez da pós-modernidade e frente a tantas possibilidades proporcionadas pela multiplicidade de plataformas midiáticas (tradicionais e digitais), muitas organizações, na urgência de comunicar, geram grandes quantidades de informações sem relevância para seus públicos. Limitadas a um modelo pronto e replicadas sem critério, são disparadas para os indivíduos sem considerar os diferentes sujeitos integrantes/construtivos da cultura organizacional e suas histórias, memórias e desejos, e sem enxergar as diversas oportunidades para repensar este processo da comunicação interna. É neste panorama que o presente estudo pretende detectar oportunidades de envolvimento do público interno, assim como a criação de narrativas comunicacionais mais atrativas e bem-sucedidas. Para tanto, busca-se a compreensão da riqueza existente em conteúdos coletados em projetos de memória oral, de cunho participativo e dialógico, como os desenvolvidos com base na contação de histórias sobre as experiências vividas dos funcionários no ambiente organizacional: as chamadas micronarrativas. Este conceito foi desenvolvido sobre as teorias que interpretam as grandes narrativas da modernidade, as quais possuíam uma significativa força na vida das pessoas e serviam como referências para a sociedade, mas que começaram a se enfraquecer a partir do século XX e se perderam na pós-modernidade, quando o foco passou a ser o indivíduo e suas histórias. Dessa maneira, ao verificar, descrever, esclarecer e entender o conteúdo exposto pelos entrevistados em suas micronarrativas organizacionais, é possível refletir como a comunicação interna pode trabalhar de maneira mais efetiva e afetiva para gerar novas narrativas que estimulem envolvimento, reconhecimento, identificação, compreensão e ação de seus funcionários, no lugar das racionalidades, padronizações, efemeridades e excessividades.Reflections on contemporaneity suggest that in the fleetness of post-modernity and in the presence of so many possibilities offered by the multiplicity of media platforms (traditional and digital), many organizations, in the urgency to communicate, generate large amounts of information with no relevance to their audiences. Limited to a ready template and replicated without criteria, this information is issued to individuals without considering the different members/constructive subjects of organizational culture and their stories, memories and wishes; missing the various opportunities to rethink the process of internal communication. Before this scenario, the present study aims to identify opportunities to involve the internal workforce, as well as creating more attractive and successful communication narratives. To that purpose, we seek a better understanding of the richness in the content of oral memory projects, which nature is participatory and dialogic, such as those developed based on storytelling about the employees\' experiences in the organizational environment: the micro narratives. This concept was developed based on the theories that interpret the grand narratives of modernity, which had a significant influence in people\'s lives and served as references to society, but started weakening in the twentieth century and were dissolved in the post-modernity, when the focus shifted to the individual and their stories. Therefore, when we verify, describe, explain and understand the contents stated by respondents in their organizational micro narratives, it is possible to ponder how internal communications can work more effectively and affectively to generate new narratives that encourage involvement, recognition, identification, understanding and action from the employees, in detriment to rationality, standardization, and ephemeral excesses.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Paulo Roberto Nassar deRibeiro, Emiliana Pomarico2014-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-13112014-112422/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-13112014-112422Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Micronarrativas como estratégia de comunicação interna Micro narratives as internal communication strategy |
title |
Micronarrativas como estratégia de comunicação interna |
spellingShingle |
Micronarrativas como estratégia de comunicação interna Ribeiro, Emiliana Pomarico comunicação interna comunicação organizacional internal communication memória e história organizacional micro narratives micronarrativas new contexts new narratives novas narrativas novos contextos organizational communication organizational memory and history storytelling storytelling |
title_short |
Micronarrativas como estratégia de comunicação interna |
title_full |
Micronarrativas como estratégia de comunicação interna |
title_fullStr |
Micronarrativas como estratégia de comunicação interna |
title_full_unstemmed |
Micronarrativas como estratégia de comunicação interna |
title_sort |
Micronarrativas como estratégia de comunicação interna |
author |
Ribeiro, Emiliana Pomarico |
author_facet |
Ribeiro, Emiliana Pomarico |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Paulo Roberto Nassar de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Emiliana Pomarico |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação interna comunicação organizacional internal communication memória e história organizacional micro narratives micronarrativas new contexts new narratives novas narrativas novos contextos organizational communication organizational memory and history storytelling storytelling |
topic |
comunicação interna comunicação organizacional internal communication memória e história organizacional micro narratives micronarrativas new contexts new narratives novas narrativas novos contextos organizational communication organizational memory and history storytelling storytelling |
description |
As reflexões sobre a contemporaneidade sugerem que, na rapidez da pós-modernidade e frente a tantas possibilidades proporcionadas pela multiplicidade de plataformas midiáticas (tradicionais e digitais), muitas organizações, na urgência de comunicar, geram grandes quantidades de informações sem relevância para seus públicos. Limitadas a um modelo pronto e replicadas sem critério, são disparadas para os indivíduos sem considerar os diferentes sujeitos integrantes/construtivos da cultura organizacional e suas histórias, memórias e desejos, e sem enxergar as diversas oportunidades para repensar este processo da comunicação interna. É neste panorama que o presente estudo pretende detectar oportunidades de envolvimento do público interno, assim como a criação de narrativas comunicacionais mais atrativas e bem-sucedidas. Para tanto, busca-se a compreensão da riqueza existente em conteúdos coletados em projetos de memória oral, de cunho participativo e dialógico, como os desenvolvidos com base na contação de histórias sobre as experiências vividas dos funcionários no ambiente organizacional: as chamadas micronarrativas. Este conceito foi desenvolvido sobre as teorias que interpretam as grandes narrativas da modernidade, as quais possuíam uma significativa força na vida das pessoas e serviam como referências para a sociedade, mas que começaram a se enfraquecer a partir do século XX e se perderam na pós-modernidade, quando o foco passou a ser o indivíduo e suas histórias. Dessa maneira, ao verificar, descrever, esclarecer e entender o conteúdo exposto pelos entrevistados em suas micronarrativas organizacionais, é possível refletir como a comunicação interna pode trabalhar de maneira mais efetiva e afetiva para gerar novas narrativas que estimulem envolvimento, reconhecimento, identificação, compreensão e ação de seus funcionários, no lugar das racionalidades, padronizações, efemeridades e excessividades. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-13112014-112422/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-13112014-112422/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090693416615936 |