O cinema americano das primeiras décadas do século XX e a construção de estereótipos femininos: algumas análises
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-27072016-171815/ |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo observar as mudanças estéticas havidas no decorrer do século XIX, mediante a comparação da sociedade moralista oitocentista e alguns estereótipos do gênero feminino produzidos e impulsionados pelo cinema clássico hollywoodiano do início do século XX com intercessão da moda e da cosmética. Propõe um confronto entre a construção estética e o contexto social, sob a perspectiva da moda, da cosmética, e do cinema e a possível relação quanto à difusão da simplificação e posterior democratização dos trajes até o início da década de 1960. O cinema avaliado, nesse sentido, como primeiro veículo de alto poder de persuasão, coloca-se como um provedor de tendências das aparências e de fomento de comportamentos que poderiam ser adotados pela massa. A pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, por meio de referências bibliográficas e análise do vestuário e de maquiagem presente nas filmografias e nas revistas de fãs, no espaço de tempo selecionado. Ao identificar as alterações estéticas promovidas pelo incentivo midiático desde seus primórdios, disponibilizam-se respostas sobre a importância dos meios de comunicação nas construções dos visuais femininos modernos |
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O cinema americano das primeiras décadas do século XX e a construção de estereótipos femininos: algumas análises The American cinema of the early decades of the 20th century and the construction of female stereotypes: some analysisCinemaCinemaCosméticosCosmeticsEstereótiposFan magazinesFashionModaRevistas de fãsStereotypesO presente estudo tem por objetivo observar as mudanças estéticas havidas no decorrer do século XIX, mediante a comparação da sociedade moralista oitocentista e alguns estereótipos do gênero feminino produzidos e impulsionados pelo cinema clássico hollywoodiano do início do século XX com intercessão da moda e da cosmética. Propõe um confronto entre a construção estética e o contexto social, sob a perspectiva da moda, da cosmética, e do cinema e a possível relação quanto à difusão da simplificação e posterior democratização dos trajes até o início da década de 1960. O cinema avaliado, nesse sentido, como primeiro veículo de alto poder de persuasão, coloca-se como um provedor de tendências das aparências e de fomento de comportamentos que poderiam ser adotados pela massa. A pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, por meio de referências bibliográficas e análise do vestuário e de maquiagem presente nas filmografias e nas revistas de fãs, no espaço de tempo selecionado. Ao identificar as alterações estéticas promovidas pelo incentivo midiático desde seus primórdios, disponibilizam-se respostas sobre a importância dos meios de comunicação nas construções dos visuais femininos modernosThis research aims to observe the aesthetics changes occurred throughout the 19th century, through the comparison of 19th century moralist society and some stereotypes of the female gender produced and driven by the classic Hollywood cinema of the early 20th century with the intercession of fashion and cosmetics. It proposes a confrontation of aesthetic construction and the social context, from the perspective of fashion, cosmetics, and the cinema and its possible relationship with regard to the dissemination of simplification and greater democratization of the costumes until early 1960. The cinema evaluated in this sense, as the first high persuasion power vehicle, as a provider of trends of appearances and promoting behaviors that could be adopted by the mass. The research departs from a qualitative approach on the subject, exploring, through the analysis of clothing and makeup related to the filmography and the fans magazines in the timeframe selected. Identifying the aesthetics changes promoted by the media since its inception, offering answers to the importance of the media in the construct of the modern female visualsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHeld, Maria Silvia Barros deAnacleto, Laura Mello de Mattos2016-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-27072016-171815/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:03:47Zoai:teses.usp.br:tde-27072016-171815Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:03:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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