Avaliação da atenção e memória operacional fonológica em indivíduos com síndrome velocardiofacial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Sandra Regina Barbosa de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-02062009-100316/
Resumo: A Síndrome Velocardiofacial (SVCF) é uma afecção genética caracterizada por múltiplas anomalias congênitas tais como, fissura de palato submucosa e/ou disfunção velofaríngea, malformações cardiovasculares, face típica, distúrbio de aprendizagem envolvendo a capacidade de abstração, raciocínio matemático e habilidade viso-motora, dentre outros. As alterações da fala e linguagem, estão entre as manifestações clínicas mais comuns dessa síndrome. A aquisição e desenvolvimento da linguagem e aprendizagem requerem processos neuropsicolingüísticos dentre os quais destacam-se a atenção e a memória. Com base na literatura estudada e na observação clínica desses indivíduos, este estudo tem por objetivo caracterizar as habilidades de atenção auditiva e de memória de trabalho fonológica (MTF) em 6 crianças com a SVCF, de ambos os sexos com faixa etária de 9,2 a 11,7 anos por meio de testes específicos. de atenção e MTF. Os resultados demonstram alterações nos seguintes testes; THAAS (Teste de Habilidade de Atenção Auditiva Sustentada) 3(50%) alterado, 3(50%) normal; DNVSA (dicótico nãoverbal sem atenção direcionada) 2 (33%) normal, 4 (67%) alterado; DNVA (dicótico não-verbal com atenção à direita) 1(17%) normal, 5(83%) alterado, DNVE (dicótico não-verbal com atenção à esquerda), 2 (33%) normal, 4 (67%) alterado, DD (Teste Dicótico de Dígitos) 1(17%) normal, 5(83%) alterado, OD (Dígitos na ordem direta) 6 (100%) normal, OI (Dígitos Ordem Inversa) 3 (50%) alterado, BCPR (Teste de Repetição de Pseudopalavras para Crianças Brasileiras), 6(100%) normal. Como conclusão pode-se verificar que as crianças com SCVF apresentam alterações de atenção no que se refere as habilidades de sustentar e selecionar a atenção, porém a capacidade de selecionar a atenção parece estar mais afetada para esse grupo.
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