Uma aplicação do SIG para a localização e alocação de terminais logísticos em áreas urbanas congestionadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrara, Camilla Miguel
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-07022008-111929/
Resumo: O presente trabalho a partir da caracterização da problemática dos transportes na área central de Uberlândia (MG), e com a utilização das ferramentas do software TransCAD (SIG-T), como problema de localização de instalações e roteirização de veículos, buscou-se propor uma alternativa que contribuísse para a distribuição urbana de cargas, principalmente nas áreas centrais urbanas, com foco na minimização dos custos de transporte e considerando a realidade brasileira e as atuais discussões sobre alternativas de inovações operacionais e tecnológicas. O método escolhido para o estudo de caso baseou-se nos dados georeferenciados da rede viária urbana e de movimentação de cargas na área central da cidade, de forma a orientar estratégias modernas e mais eficazes para distribuição física de produtos e proporcionar melhores condições no fluxo nestas áreas. O método ainda apoiou-se na definição e caracterização do conceito de logística urbana e de terminais logísticos, e a influência que exerceriam na distribuição urbana de cargas, principalmente nas áreas centrais, da cidade de Uberlândia. O software mostrou-se uma ferramenta de apoio a decisões no planejamento urbano. Pode-se validar o uso do software TransCAD na busca por soluções ótimas para os terminais logísticos e na roteirização dos veículos que compõem a frota dos terminais, assim, acredita-se que é uma ferramenta para operações logísticas. Mesmo com algumas limitações do software, este contribui para que chegássemos aos resultados finais alcançando os objetivos iniciais propostos.
id USP_b839767f2b0f1ddc1ab65dcb6c197e2c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-07022008-111929
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma aplicação do SIG para a localização e alocação de terminais logísticos em áreas urbanas congestionadasAn application of the SIG for the location and allocation of logistics terminals in congested urban areasCarga urbanaCity logisticsFacility location problemLogística urbanaLogistics terminalsProblema de localização de instalaçõesRoteirização de veículosSIGSIGTerminais logísticosTransCADTransCADUberlândiaUberlândiaUrban goodsVehicle routingO presente trabalho a partir da caracterização da problemática dos transportes na área central de Uberlândia (MG), e com a utilização das ferramentas do software TransCAD (SIG-T), como problema de localização de instalações e roteirização de veículos, buscou-se propor uma alternativa que contribuísse para a distribuição urbana de cargas, principalmente nas áreas centrais urbanas, com foco na minimização dos custos de transporte e considerando a realidade brasileira e as atuais discussões sobre alternativas de inovações operacionais e tecnológicas. O método escolhido para o estudo de caso baseou-se nos dados georeferenciados da rede viária urbana e de movimentação de cargas na área central da cidade, de forma a orientar estratégias modernas e mais eficazes para distribuição física de produtos e proporcionar melhores condições no fluxo nestas áreas. O método ainda apoiou-se na definição e caracterização do conceito de logística urbana e de terminais logísticos, e a influência que exerceriam na distribuição urbana de cargas, principalmente nas áreas centrais, da cidade de Uberlândia. O software mostrou-se uma ferramenta de apoio a decisões no planejamento urbano. Pode-se validar o uso do software TransCAD na busca por soluções ótimas para os terminais logísticos e na roteirização dos veículos que compõem a frota dos terminais, assim, acredita-se que é uma ferramenta para operações logísticas. Mesmo com algumas limitações do software, este contribui para que chegássemos aos resultados finais alcançando os objetivos iniciais propostos.The present work starting from the characterization of transport problem in the Uberlândia (MG) central area , and with the use of tools of the software TransCAD (SIG-T), as facility location problem and vehicle routing, it was looked for to propose an alternative to contribute to the urban goods distribution, mainly in the urban central areas, with focus in the minimization of the transport costs and considering the brazilian reality and the current discussions on alternatives of operational and technological innovations. The chosen method for the study of case based on the data of the urban road net and goods movement in the central area of the city, in way to guide modern and more effective strategies for physical products distribution and to provide better conditions in the flow in these areas. The method still leaned on in the definition and characterization of the concept of logistics urban and logistics terminals, and the influence that they would exercise in the urban goods distribution, mainly in the central areas, of the Uberlândia city. The software was shown a support tool to decisions in the urban planning. The use of the software TransCAD can be validated in the search by great solutions for the logistics terminals and in the vehicle routing that compose the fleet of the terminals, like this, it is believed that is a tool for logistics operations. Even with some limitations of the software, this contributes so that we arrived to the final results reaching the objectives initials proposed.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAguiar, Edson Martins deCarrara, Camilla Miguel2007-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-07022008-111929/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-07022008-111929Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma aplicação do SIG para a localização e alocação de terminais logísticos em áreas urbanas congestionadas
An application of the SIG for the location and allocation of logistics terminals in congested urban areas
title Uma aplicação do SIG para a localização e alocação de terminais logísticos em áreas urbanas congestionadas
spellingShingle Uma aplicação do SIG para a localização e alocação de terminais logísticos em áreas urbanas congestionadas
Carrara, Camilla Miguel
Carga urbana
City logistics
Facility location problem
Logística urbana
Logistics terminals
Problema de localização de instalações
Roteirização de veículos
SIG
SIG
Terminais logísticos
TransCAD
TransCAD
Uberlândia
Uberlândia
Urban goods
Vehicle routing
title_short Uma aplicação do SIG para a localização e alocação de terminais logísticos em áreas urbanas congestionadas
title_full Uma aplicação do SIG para a localização e alocação de terminais logísticos em áreas urbanas congestionadas
title_fullStr Uma aplicação do SIG para a localização e alocação de terminais logísticos em áreas urbanas congestionadas
title_full_unstemmed Uma aplicação do SIG para a localização e alocação de terminais logísticos em áreas urbanas congestionadas
title_sort Uma aplicação do SIG para a localização e alocação de terminais logísticos em áreas urbanas congestionadas
author Carrara, Camilla Miguel
author_facet Carrara, Camilla Miguel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aguiar, Edson Martins de
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrara, Camilla Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Carga urbana
City logistics
Facility location problem
Logística urbana
Logistics terminals
Problema de localização de instalações
Roteirização de veículos
SIG
SIG
Terminais logísticos
TransCAD
TransCAD
Uberlândia
Uberlândia
Urban goods
Vehicle routing
topic Carga urbana
City logistics
Facility location problem
Logística urbana
Logistics terminals
Problema de localização de instalações
Roteirização de veículos
SIG
SIG
Terminais logísticos
TransCAD
TransCAD
Uberlândia
Uberlândia
Urban goods
Vehicle routing
description O presente trabalho a partir da caracterização da problemática dos transportes na área central de Uberlândia (MG), e com a utilização das ferramentas do software TransCAD (SIG-T), como problema de localização de instalações e roteirização de veículos, buscou-se propor uma alternativa que contribuísse para a distribuição urbana de cargas, principalmente nas áreas centrais urbanas, com foco na minimização dos custos de transporte e considerando a realidade brasileira e as atuais discussões sobre alternativas de inovações operacionais e tecnológicas. O método escolhido para o estudo de caso baseou-se nos dados georeferenciados da rede viária urbana e de movimentação de cargas na área central da cidade, de forma a orientar estratégias modernas e mais eficazes para distribuição física de produtos e proporcionar melhores condições no fluxo nestas áreas. O método ainda apoiou-se na definição e caracterização do conceito de logística urbana e de terminais logísticos, e a influência que exerceriam na distribuição urbana de cargas, principalmente nas áreas centrais, da cidade de Uberlândia. O software mostrou-se uma ferramenta de apoio a decisões no planejamento urbano. Pode-se validar o uso do software TransCAD na busca por soluções ótimas para os terminais logísticos e na roteirização dos veículos que compõem a frota dos terminais, assim, acredita-se que é uma ferramenta para operações logísticas. Mesmo com algumas limitações do software, este contribui para que chegássemos aos resultados finais alcançando os objetivos iniciais propostos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-07022008-111929/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-07022008-111929/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090468782276608