Aberje e Valor Setorial Comunicação Corporativa: narrativas de legitimação do campo profissional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Victor Henrique
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-13012023-100127/
Resumo: As revistas Valor Setorial Comunicação Corporativa compõem um conjunto de publicações que, ao longo de mais de uma década, registram aspectos importantes do campo profissional da comunicação corporativa. Esta dissertação estuda os elementos da revista que contribuem para a constituição de uma narrativa do campo, e analisa quais são os temas tratados nas mesasredondas da revista e se há a presença de temas legitimadores nas falas dos profissionais. Para isso, são estudados os dois principais agentes envolvidos em sua produção a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial - Aberje e o jornal Valor Econômico. Além de um estudo bibliográfico sobre relação indivíduo-trabalho-organização, campo, comunicação organizacional, relações públicas, legitimidade e as relações entre estes conceitos, são realizadas entrevistas com os representantes desses agentes, assim como o levantamento de um histórico contextual. Para as análises, adota-se uma metodologia de análise de conteúdo categorial com o auxílio de um programa de computador, o Iramuteq. São então processadas estatísticas léxicas, análise de similitude, classificação hierárquica descendente e realizada uma análise de conteúdo categorial. A partir de três categorias pré-definidas pela bibliografia especializada de legitimação pela comunicação, busca-se a presença de narrativas de legitimação a partir dos temas: utilidade expressão de vantagens, ajuda e competência, quando se coloca como um (a) parceiro (a); compatibilidade - expressão de identificação, semelhanças e boas relações, quando se coloca como a compatriota ou irmã em humanidade; e transcendência - expressão de relação com forças externas, invocação de valores e crenças, e justificativa de ações. Os resultados das análises revelam uma estrutura de temas gerais tratados nas mesas-redondas: redes e mídias sociais; estrutura organizacional e setorial; relacionamento; problemas de gestão da comunicação; e transições e transformações. Além disso, é verificada a presença de temas legitimadores das organizações nas falas dos profissionais de comunicação corporativa, com predominância de narrativas de compatibilidade.
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Para isso, são estudados os dois principais agentes envolvidos em sua produção a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial - Aberje e o jornal Valor Econômico. Além de um estudo bibliográfico sobre relação indivíduo-trabalho-organização, campo, comunicação organizacional, relações públicas, legitimidade e as relações entre estes conceitos, são realizadas entrevistas com os representantes desses agentes, assim como o levantamento de um histórico contextual. Para as análises, adota-se uma metodologia de análise de conteúdo categorial com o auxílio de um programa de computador, o Iramuteq. São então processadas estatísticas léxicas, análise de similitude, classificação hierárquica descendente e realizada uma análise de conteúdo categorial. A partir de três categorias pré-definidas pela bibliografia especializada de legitimação pela comunicação, busca-se a presença de narrativas de legitimação a partir dos temas: utilidade expressão de vantagens, ajuda e competência, quando se coloca como um (a) parceiro (a); compatibilidade - expressão de identificação, semelhanças e boas relações, quando se coloca como a compatriota ou irmã em humanidade; e transcendência - expressão de relação com forças externas, invocação de valores e crenças, e justificativa de ações. Os resultados das análises revelam uma estrutura de temas gerais tratados nas mesas-redondas: redes e mídias sociais; estrutura organizacional e setorial; relacionamento; problemas de gestão da comunicação; e transições e transformações. Além disso, é verificada a presença de temas legitimadores das organizações nas falas dos profissionais de comunicação corporativa, com predominância de narrativas de compatibilidade.The Valor Setorial Comunicação Corporativa magazines consists of a set of publications that, over more than a decade, have recorded important aspects of the professional field of corporate communication. This dissertation studies the elements of the magazine that contribute to the constitution of a field narrative, and analyzes what are the themes dealt by the magazine\'s round tables and if there are legitimation themes in the professionals\' speeches. Therefore, the two main agents involved in its production are studied the Brazilian Association for Business Communication Aberje and the newspaper Valor Econômico. In addition to a bibliographic study on the individual-work-organization relationship, the concept of field, organizational communication, public relations, legitimacy and the relationships between these concepts, interviews are carried out with the representatives of these agents, as a survey of the contextual history. For the analyses, a categorical content analysis methodology is adopted with the aid of the software Iramuteq. Lexical statistics, similarity analysis, descending hierarchical classification are then processed and a categorical content analysis is performed. The presence of legitimation narratives is based on three pre-defined categories stablished by the specialized bibliography of legitimation through communication and consists on the following themes: utility expression of advantages, assistance and competence, when placing itself as a partner; compatibility - expression of identification, similarities and good relations, when placing itself as a compatriot or siblings in humanity; and transcendence - expression of relationship with external forces, evoking values and beliefs, and justification of actions. The analysis of the results reveal a structure of general themes dealt by the roundtables: networks and social media; organizational and sectoral structure; relationship; communication management issues; and transitions & transformations. In addition, the presence of organizations legitimation themes are verified in the speeches of corporate communication professionals, with a predominance of narratives of compatibility.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Paulo Roberto Nassar dePereira, Victor Henrique2022-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-13012023-100127/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-22T23:22:02Zoai:teses.usp.br:tde-13012023-100127Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-22T23:22:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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