Reações redox: uma proposta para desenvolver o conhecimento pedagógico do conteúdo. São Paulo, 2018
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-02052019-173025/ |
Resumo: | O conteúdo de reações redox tem sido apontado como sendo um dos mais difíceis para os docentes e estudantes de Química e é de fundamental importância que os professores desenvolvam o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de tal tópico para melhor abordá-lo em sua prática pedagógica. Neste trabalho, investigou-se qual o impacto de um curso de formação continuada no desenvolvimento do PCK de professores de Química sobre reações redox. Para fundamentar a estruturação do curso, primeiramente foi feita uma revisão da literatura para mapear como o conteúdo redox vem sendo abordado e as limitações associadas ao seu ensino. Na sequência foram analisados como os livros didáticos do Ensino Médio abordam esse conteúdo e, em seguida, foram investigadas as dificuldades de professores do Ensino Médio em ensinar tal conteúdo. Por fim, investigou-se um curso de formação continuada que envolveu o conteúdo de reações redox. Finalizadas essas etapas de fundamentação, foi planejado e implementado um curso de formação continuada com intuito de desenvolver o PCK de professores sobre reações redox. Durante o curso, os professores foram observados e suas atividades foram analisadas. Os dados coletados se basearam nas respostas ao instrumento CoRe e a outros questionários relacionados às reações redox, planos de aulas, vinhetas e registros audiovisuais. Os dados foram analisados em termos de estratégias de ensino, materiais curriculares, métodos de avaliação e dificuldades dos alunos. Para a análise de dados utilizou-se a análise temática qualitativa com base nos cinco componentes do PCK propostos por Park e Oliver. Os resultados mostram que os professores, após a participação no curso de formação continuada, conseguiram desenvolver os componentes de forma independente e em diferentes níveis, sendo o conhecimento das estratégias o de maior destaque de melhora. Além disso, observam-se indícios de integração dos componentes do PCK. |
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Reações redox: uma proposta para desenvolver o conhecimento pedagógico do conteúdo. São Paulo, 2018Redox reactions: a proposal to develop the Pedagogical Content KnowledgeConhecimentoConhecimento pedagógico do conteúdoDesenvolvimento profissionalFormação continuada do professorPedagogical content knowledgeQuímica - Estudo e ensinoRedox reactionsTeachers' knowledgeTeachers' trainingO conteúdo de reações redox tem sido apontado como sendo um dos mais difíceis para os docentes e estudantes de Química e é de fundamental importância que os professores desenvolvam o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de tal tópico para melhor abordá-lo em sua prática pedagógica. Neste trabalho, investigou-se qual o impacto de um curso de formação continuada no desenvolvimento do PCK de professores de Química sobre reações redox. Para fundamentar a estruturação do curso, primeiramente foi feita uma revisão da literatura para mapear como o conteúdo redox vem sendo abordado e as limitações associadas ao seu ensino. Na sequência foram analisados como os livros didáticos do Ensino Médio abordam esse conteúdo e, em seguida, foram investigadas as dificuldades de professores do Ensino Médio em ensinar tal conteúdo. Por fim, investigou-se um curso de formação continuada que envolveu o conteúdo de reações redox. Finalizadas essas etapas de fundamentação, foi planejado e implementado um curso de formação continuada com intuito de desenvolver o PCK de professores sobre reações redox. Durante o curso, os professores foram observados e suas atividades foram analisadas. Os dados coletados se basearam nas respostas ao instrumento CoRe e a outros questionários relacionados às reações redox, planos de aulas, vinhetas e registros audiovisuais. Os dados foram analisados em termos de estratégias de ensino, materiais curriculares, métodos de avaliação e dificuldades dos alunos. Para a análise de dados utilizou-se a análise temática qualitativa com base nos cinco componentes do PCK propostos por Park e Oliver. Os resultados mostram que os professores, após a participação no curso de formação continuada, conseguiram desenvolver os componentes de forma independente e em diferentes níveis, sendo o conhecimento das estratégias o de maior destaque de melhora. Além disso, observam-se indícios de integração dos componentes do PCK.The redox reactions content has been identified as one of the most difficult topics for chemistry students and teachers, and it is of fundamental importance to the development of chemistry teachers\' pedagogical content knowledge (PCK). This study investigated the impact of a continuous professional development (CPD) course on the development of chemistry teachers\' PCK of redox reactions. Firstly, a literature review was made in order to map how the redox content has been approached and the limitations associated with its teaching. Secondly, high school chemistry textbooks were analyzed to investigate how they address this content and then, difficulties of high school teachers\' teaching this content were investigated. In addition, a CPD course that includes the content of redox reactions was investigated. After completing these steps, a CPD course was designed to develop chemistry teachers\' PCK of redox reactions. During the course, teachers were observed and their activities were analyzed. The data were collected based on the responses to the CoRe (Content Representation) instrument and other questionnaires related to redox reactions, lesson plans, vignettes and audiovisual records. Data were analyzed in terms of teaching strategies, curricular materials, assessment methods and students\' difficulties. For the data analyzing, it was used the qualitative thematic analysis based on the five PCK components proposed by Park and Oliver. The results showed that the teachers that participated in the CPD course, were able to develop the components at different levels independently and their knowledge of the teaching strategies has the most prominent improvement. In addition, evidence of the integration of PCK components was observed.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFernandez, CarmenGoes, Luciane Fernandes de2018-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-02052019-173025/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-02-12T20:21:43Zoai:teses.usp.br:tde-02052019-173025Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-02-12T20:21:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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