Modelos de aplicações baseadas em comunicação veicular para análise de segurança de veículos autônomos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tiago Alves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-01042021-153448/
Resumo: Com a crescente complexidade do ambiente veicular, os futuros veículos autônomos não poderão utilizar apenas os dados adquiridos de seus sensores. Será necessário obter informações dos demais veículos de forma colaborativa para aumentar a consciência que cada veículo tem do ambiente que o rodeia. Com isso, os veículos autônomos poderão tomar decisões e atuar de forma mais segura a fim de evitar colisões. As redes de comunicação veicular possibilitam a criação de aplicações que monitoram situações de risco para o veículo. Dentre estas aplicações, duas se destacam por serem diretamente relacionadas com cenários que apresentam elevados índices de colisões entre veículos: O cenário de cruzamento de vias e o cenário de rodovias com pista única e duplo sentido de rodagem onde ocorrem manobras de ultrapassagem. Esta pesquisa propõe modelos computacionais capazes de simular o comportamento de veículos autônomos nestes dois cenários ao serem controlados por aplicações baseadas em comunicação veicular. Com esses modelos é possível avaliar a influência do sistema de comunicação na segurança destes veículos em diversas situações possíveis nesses cenários. Para isso, os modelos computacionais simulam as diferentes condições de via e de rede e monitora a ocorrência de colisões entre os veículos. Como resultado, a pesquisa mostra como os parâmetros de rede afetam diretamente o desempenho das aplicações e, consequentemente, sua capacidade de evitar colisões.
id USP_b90f75def9ab893d97e9f2d9c03a6bf7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01042021-153448
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Modelos de aplicações baseadas em comunicação veicular para análise de segurança de veículos autônomos.Application models based on vehicle communication for safety analysis of autonomous vehicles.Autonomous vehiclesComputer simulation modelOvertakingRede veicularRoads crossingSafetySegurança críticaSimulação de sistemasVehicular networksVeículos autônomosCom a crescente complexidade do ambiente veicular, os futuros veículos autônomos não poderão utilizar apenas os dados adquiridos de seus sensores. Será necessário obter informações dos demais veículos de forma colaborativa para aumentar a consciência que cada veículo tem do ambiente que o rodeia. Com isso, os veículos autônomos poderão tomar decisões e atuar de forma mais segura a fim de evitar colisões. As redes de comunicação veicular possibilitam a criação de aplicações que monitoram situações de risco para o veículo. Dentre estas aplicações, duas se destacam por serem diretamente relacionadas com cenários que apresentam elevados índices de colisões entre veículos: O cenário de cruzamento de vias e o cenário de rodovias com pista única e duplo sentido de rodagem onde ocorrem manobras de ultrapassagem. Esta pesquisa propõe modelos computacionais capazes de simular o comportamento de veículos autônomos nestes dois cenários ao serem controlados por aplicações baseadas em comunicação veicular. Com esses modelos é possível avaliar a influência do sistema de comunicação na segurança destes veículos em diversas situações possíveis nesses cenários. Para isso, os modelos computacionais simulam as diferentes condições de via e de rede e monitora a ocorrência de colisões entre os veículos. Como resultado, a pesquisa mostra como os parâmetros de rede afetam diretamente o desempenho das aplicações e, consequentemente, sua capacidade de evitar colisões.With the growing complexity of the vehicle environment, future autonomous vehicles will not be able to use only the data acquired from their sensors. It will be necessary to obtain information from the other vehicles in a collaborative way to increase the awareness that each vehicle has of the environment that surrounds it. With this, autonomous vehicles will be able to make decisions and act safer in order to avoid collisions. Vehicle communication networks enable the creation of applications that monitor risk situations for the vehicle. Among these applications, two stand out for being directly related to scenarios that present high rates of collisions between vehicles: The scenario of crossing roads and the scenario of roads with a single lane and double direction of travel where overtaking maneuvers occur. This research proposes computational models capable of simulating the behavior of autonomous vehicles in these two scenarios when being controlled by applications based on vehicular communication. With these models it is possible to evaluate the influence of the communication system on the safety of these vehicles in several possible situations in these scenarios. For this, computational models simulate different road and network conditions and monitor the occurrence of collisions between vehicles. As a result, research shows how network parameters directly affect the performance of applications and, consequently, their ability to avoid collisions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJúnior, João Batista CamargoSilva, Tiago Alves2021-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-01042021-153448/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-04-05T18:06:02Zoai:teses.usp.br:tde-01042021-153448Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-04-05T18:06:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos de aplicações baseadas em comunicação veicular para análise de segurança de veículos autônomos.
Application models based on vehicle communication for safety analysis of autonomous vehicles.
title Modelos de aplicações baseadas em comunicação veicular para análise de segurança de veículos autônomos.
spellingShingle Modelos de aplicações baseadas em comunicação veicular para análise de segurança de veículos autônomos.
Silva, Tiago Alves
Autonomous vehicles
Computer simulation model
Overtaking
Rede veicular
Roads crossing
Safety
Segurança crítica
Simulação de sistemas
Vehicular networks
Veículos autônomos
title_short Modelos de aplicações baseadas em comunicação veicular para análise de segurança de veículos autônomos.
title_full Modelos de aplicações baseadas em comunicação veicular para análise de segurança de veículos autônomos.
title_fullStr Modelos de aplicações baseadas em comunicação veicular para análise de segurança de veículos autônomos.
title_full_unstemmed Modelos de aplicações baseadas em comunicação veicular para análise de segurança de veículos autônomos.
title_sort Modelos de aplicações baseadas em comunicação veicular para análise de segurança de veículos autônomos.
author Silva, Tiago Alves
author_facet Silva, Tiago Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Júnior, João Batista Camargo
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tiago Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomous vehicles
Computer simulation model
Overtaking
Rede veicular
Roads crossing
Safety
Segurança crítica
Simulação de sistemas
Vehicular networks
Veículos autônomos
topic Autonomous vehicles
Computer simulation model
Overtaking
Rede veicular
Roads crossing
Safety
Segurança crítica
Simulação de sistemas
Vehicular networks
Veículos autônomos
description Com a crescente complexidade do ambiente veicular, os futuros veículos autônomos não poderão utilizar apenas os dados adquiridos de seus sensores. Será necessário obter informações dos demais veículos de forma colaborativa para aumentar a consciência que cada veículo tem do ambiente que o rodeia. Com isso, os veículos autônomos poderão tomar decisões e atuar de forma mais segura a fim de evitar colisões. As redes de comunicação veicular possibilitam a criação de aplicações que monitoram situações de risco para o veículo. Dentre estas aplicações, duas se destacam por serem diretamente relacionadas com cenários que apresentam elevados índices de colisões entre veículos: O cenário de cruzamento de vias e o cenário de rodovias com pista única e duplo sentido de rodagem onde ocorrem manobras de ultrapassagem. Esta pesquisa propõe modelos computacionais capazes de simular o comportamento de veículos autônomos nestes dois cenários ao serem controlados por aplicações baseadas em comunicação veicular. Com esses modelos é possível avaliar a influência do sistema de comunicação na segurança destes veículos em diversas situações possíveis nesses cenários. Para isso, os modelos computacionais simulam as diferentes condições de via e de rede e monitora a ocorrência de colisões entre os veículos. Como resultado, a pesquisa mostra como os parâmetros de rede afetam diretamente o desempenho das aplicações e, consequentemente, sua capacidade de evitar colisões.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-01042021-153448/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-01042021-153448/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090272698564608