Corpo Tateado: práticas artístico pedagógicas em estados corporais na criação em dança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-10072023-094626/ |
Resumo: | O argumento, apresentado aqui nesta Tese, se edifica apoiado no interesse de investigação em dança que se constrói a partir da lógica dos estados corporais, considerando seus aspectos artísticos e estratégias metodológicas. O grande objetivo está na construção de uma reflexão que se apresenta a partir das experiências do autor desta Tese, bem como dizeres sobre experiências artísticas e pedagógicas, com base no estudo e análise dos métodos, características e estratégias de criação de artistas da cena contemporânea que se utilizam desta poética para a criação de seus trabalhos como Cinthia Kunifas, Mônica Infante, Marta Soares, Rosemeri Rocha, Eduardo Fukushima, entre outras. Para isso, a Tese estuda também os processos criativos e metodológicos de alguns artistas da cena mundial que tem lidado com esta estratégia de criação. Igualmente, se apresenta no escopo do estudo, um compartilhamento de aspectos pedagógicos e metodológicos vividos nas disciplinas, cursos e oficinas ministrados pelo autor desta Tese na Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, em que se pensa os estados de corpo como proposição em dança. Como aparo referencial, a pesquisa se apoiará teoricamente nos pensamentos de Hubert Godard (1995), Jussara Setenta (2008), Adriana Bittencourt Machado (2001) e (2012), Mário Bunge (2004) e António Damásio (2004), entre outros, a fim de ampliar a discussão referente ao fazer do corpo como estados corporais, objetivando arquitetar uma discussão sobre as relações entre corpo, movimento e estratégias metodológicas de criação artística. |
id |
USP_b971ccbc35178fb4dea1fdc57b263274 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-10072023-094626 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Corpo Tateado: práticas artístico pedagógicas em estados corporais na criação em dançaTouched body: pedagogical artistic practices in body states in dance creationbody statescreation in dancecriação em dançaestados corporaisestados tônicospresentidadepresentnesssingularidadetonic statesuniquenessO argumento, apresentado aqui nesta Tese, se edifica apoiado no interesse de investigação em dança que se constrói a partir da lógica dos estados corporais, considerando seus aspectos artísticos e estratégias metodológicas. O grande objetivo está na construção de uma reflexão que se apresenta a partir das experiências do autor desta Tese, bem como dizeres sobre experiências artísticas e pedagógicas, com base no estudo e análise dos métodos, características e estratégias de criação de artistas da cena contemporânea que se utilizam desta poética para a criação de seus trabalhos como Cinthia Kunifas, Mônica Infante, Marta Soares, Rosemeri Rocha, Eduardo Fukushima, entre outras. Para isso, a Tese estuda também os processos criativos e metodológicos de alguns artistas da cena mundial que tem lidado com esta estratégia de criação. Igualmente, se apresenta no escopo do estudo, um compartilhamento de aspectos pedagógicos e metodológicos vividos nas disciplinas, cursos e oficinas ministrados pelo autor desta Tese na Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, em que se pensa os estados de corpo como proposição em dança. Como aparo referencial, a pesquisa se apoiará teoricamente nos pensamentos de Hubert Godard (1995), Jussara Setenta (2008), Adriana Bittencourt Machado (2001) e (2012), Mário Bunge (2004) e António Damásio (2004), entre outros, a fim de ampliar a discussão referente ao fazer do corpo como estados corporais, objetivando arquitetar uma discussão sobre as relações entre corpo, movimento e estratégias metodológicas de criação artística.The argument, presented here in this Thesis, builds itself supported by the research interest in dance that is built from the logic of bodily states, considering its artistic aspects and methodological strategies. The main objective is the construction of a reflection that is presented from the experiences of the author of this Thesis, as well as sayings about artistic and pedagogical experiences, based on the study and analysis of the methods, characteristics and strategies of creation of artists of the contemporary scene that use this poetics to create their works, such as Cinthia Kunifas, Mônica Infante, Marta Soares, Rosemeri Rocha, Eduardo Fukushima, among others. For this, the Thesis also studies the creative and methodological processes of some artists on the world scene who have been dealing with this creative strategy. Likewise, in the scope of the study, a sharing of pedagogical and methodological aspects experienced in the disciplines, courses and workshops taught by the author of this Thesis at the State University of Paraná, UNESPAR, in which body states are thought of as a proposition in dance. As a reference point, the research will be theoretically based on the thoughts of Hubert Godard (1995), Jussara Setenta (2008), Adriana Bittencourt Machado (2001) and (2012), Mário Bunge (2004) and António Damásio (2004), among others, in order to broaden the discussion regarding the making of the body as bodily states, aiming to build a discussion on the relationships between body, movement and methodological strategies of artistic creation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPereira, Sayonara SousaSilveira, Danilo2023-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-10072023-094626/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-07-10T18:38:16Zoai:teses.usp.br:tde-10072023-094626Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-07-10T18:38:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corpo Tateado: práticas artístico pedagógicas em estados corporais na criação em dança Touched body: pedagogical artistic practices in body states in dance creation |
title |
Corpo Tateado: práticas artístico pedagógicas em estados corporais na criação em dança |
spellingShingle |
Corpo Tateado: práticas artístico pedagógicas em estados corporais na criação em dança Silveira, Danilo body states creation in dance criação em dança estados corporais estados tônicos presentidade presentness singularidade tonic states uniqueness |
title_short |
Corpo Tateado: práticas artístico pedagógicas em estados corporais na criação em dança |
title_full |
Corpo Tateado: práticas artístico pedagógicas em estados corporais na criação em dança |
title_fullStr |
Corpo Tateado: práticas artístico pedagógicas em estados corporais na criação em dança |
title_full_unstemmed |
Corpo Tateado: práticas artístico pedagógicas em estados corporais na criação em dança |
title_sort |
Corpo Tateado: práticas artístico pedagógicas em estados corporais na criação em dança |
author |
Silveira, Danilo |
author_facet |
Silveira, Danilo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Sayonara Sousa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Danilo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
body states creation in dance criação em dança estados corporais estados tônicos presentidade presentness singularidade tonic states uniqueness |
topic |
body states creation in dance criação em dança estados corporais estados tônicos presentidade presentness singularidade tonic states uniqueness |
description |
O argumento, apresentado aqui nesta Tese, se edifica apoiado no interesse de investigação em dança que se constrói a partir da lógica dos estados corporais, considerando seus aspectos artísticos e estratégias metodológicas. O grande objetivo está na construção de uma reflexão que se apresenta a partir das experiências do autor desta Tese, bem como dizeres sobre experiências artísticas e pedagógicas, com base no estudo e análise dos métodos, características e estratégias de criação de artistas da cena contemporânea que se utilizam desta poética para a criação de seus trabalhos como Cinthia Kunifas, Mônica Infante, Marta Soares, Rosemeri Rocha, Eduardo Fukushima, entre outras. Para isso, a Tese estuda também os processos criativos e metodológicos de alguns artistas da cena mundial que tem lidado com esta estratégia de criação. Igualmente, se apresenta no escopo do estudo, um compartilhamento de aspectos pedagógicos e metodológicos vividos nas disciplinas, cursos e oficinas ministrados pelo autor desta Tese na Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, em que se pensa os estados de corpo como proposição em dança. Como aparo referencial, a pesquisa se apoiará teoricamente nos pensamentos de Hubert Godard (1995), Jussara Setenta (2008), Adriana Bittencourt Machado (2001) e (2012), Mário Bunge (2004) e António Damásio (2004), entre outros, a fim de ampliar a discussão referente ao fazer do corpo como estados corporais, objetivando arquitetar uma discussão sobre as relações entre corpo, movimento e estratégias metodológicas de criação artística. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-10072023-094626/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-10072023-094626/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256916150976512 |