O desenvolvimento da sexualidade da criança em situação de risco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yano, Karen Murakami
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7133/tde-20052009-141459/
Resumo: Este estudo objetivou retratar e analisar a visão da criança em relação a sua sexualidade: concepções formadas, experiências, sentimentos gerados e efeitos sobre seu desenvolvimento. Trata-se de um estudo apoiado no método qualitativo descritivo-exploratório. Os dados coletados foram organizados segundo o referencial metodológico da Análise Temática do discurso. Participaram do estudo, crianças de seis a doze anos, integrantes de uma instituição não governamental que desenvolve atividades sócio-educativas. Foram entrevistadas, aos pares, 42 crianças. Utilizaram-se perguntas abertas e técnicas facilitadoras de comunicação: Técnicas de Normalização, Narrativa Autogênica e Brinquedo Terapêutico. A sistematização dos dados gerou as categorias empíricas: os meios de conhecimento, as concepções de sexualidade, o tempo e a sexualidade e a violência e a sexualidade. As crianças receberam mais informações sexuais do que uma educação sexual. A falta de orientação e informação, aliados à conhecimentos equivocados e estereotipados, deixavam um vasto campo para que as crianças elaborassem suas próprios julgamentos e respostas ao que elas viam e ouviam ao seu redor. Na opinião destas crianças, os pais eram mais repreensivos e não forneciam todas as informações que elas necessitariam. Desta forma elas buscavam outros meios para aprender sobre a sexualidade. Assim a televisão e os pares eram os meios mais procurados para informar-se. Fadadas a buscarem informações por conta própria, não eram capazes de construir e compreender de forma segura o significado de sexualidade. Para que uma criança cresça saudável é necessário garantir-lhes condições de vida satisfatória, inclusive no que se refere a sua sexualidade. Desconhecendo seus direitos acerca de sua sexualidade, as crianças ficavam vulneráveis e a violência permeava, com facilidade, o cotidiano e a vida destas crianças. O resultado desta pesquisa permite a elaboração de planejamentos terapêuticos que respondam às necessidades desta população, além de servir como base para elaboração de outros estudos que tangem o mesmo tema. A identificação de características acerca das concepções de sexualidade e das possíveis violências de natureza sexual sofridas pelas crianças, permite um preparo mais adequado dos profissionais da saúde no planejamento de intervenções destinadas a prevenir e controlar o processo de violência sexual. Estas informações também podem servir de base para incentivar mudanças na política de saúde e aumentar a participação da enfermagem em pesquisas referentes ao tema da sexualidade e da violência sexual contra crianças
id USP_b97b7d4c48fdddfdc78ecac1f18cb41d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20052009-141459
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O desenvolvimento da sexualidade da criança em situação de riscoThe sexuality development in risk situation childChildCriançaDesenvolvimentoDevelopmentSexualidadeSexualityEste estudo objetivou retratar e analisar a visão da criança em relação a sua sexualidade: concepções formadas, experiências, sentimentos gerados e efeitos sobre seu desenvolvimento. Trata-se de um estudo apoiado no método qualitativo descritivo-exploratório. Os dados coletados foram organizados segundo o referencial metodológico da Análise Temática do discurso. Participaram do estudo, crianças de seis a doze anos, integrantes de uma instituição não governamental que desenvolve atividades sócio-educativas. Foram entrevistadas, aos pares, 42 crianças. Utilizaram-se perguntas abertas e técnicas facilitadoras de comunicação: Técnicas de Normalização, Narrativa Autogênica e Brinquedo Terapêutico. A sistematização dos dados gerou as categorias empíricas: os meios de conhecimento, as concepções de sexualidade, o tempo e a sexualidade e a violência e a sexualidade. As crianças receberam mais informações sexuais do que uma educação sexual. A falta de orientação e informação, aliados à conhecimentos equivocados e estereotipados, deixavam um vasto campo para que as crianças elaborassem suas próprios julgamentos e respostas ao que elas viam e ouviam ao seu redor. Na opinião destas crianças, os pais eram mais repreensivos e não forneciam todas as informações que elas necessitariam. Desta forma elas buscavam outros meios para aprender sobre a sexualidade. Assim a televisão e os pares eram os meios mais procurados para informar-se. Fadadas a buscarem informações por conta própria, não eram capazes de construir e compreender de forma segura o significado de sexualidade. Para que uma criança cresça saudável é necessário garantir-lhes condições de vida satisfatória, inclusive no que se refere a sua sexualidade. Desconhecendo seus direitos acerca de sua sexualidade, as crianças ficavam vulneráveis e a violência permeava, com facilidade, o cotidiano e a vida destas crianças. O resultado desta pesquisa permite a elaboração de planejamentos terapêuticos que respondam às necessidades desta população, além de servir como base para elaboração de outros estudos que tangem o mesmo tema. A identificação de características acerca das concepções de sexualidade e das possíveis violências de natureza sexual sofridas pelas crianças, permite um preparo mais adequado dos profissionais da saúde no planejamento de intervenções destinadas a prevenir e controlar o processo de violência sexual. Estas informações também podem servir de base para incentivar mudanças na política de saúde e aumentar a participação da enfermagem em pesquisas referentes ao tema da sexualidade e da violência sexual contra criançasThis study aimed to portray and to analyze the child\'s vision in relation to his/her sexuality (conceptions formed, experiences, generated feelings and effects on his/her development), supported in the descriptive-exploratory qualitative method and the collected data were organized according to the methodological referential of the Thematic Analysis of the speech. They participated in the study, children from six to twelve years old, from a no government institution that it develops partner-educational activities. Forty two children were interviewed, in pairs. Open questions and facilitative techniques of communication were used: Techniques of Normalization, Autogenic Narrative and Therapeutic Toy. The systemization of the data generated the empiric categories: \"the knowledge means\", \"the conceptions of sexuality\", \"the time and the sexuality\" and the violence and the sexuality\". The children received more sexual information than a sexual education. The orientation and information lacks allies to mistaken knowledge and stereotyped, they left a vast field for the children elaborated their own judgments and answers to that they saw and they heard to his/her circuit. In these children\'s opinion, the parents were more reprehensible and they didn\'t supply all of the information that they would need. This way, they looked for other means to learn about the sexuality. Then the television and the other children (friends) were the means more sought to inform. The children were predestined to look for information independently and they were not capable to build and to understand in a safe way the sexuality meaning. For a child to grow up healthy, it is necessary to guarantee them conditions of satisfactory life, besides in what she refers her sexuality. Ignoring their rights concerning them sexuality, the children were vulnerable and the violence permeated, easily, the daily and these children\'s life. The result of this research will allow the elaboration of therapeutic plannings that they answer to the needs of this population, besides serving as base for elaboration of other studies that play the same theme. The identification of characteristics concerning the sexuality conceptions and the possible violence of sexual nature suffered by the children, it allows a more appropriate preparation of the professionals of the health in the planning of interventions destined to prevent and to control the process of sexual violence. This information can also serve of base to motivate changes in the politics of health and to increase the participation of the nursing in researches regarding the theme of the sexuality and of the sexual violence against childrenBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRibeiro, Moneda OliveiraYano, Karen Murakami2009-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7133/tde-20052009-141459/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:59Zoai:teses.usp.br:tde-20052009-141459Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da sexualidade da criança em situação de risco
The sexuality development in risk situation child
title O desenvolvimento da sexualidade da criança em situação de risco
spellingShingle O desenvolvimento da sexualidade da criança em situação de risco
Yano, Karen Murakami
Child
Criança
Desenvolvimento
Development
Sexualidade
Sexuality
title_short O desenvolvimento da sexualidade da criança em situação de risco
title_full O desenvolvimento da sexualidade da criança em situação de risco
title_fullStr O desenvolvimento da sexualidade da criança em situação de risco
title_full_unstemmed O desenvolvimento da sexualidade da criança em situação de risco
title_sort O desenvolvimento da sexualidade da criança em situação de risco
author Yano, Karen Murakami
author_facet Yano, Karen Murakami
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Moneda Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Yano, Karen Murakami
dc.subject.por.fl_str_mv Child
Criança
Desenvolvimento
Development
Sexualidade
Sexuality
topic Child
Criança
Desenvolvimento
Development
Sexualidade
Sexuality
description Este estudo objetivou retratar e analisar a visão da criança em relação a sua sexualidade: concepções formadas, experiências, sentimentos gerados e efeitos sobre seu desenvolvimento. Trata-se de um estudo apoiado no método qualitativo descritivo-exploratório. Os dados coletados foram organizados segundo o referencial metodológico da Análise Temática do discurso. Participaram do estudo, crianças de seis a doze anos, integrantes de uma instituição não governamental que desenvolve atividades sócio-educativas. Foram entrevistadas, aos pares, 42 crianças. Utilizaram-se perguntas abertas e técnicas facilitadoras de comunicação: Técnicas de Normalização, Narrativa Autogênica e Brinquedo Terapêutico. A sistematização dos dados gerou as categorias empíricas: os meios de conhecimento, as concepções de sexualidade, o tempo e a sexualidade e a violência e a sexualidade. As crianças receberam mais informações sexuais do que uma educação sexual. A falta de orientação e informação, aliados à conhecimentos equivocados e estereotipados, deixavam um vasto campo para que as crianças elaborassem suas próprios julgamentos e respostas ao que elas viam e ouviam ao seu redor. Na opinião destas crianças, os pais eram mais repreensivos e não forneciam todas as informações que elas necessitariam. Desta forma elas buscavam outros meios para aprender sobre a sexualidade. Assim a televisão e os pares eram os meios mais procurados para informar-se. Fadadas a buscarem informações por conta própria, não eram capazes de construir e compreender de forma segura o significado de sexualidade. Para que uma criança cresça saudável é necessário garantir-lhes condições de vida satisfatória, inclusive no que se refere a sua sexualidade. Desconhecendo seus direitos acerca de sua sexualidade, as crianças ficavam vulneráveis e a violência permeava, com facilidade, o cotidiano e a vida destas crianças. O resultado desta pesquisa permite a elaboração de planejamentos terapêuticos que respondam às necessidades desta população, além de servir como base para elaboração de outros estudos que tangem o mesmo tema. A identificação de características acerca das concepções de sexualidade e das possíveis violências de natureza sexual sofridas pelas crianças, permite um preparo mais adequado dos profissionais da saúde no planejamento de intervenções destinadas a prevenir e controlar o processo de violência sexual. Estas informações também podem servir de base para incentivar mudanças na política de saúde e aumentar a participação da enfermagem em pesquisas referentes ao tema da sexualidade e da violência sexual contra crianças
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7133/tde-20052009-141459/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7133/tde-20052009-141459/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257154511175680