O Programa PITES de duplo diploma da Faculdade de direito da Universidade de São Paulo: análise acadêmica e de competências linguísticas para a elaboração de um programa de ensino do francês jurídico em contexto universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Traldi, Fabiana Nassif Jorge
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-26112019-110957/
Resumo: No contexto de internacionalização das universidades brasileiras, diversos acordos de mobilidade acadêmica são estabelecidos, ocasionando uma procura crescente por cursos de línguas estrangeiras. A oferta destes cursos, no entanto, está baseada no desenvolvimento de competências orais e escritas para a comunicação no cotidiano em geral e não para as situações acadêmicas que envolvem a adaptação e inserção de estudantes no meio universitário estrangeiro, no caso desta pesquisa, francófono. É nesse sentido que esta pesquisa foi desenvolvida, no âmbito do ensino do Francês para Objetivo Universitário (FOU) no contexto do programa de duplo diploma em direito - PITES (Parceria Internacional Triangular de Ensino Superior) - entre a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP) e Universidade de Lyon. O referencial teórico da pesquisa tem como base os estudos de Mangiante; Parpette (2004, 2011), Carras et al. (2007), Mourlhon-Dallies (2008) e Albuquerque-Costa (2015, 2016) no que se refere às etapas metodológicas para a elaboração de programas FOU. A abordagem metodológica desta investigação é de natureza qualitativa dividindo-se em dois momentos. O primeiro, de cunho documental, pelo levantamento dos documentos que caracterizam o programa PITES e o segundo momento, de caráter qualitativo-interpretativo (PÁDUA, 2007, MARCONI; LAKATOS 2009, DE OLIVEIRA, 2007), no qual foram coletados os seguintes dados: as respostas dos participantes do PITES turma III e V ao questionário-perfil, as entrevistas realizadas com os professores-responsáveis na FD-USP, a filmagem de duas aulas ministradas por um professor de Lyon, os planos de aula do docente e, por último as produções escritas dos estudantes desta disciplina para a identificação e análise das questões linguístico-discursivas que forneceram elementos para a elaboração do programa FOU-direito para o PITES. Pela análise e interpretação dos dados, os resultados apontaram os elementos necessários para caracterizar o PITES e os aspectos linguístico-discursivos que permitiram a elaboração do programa FOU-direito para o PITES. A contribuição da pesquisa se dá no âmbito da formação de professores de francês, uma vez que todos os procedimentos metodológicos do FOU foram realizados e podem ser aplicados em outros contextos de mobilidade acadêmica e também, pela iniciativa pioneira de ações de internacionalização entre unidades da USP (Letras e Direito) visando a realização do programa FOU-direito no PITES.
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spelling O Programa PITES de duplo diploma da Faculdade de direito da Universidade de São Paulo: análise acadêmica e de competências linguísticas para a elaboração de um programa de ensino do francês jurídico em contexto universitárioThe PITES Program of double degree of the Faculty of Law of the University of São Paulo: academic analysis and linguistic skills for the elaboration of a program of teaching of legal French in a university contextAcademic mobilityEnsino do francês para objetivo universitárioFrancês jurídicoFrench for university purposes teachingInternacionalizaçãoInternationalizationLegal frenchMobilidade acadêmicaNo contexto de internacionalização das universidades brasileiras, diversos acordos de mobilidade acadêmica são estabelecidos, ocasionando uma procura crescente por cursos de línguas estrangeiras. A oferta destes cursos, no entanto, está baseada no desenvolvimento de competências orais e escritas para a comunicação no cotidiano em geral e não para as situações acadêmicas que envolvem a adaptação e inserção de estudantes no meio universitário estrangeiro, no caso desta pesquisa, francófono. É nesse sentido que esta pesquisa foi desenvolvida, no âmbito do ensino do Francês para Objetivo Universitário (FOU) no contexto do programa de duplo diploma em direito - PITES (Parceria Internacional Triangular de Ensino Superior) - entre a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP) e Universidade de Lyon. O referencial teórico da pesquisa tem como base os estudos de Mangiante; Parpette (2004, 2011), Carras et al. (2007), Mourlhon-Dallies (2008) e Albuquerque-Costa (2015, 2016) no que se refere às etapas metodológicas para a elaboração de programas FOU. A abordagem metodológica desta investigação é de natureza qualitativa dividindo-se em dois momentos. O primeiro, de cunho documental, pelo levantamento dos documentos que caracterizam o programa PITES e o segundo momento, de caráter qualitativo-interpretativo (PÁDUA, 2007, MARCONI; LAKATOS 2009, DE OLIVEIRA, 2007), no qual foram coletados os seguintes dados: as respostas dos participantes do PITES turma III e V ao questionário-perfil, as entrevistas realizadas com os professores-responsáveis na FD-USP, a filmagem de duas aulas ministradas por um professor de Lyon, os planos de aula do docente e, por último as produções escritas dos estudantes desta disciplina para a identificação e análise das questões linguístico-discursivas que forneceram elementos para a elaboração do programa FOU-direito para o PITES. Pela análise e interpretação dos dados, os resultados apontaram os elementos necessários para caracterizar o PITES e os aspectos linguístico-discursivos que permitiram a elaboração do programa FOU-direito para o PITES. A contribuição da pesquisa se dá no âmbito da formação de professores de francês, uma vez que todos os procedimentos metodológicos do FOU foram realizados e podem ser aplicados em outros contextos de mobilidade acadêmica e também, pela iniciativa pioneira de ações de internacionalização entre unidades da USP (Letras e Direito) visando a realização do programa FOU-direito no PITES.Several academic mobility agreements have been established to promote the internationalization of Brazilian universities, leading to a growing demand for foreign language courses. However, these courses are based on the development of oral and written skills for communication in everyday life, not on academic situations involving the adaptation and insertion of students in a foreign university environmentin the case of this study, a Francophone one. The present study was conducted in the context of the French for University Purposes (FOU) teaching subject offered by the double-degree program in law for the International Triangular Partnership for Higher Education (PITES) between the Faculty of Law of the University of São Paulo (FD-USP) and the University of Lyon. The methodological steps for the preparation of the FOU programs were based on studies by MANGIANTE and PARPETTE (2004, 2011), CARRAS et al. (2007), MOURLHON-DALLIES (2008), and ALBUQUERQUE-COSTA (2015, 2016). We used a qualitative methodology divided into two steps. The first one, of a documentary nature, consisted of collecting documents that characterized the PITES program. The second one, of a qualitative and interpretative nature (DE PÁDUA, 2007; MARCONI and LAKATOS, 2009; DE OLIVEIRA, 2007), consisted of collecting the following data: answers of participants in the PITES classes III and V to the profile questionnaire, interviews conducted with the responsible professors at FD-USP, videos of two classes given by a professor from Lyon, the professor\'s lesson plans, and the written productions of the students of this subject. The data were used in identifying and analyzing the linguistic and discursive questions that provided elements for the development of the FOU-law program for the PITES. By analyzing and interpreting the data, we identified the elements necessary to characterize the PITES and the linguistic and discursive aspects that allowed the development of the FOU-law program for the PITES. The contributions of this study lie in the training of French professors, since all of the methodological procedures of the FOU have been performed and can be applied to other contexts of academic mobility, and in the pioneering initiative of internationalization actions between the units of USP (Letters and Law) aimed at offering the FOU-law program as part of the PITES.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCosta, Heloisa Brito de AlbuquerqueTraldi, Fabiana Nassif Jorge2019-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-26112019-110957/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-26112019-110957Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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