Modernidade e sofrimento: intersecções entre Dostoiévski e Lima Barreto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8155/tde-27012023-195539/ |
Resumo: | No final da década de 1880, as obras dos escritores russos começaram a ser discutidas pelos intelectuais brasileiros. Esse movimento fazia parte de uma onda internacional propagada pela França a partir do ensaio O romance russo (1886), de Eugène-Melchior de Vogüé. Nesse ensaio, Vogüé dedica um capítulo à obra de Dostoiévski e o intitula \"religião do sofrimento\". O autor russo passa a ser conhecido no Ocidente como especialista nessa \"religião\". Lima Barreto (1881-1922) também foi inspirado por essa leitura e, em diversas ocasiões, citou os romances de Dostoiévski (1821-1881) que também são os escolhidos por Vogüé: Crime e castigo (1866) e Escritos da casa morta (1862). O escritor brasileiro destaca em suas menções à obra de Dostoiévski principalmente as imagens de sofrimento dos desvalidos e o efeito moralizante. Tendo em vista tal contexto, essa tese pretende analisar comparativamente os efeitos dos processos modernizantes nos personagens de Crime e castigo e Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909) e a presença da Europa Ocidental nas experiências de modernidade russa e brasileira. |
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Modernidade e sofrimento: intersecções entre Dostoiévski e Lima BarretoModernity and suffering: intersections between Dostoevsky and Lima BarretoComparative LiteratureDostoiévskiDostoyevskyLima BarretoLima BarretoLiteratura ComparadaModernidadeModernitySofrimentoSufferingNo final da década de 1880, as obras dos escritores russos começaram a ser discutidas pelos intelectuais brasileiros. Esse movimento fazia parte de uma onda internacional propagada pela França a partir do ensaio O romance russo (1886), de Eugène-Melchior de Vogüé. Nesse ensaio, Vogüé dedica um capítulo à obra de Dostoiévski e o intitula \"religião do sofrimento\". O autor russo passa a ser conhecido no Ocidente como especialista nessa \"religião\". Lima Barreto (1881-1922) também foi inspirado por essa leitura e, em diversas ocasiões, citou os romances de Dostoiévski (1821-1881) que também são os escolhidos por Vogüé: Crime e castigo (1866) e Escritos da casa morta (1862). O escritor brasileiro destaca em suas menções à obra de Dostoiévski principalmente as imagens de sofrimento dos desvalidos e o efeito moralizante. Tendo em vista tal contexto, essa tese pretende analisar comparativamente os efeitos dos processos modernizantes nos personagens de Crime e castigo e Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909) e a presença da Europa Ocidental nas experiências de modernidade russa e brasileira.In the late 1880s, Russian writers\' works began to be discussed by Brazilian intellectuals. This movement was part of an international trend disseminated from France starting from the essay The Russian Novel (1886) by Eugène-Melchior de Vogüé. In this essay, Vogüé devotes a chapter to Dostoyevksy\'s work entitled \"the religion of suffering\". The Russian author becomes known in the west as an expert in said \"religion\". Lima Barreto (1881- 1922) was also inspired by this reading and, in several occasions, quoted Dostoyevsky\'s (1821-1881) novels that were also selected by Vogüé: Crime and Punishment (1866) and The House of the Dead (1862). The Brazilian author highlights in his mentions of Dostoyevsky\'s work mainly images of the suffering of the destitute and its moralizing effect. With that context in mind, this dissertation intends to comparatively analyze the effects of the modernizing processes on the characters in Crime and Punishment and Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909) and Western Europe\'s role in the Russian and Brazilian experiences of modernity.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBianchi, Maria de FátimaSilva, Flavia Cristina Aparecida2022-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8155/tde-27012023-195539/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-01-27T21:58:19Zoai:teses.usp.br:tde-27012023-195539Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-27T21:58:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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No final da década de 1880, as obras dos escritores russos começaram a ser discutidas pelos intelectuais brasileiros. Esse movimento fazia parte de uma onda internacional propagada pela França a partir do ensaio O romance russo (1886), de Eugène-Melchior de Vogüé. Nesse ensaio, Vogüé dedica um capítulo à obra de Dostoiévski e o intitula \"religião do sofrimento\". O autor russo passa a ser conhecido no Ocidente como especialista nessa \"religião\". Lima Barreto (1881-1922) também foi inspirado por essa leitura e, em diversas ocasiões, citou os romances de Dostoiévski (1821-1881) que também são os escolhidos por Vogüé: Crime e castigo (1866) e Escritos da casa morta (1862). O escritor brasileiro destaca em suas menções à obra de Dostoiévski principalmente as imagens de sofrimento dos desvalidos e o efeito moralizante. Tendo em vista tal contexto, essa tese pretende analisar comparativamente os efeitos dos processos modernizantes nos personagens de Crime e castigo e Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909) e a presença da Europa Ocidental nas experiências de modernidade russa e brasileira. |
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