A São Paulo que o cinema inventou: representações urbanas da metrópole nos filmes, 1949- 1968.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-30112021-171449/ |
Resumo: | A dissertação analisa como a experiência urbana paulistana do pós-guerra não apenas se refletiu no cinema, mas dele se utilizou para inventar, consolidar ou afrontar determinadas concepções de cidade. Pretende-se ilustrar como a tensão entre experiência urbana idealizada e a experiência urbana vivida gradualmente transpôs-se aos filmes, criando um terceiro campo: uma São Paulo cuja existência se moldou nas telas. Para tal, será analisado como longas-metragens paulistanos realizados entre 1949 e 1968 representaram, ao longo dos anos, o espaço doméstico, o automóvel e a região central da metrópole. A proposta, a partir desses campos, é investigar como uma inicial romantização do espaço urbano - de primeiro financiada por segmentos da elite local - foi afrontada por um olhar crítico e implacável sobre a realidade da metrópole. |
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A São Paulo que o cinema inventou: representações urbanas da metrópole nos filmes, 1949- 1968.The city of São Paulo that cinema invented: urban representations of the metropolis in films, 1949- 1968.CinemaCinemaRepresentaçãoRepresentationSão PauloSão PauloA dissertação analisa como a experiência urbana paulistana do pós-guerra não apenas se refletiu no cinema, mas dele se utilizou para inventar, consolidar ou afrontar determinadas concepções de cidade. Pretende-se ilustrar como a tensão entre experiência urbana idealizada e a experiência urbana vivida gradualmente transpôs-se aos filmes, criando um terceiro campo: uma São Paulo cuja existência se moldou nas telas. Para tal, será analisado como longas-metragens paulistanos realizados entre 1949 e 1968 representaram, ao longo dos anos, o espaço doméstico, o automóvel e a região central da metrópole. A proposta, a partir desses campos, é investigar como uma inicial romantização do espaço urbano - de primeiro financiada por segmentos da elite local - foi afrontada por um olhar crítico e implacável sobre a realidade da metrópole.This thesis explores how the urban experience of São Paulo in the post-war period was not only reflected in local films, but also used cinema to invent, consolidate or challenge certain recurring conceptions of the city. The aim is to illustrate how the tension between the idealized and the lived urban experience was gradually transposed to cinema, creating a third field: a São Paulo whose existence was shaped on screen. To this end, it will examine how feature films made in São Paulo between 1949 and 1968 portrayed, over the years, the domestic space, the automobiles, and its city center. Based on these three aspects, the purpose of this thesis is to investigate how an initial romanticization of the urban space - first financed by segments of the local elite - was later challenged by an implacable, critical look at the reality of the metropolis.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCymbalista, RenatoPoroger, Felipe Arrojo2021-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-30112021-171449/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-02-03T18:49:02Zoai:teses.usp.br:tde-30112021-171449Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-02-03T18:49:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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