O olhar do usuário na indústria automobilística: feedback das conferências AutomotiveUI de 2009 a 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mancini, Sandra Carvalho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-12012018-113039/
Resumo: Neste trabalho pretende-se identificar qual é a importância dada e como são feitos os estudos com usuários nas etapas de planejamento e desenvolvimento de dispositivos informacionais disponíveis dentro dos automóveis e como a área da Ciência da Informação, protagonistas nos estudos de necessidades, busca e uso de informação pelos indivíduos nos mais diferentes suportes de tecnologia de informação e comunicação, é relacionada ou pode ser agregada aos projetos. Dentro do guarda-chuva da Internet das Coisas, as fabricantes de automóveis e empresas de tecnologia vivem uma corrida intensa para oferecer mais conteúdos e aplicações que centralizem mais e novas funcionalidades. O carro já está se transformando em um espaço de interação, um lugar comum do usuário onde ele consegue aproximar e integrar suas tecnologias pessoais. Inúmeros trabalhos tentam identificar inovações e soluções, uma das reuniões bem sólidas que tenta avaliar o contexto do usuário dentro das interfaces veiculares, são as Conferências AutomotiveUI, Conference on Automotive User Interfaces and Interactive Vehicular Applications. Entretanto, após ser feito um mapeamento nos artigos publicados, percebeu-se que apenas 50% contavam com estudos com usuários, sendo que destes, a grande maioria possuia uma visão extremamente orientada às tarefas e sistemas. Ao contrário do que ressalta a Ciência da Informação, os participantes das pesquisas apresentavam um papel meramente espectador e estatístico, sendo estruturados dentro de diversos exercícios de simulação de condução e análises estatísticas. Entender os contextos, perspectivas, necessidades, interações, emoções, aspectos cognitivos e situacionais, são essenciais para identificar como uma pessoa interage com um sistema ou como desempenha atividade rotineiras e soluciona seus questionamentos. A dúvidia que aparece é até quando o foco continuará nos objetos e quando termos como Internet das Coisas passarão a ser reconhecidos como Internet dos Indivíduos. A aproximação entre as áreas é dada como recomendação visando a maior satisfação, conforto e segurança de todos os envolvidos nessa corrida por um quebra-cabeça tecnológico.
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Dentro do guarda-chuva da Internet das Coisas, as fabricantes de automóveis e empresas de tecnologia vivem uma corrida intensa para oferecer mais conteúdos e aplicações que centralizem mais e novas funcionalidades. O carro já está se transformando em um espaço de interação, um lugar comum do usuário onde ele consegue aproximar e integrar suas tecnologias pessoais. Inúmeros trabalhos tentam identificar inovações e soluções, uma das reuniões bem sólidas que tenta avaliar o contexto do usuário dentro das interfaces veiculares, são as Conferências AutomotiveUI, Conference on Automotive User Interfaces and Interactive Vehicular Applications. Entretanto, após ser feito um mapeamento nos artigos publicados, percebeu-se que apenas 50% contavam com estudos com usuários, sendo que destes, a grande maioria possuia uma visão extremamente orientada às tarefas e sistemas. Ao contrário do que ressalta a Ciência da Informação, os participantes das pesquisas apresentavam um papel meramente espectador e estatístico, sendo estruturados dentro de diversos exercícios de simulação de condução e análises estatísticas. Entender os contextos, perspectivas, necessidades, interações, emoções, aspectos cognitivos e situacionais, são essenciais para identificar como uma pessoa interage com um sistema ou como desempenha atividade rotineiras e soluciona seus questionamentos. A dúvidia que aparece é até quando o foco continuará nos objetos e quando termos como Internet das Coisas passarão a ser reconhecidos como Internet dos Indivíduos. A aproximação entre as áreas é dada como recomendação visando a maior satisfação, conforto e segurança de todos os envolvidos nessa corrida por um quebra-cabeça tecnológico.This work intend to identify the importance given to the study with users and how they are done during the planning and development stages of information devices in-car and how the Information Science area, protagonists in the study of needs, search and use of information in the most diverse media of information and communication technology, is related or can be added to the projects. Within the umbrella of Internet of Things, car manufacturers and technology companies are in an intense race to offer more content and applications. The car is already turning into a space of interaction, a common place where the users can approach and integrate their personal technologies. Numerous papers try to identify innovations and solutions, one of the most solid meetings that tries to assess the user context within the vehicular interfaces, are the Conferences AutomotiveUI, Conference on Automotive User Interfaces and Interactive Vehicular Applications. However, after a mapping of the published articles, it was noticed that only 50% had studies with users, and the majority of them had a vision extremely oriented to tasks and systems. Contrary to what is emphasized in Information Science, the research participants presented a merely spectator and statistical role, being structured in several exercises of drive simulation and statistical analyzes. Understanding the contexts, perspectives, needs, interactions, emotions, cognitive and situational aspects are essential to identify how a person interacts with a system, performs routine activity and solves questions. The doubt that appears is until when the focus will continue on the objects and when term as Internet of Things will be recognized as Internet of the Individuals. The areas approximation is given as a recommendation for the highest satisfaction, comfort and safety of all those involved in this race for a technological puzzle.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerreira, Sueli Mara Soares PintoMancini, Sandra Carvalho2017-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-12012018-113039/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-12012018-113039Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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