Falar imagens: recepção de leitura no livro-imagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo, Patrícia de Vicq Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16140/tde-23062021-113931/
Resumo: Esta pesquisa investigou como se dá a leitura de imagens em livros exclusivamente ilustrados, que não se valem da linguagem verbal, por meio da recepção de leitura. Considerando seu caráter polissêmico, pretendeu-se explorar como as imagens evocam manifestações de diferentes naturezas nos leitores, que, a partir de seu olhar particular, penetram cada vez mais fundo nas camadas de significado proporcionadas pelas obras. Como recorte, foram analisadas considerações sobre os aspectos estéticos do livro colocados pelos leitores ao longo da leitura, evidenciando os elementos que propiciam a construção de sentido. A partir de investigação qualitativa fenomenológica e do referencial teórico, analisou-se as dinâmicas de leitura, realizadas com leitores entre seis e oito anos de idade, registradas por meio de gravações de áudio e filmagens, assim como foram analisadas as considerações de especialistas teóricos e pesquisadores do campo do livro ilustrado, obtidas por meio de entrevistas ou palestras, além das observações efetuadas pela pesquisadora in loco. Como resultado, espera-se ter contribuído para a ampliação de conhecimentos sobre processos de recepção de leitura de imagens, seu significado e modo de apreensão.
id USP_ba9b428674bc9c672db968dfe0dd188a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23062021-113931
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Falar imagens: recepção de leitura no livro-imagem.To speak images: response on wordless picturebooksDesignDesignLinguagem visualLivro ilustradoLivro-imagemPicture booksReader responseRecepção de leituraSilent booksVisual languageWordless picturebooksEsta pesquisa investigou como se dá a leitura de imagens em livros exclusivamente ilustrados, que não se valem da linguagem verbal, por meio da recepção de leitura. Considerando seu caráter polissêmico, pretendeu-se explorar como as imagens evocam manifestações de diferentes naturezas nos leitores, que, a partir de seu olhar particular, penetram cada vez mais fundo nas camadas de significado proporcionadas pelas obras. Como recorte, foram analisadas considerações sobre os aspectos estéticos do livro colocados pelos leitores ao longo da leitura, evidenciando os elementos que propiciam a construção de sentido. A partir de investigação qualitativa fenomenológica e do referencial teórico, analisou-se as dinâmicas de leitura, realizadas com leitores entre seis e oito anos de idade, registradas por meio de gravações de áudio e filmagens, assim como foram analisadas as considerações de especialistas teóricos e pesquisadores do campo do livro ilustrado, obtidas por meio de entrevistas ou palestras, além das observações efetuadas pela pesquisadora in loco. Como resultado, espera-se ter contribuído para a ampliação de conhecimentos sobre processos de recepção de leitura de imagens, seu significado e modo de apreensão.The object of this study is the investigation, through the observation and analysis of reader response, how wordless picture books are read once they do not count on verbal language. Considering their polysemous character, this research intended to explore how images provoke diverse manifestations in readers, who, from their very own perspective, are able to penetrate deeper and deeper layers of meaning offered by the work. The focus of the study was to analyse considerations made towards the book\'s aesthetic aspects brought up by the readers during the actual act of reading, shedding light on elements that allow the construction of meaning. Based on qualitative phenomenological research and a theoretical corpus, the researcher analysed reading sessions, performed by readers between six and eight years old, which were registered by video and audio. Interviews and lectures by specialists and other studious were analysed too as well as some in loco observations were made. As a result, one hopes to have contributed to broaden the knowledge about the image reader response processes, its meanings and forms of apprehension.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMazzilli, Clice de Toledo SanjarLobo, Patrícia de Vicq Silva2020-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16140/tde-23062021-113931/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-07-14T17:27:02Zoai:teses.usp.br:tde-23062021-113931Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-07-14T17:27:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Falar imagens: recepção de leitura no livro-imagem.
To speak images: response on wordless picturebooks
title Falar imagens: recepção de leitura no livro-imagem.
spellingShingle Falar imagens: recepção de leitura no livro-imagem.
Lobo, Patrícia de Vicq Silva
Design
Design
Linguagem visual
Livro ilustrado
Livro-imagem
Picture books
Reader response
Recepção de leitura
Silent books
Visual language
Wordless picturebooks
title_short Falar imagens: recepção de leitura no livro-imagem.
title_full Falar imagens: recepção de leitura no livro-imagem.
title_fullStr Falar imagens: recepção de leitura no livro-imagem.
title_full_unstemmed Falar imagens: recepção de leitura no livro-imagem.
title_sort Falar imagens: recepção de leitura no livro-imagem.
author Lobo, Patrícia de Vicq Silva
author_facet Lobo, Patrícia de Vicq Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobo, Patrícia de Vicq Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Design
Linguagem visual
Livro ilustrado
Livro-imagem
Picture books
Reader response
Recepção de leitura
Silent books
Visual language
Wordless picturebooks
topic Design
Design
Linguagem visual
Livro ilustrado
Livro-imagem
Picture books
Reader response
Recepção de leitura
Silent books
Visual language
Wordless picturebooks
description Esta pesquisa investigou como se dá a leitura de imagens em livros exclusivamente ilustrados, que não se valem da linguagem verbal, por meio da recepção de leitura. Considerando seu caráter polissêmico, pretendeu-se explorar como as imagens evocam manifestações de diferentes naturezas nos leitores, que, a partir de seu olhar particular, penetram cada vez mais fundo nas camadas de significado proporcionadas pelas obras. Como recorte, foram analisadas considerações sobre os aspectos estéticos do livro colocados pelos leitores ao longo da leitura, evidenciando os elementos que propiciam a construção de sentido. A partir de investigação qualitativa fenomenológica e do referencial teórico, analisou-se as dinâmicas de leitura, realizadas com leitores entre seis e oito anos de idade, registradas por meio de gravações de áudio e filmagens, assim como foram analisadas as considerações de especialistas teóricos e pesquisadores do campo do livro ilustrado, obtidas por meio de entrevistas ou palestras, além das observações efetuadas pela pesquisadora in loco. Como resultado, espera-se ter contribuído para a ampliação de conhecimentos sobre processos de recepção de leitura de imagens, seu significado e modo de apreensão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16140/tde-23062021-113931/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16140/tde-23062021-113931/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091017007169536