Ensino do câncer com o uso de modelos baseados em agentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Anderson Josué Corrêa de Paula
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100132/tde-04122014-123353/
Resumo: No presente trabalho foi desenvolvida uma ferramenta para tornar o ensino do câncer na graduação mais efetivo. Tal ferramenta foi criada utilizando simulações multi-agente na plataforma NetLogo e conceitos gerais do processo de formação do câncer. O modelo que serviu de base para a criação da ferramenta foi o de Hanahan & Weinberg (2011). Inicialmente, para mostrar que a ferramenta é adequada para o ensino do câncer, foram definidos conceitualmente os Sistemas Complexos e o câncer e, em seguida, foi mostrado como estes se relacionam. Para desenvolver o presente trabalho, foram utilizadas pesquisas em dados secundários, entrevistas em profundidade e participação em aulas, palestras e seminários. O resultado desse processo foi uma ferramenta com diversas aplicações capaz de ensinar sobre o câncer através de muita interatividade e experimentação. Foi elaborada uma discussão sobre a problemática do ensino no Brasil e como isso afeta a aceitação de novas metodologias de ensino conforme a que é apresentada neste trabalho. Discutiu-se sobre o ensino do câncer no Brasil e a utilidade de ferramentas da área de sistemas complexos para tal. Para finalizar o trabalho, foram sugeridas algumas formas interessantes de se estender o uso da ferramenta desenvolvida na pesquisa científica, na clínica médica, no melhoramento de exames diagnósticos, entre outras
id USP_bad4d5913997dad66f81e479ee731933
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04122014-123353
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Ensino do câncer com o uso de modelos baseados em agentesTeaching Cancer using Agent-based ModelsAgent-based modelingCancerCâncerComplex systemsDidatic toolHallmarks of cancerHallmarks of cancerModelagem baseada em agentesNetLogoNetLogoSistemas complexosSoftware didáticoTumorigêneseTumorigenesisNo presente trabalho foi desenvolvida uma ferramenta para tornar o ensino do câncer na graduação mais efetivo. Tal ferramenta foi criada utilizando simulações multi-agente na plataforma NetLogo e conceitos gerais do processo de formação do câncer. O modelo que serviu de base para a criação da ferramenta foi o de Hanahan & Weinberg (2011). Inicialmente, para mostrar que a ferramenta é adequada para o ensino do câncer, foram definidos conceitualmente os Sistemas Complexos e o câncer e, em seguida, foi mostrado como estes se relacionam. Para desenvolver o presente trabalho, foram utilizadas pesquisas em dados secundários, entrevistas em profundidade e participação em aulas, palestras e seminários. O resultado desse processo foi uma ferramenta com diversas aplicações capaz de ensinar sobre o câncer através de muita interatividade e experimentação. Foi elaborada uma discussão sobre a problemática do ensino no Brasil e como isso afeta a aceitação de novas metodologias de ensino conforme a que é apresentada neste trabalho. Discutiu-se sobre o ensino do câncer no Brasil e a utilidade de ferramentas da área de sistemas complexos para tal. Para finalizar o trabalho, foram sugeridas algumas formas interessantes de se estender o uso da ferramenta desenvolvida na pesquisa científica, na clínica médica, no melhoramento de exames diagnósticos, entre outrasIn the current work was developed a tool to increase the effectiveness of teaching cancer in undergraduate courses. This tool was built through multi-agents simulations in NetLogo platform and using general concepts of the cancer formation process. The tool is based in Hanahan & Weinbergs (2011) model. Initially, in order to justify the adequacy of the tool in teaching cancer, the Complex Systems and the Cancer are conceptualized and then, how they are related to each other. Secondary data research, in-depth interviews and participation in classes, seminars and lectures on relevant subjects were used to develop the current work. The result of this process is a teaching tool with many applications able to teach the student through much interaction and much experimentation. There is a discussion about the education in Brazil and how it affects new methodologies in class as the one presented in this work. There was also a discussion about the teaching of cancer in Brazil and the usefulness of tools from the field of Complex Systems for this teaching. To finish the work, some interesting forms of extension of this tool are suggestedBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBenedito-Silva, Ana AméliaSantos, Anderson Josué Corrêa de Paula2014-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100132/tde-04122014-123353/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-08T20:50:58Zoai:teses.usp.br:tde-04122014-123353Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T20:50:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino do câncer com o uso de modelos baseados em agentes
Teaching Cancer using Agent-based Models
title Ensino do câncer com o uso de modelos baseados em agentes
spellingShingle Ensino do câncer com o uso de modelos baseados em agentes
Santos, Anderson Josué Corrêa de Paula
Agent-based modeling
Cancer
Câncer
Complex systems
Didatic tool
Hallmarks of cancer
Hallmarks of cancer
Modelagem baseada em agentes
NetLogo
NetLogo
Sistemas complexos
Software didático
Tumorigênese
Tumorigenesis
title_short Ensino do câncer com o uso de modelos baseados em agentes
title_full Ensino do câncer com o uso de modelos baseados em agentes
title_fullStr Ensino do câncer com o uso de modelos baseados em agentes
title_full_unstemmed Ensino do câncer com o uso de modelos baseados em agentes
title_sort Ensino do câncer com o uso de modelos baseados em agentes
author Santos, Anderson Josué Corrêa de Paula
author_facet Santos, Anderson Josué Corrêa de Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Benedito-Silva, Ana Amélia
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Anderson Josué Corrêa de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Agent-based modeling
Cancer
Câncer
Complex systems
Didatic tool
Hallmarks of cancer
Hallmarks of cancer
Modelagem baseada em agentes
NetLogo
NetLogo
Sistemas complexos
Software didático
Tumorigênese
Tumorigenesis
topic Agent-based modeling
Cancer
Câncer
Complex systems
Didatic tool
Hallmarks of cancer
Hallmarks of cancer
Modelagem baseada em agentes
NetLogo
NetLogo
Sistemas complexos
Software didático
Tumorigênese
Tumorigenesis
description No presente trabalho foi desenvolvida uma ferramenta para tornar o ensino do câncer na graduação mais efetivo. Tal ferramenta foi criada utilizando simulações multi-agente na plataforma NetLogo e conceitos gerais do processo de formação do câncer. O modelo que serviu de base para a criação da ferramenta foi o de Hanahan & Weinberg (2011). Inicialmente, para mostrar que a ferramenta é adequada para o ensino do câncer, foram definidos conceitualmente os Sistemas Complexos e o câncer e, em seguida, foi mostrado como estes se relacionam. Para desenvolver o presente trabalho, foram utilizadas pesquisas em dados secundários, entrevistas em profundidade e participação em aulas, palestras e seminários. O resultado desse processo foi uma ferramenta com diversas aplicações capaz de ensinar sobre o câncer através de muita interatividade e experimentação. Foi elaborada uma discussão sobre a problemática do ensino no Brasil e como isso afeta a aceitação de novas metodologias de ensino conforme a que é apresentada neste trabalho. Discutiu-se sobre o ensino do câncer no Brasil e a utilidade de ferramentas da área de sistemas complexos para tal. Para finalizar o trabalho, foram sugeridas algumas formas interessantes de se estender o uso da ferramenta desenvolvida na pesquisa científica, na clínica médica, no melhoramento de exames diagnósticos, entre outras
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100132/tde-04122014-123353/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100132/tde-04122014-123353/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256678505906176