Um estudo sobre as pinturas de montanhas-e-águas e outras tópicas do mundo-flutuante, em Cem Vistas do Monte Fuji, de Hokusai

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Itocazo, Gabriela Rocha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8157/tde-24102018-111225/
Resumo: Esta dissertação dedica-se ao estudo da obra \"Cem Vistas do Monte Fuji\" (Fugaku Hyakkei) (1834-47?), de Katsushika Hokusai (1760-1849), pintor japonês do século XVIII-XIX. Trata-se de um livro-imagem (ehon), com cento e duas estampas impressas em preto-e-branco (sumizukuri) e tons de cinza (em sua 1ª edição), produzidas com a técnica da xilogravura japonesa, dentro do estilo ukiyo-e (pinturas do mundo-flutuante). O foco da pesquisa está em (1) estudar os assuntos presentes nas estampas, reconhecendo suas categorias dentro de tópicas tradicionais da pintura japonesa, suas referências temáticas, literárias, mitológicas, religiosas e particularidades; (2) analisar os aspectos temáticos e estéticos, em relação à espacialidade, perspectivas e composições, para identificar e refletir acerca das influências ocidentais, chinesas e da tradição japonesa presentes na obra. Ao final do projeto propõe-se uma revisão de nomenclatura para as vistas do mundo natural (shizen), produzidas por Hokusai, em sua última fase de criação (século XIX) comumente chamadas, pelos especialistas, de sansuiga (pinturas de montanhas-e-águas), no Japão, ou \"pintura de paisagem\", no Ocidente. Para tanto, na primeira parte contextualiza-se a vida e obra do pintor, apresentando brevemente características da sociedade japonesa, do período Edo (1603-1868), o estilo artístico ukiyo-e, a técnica utilizada, os sistemas tradicionais de transmissão de saberes nas artes e os nomes de artistas (go) do pintor, para então realizar um estudo sobre os gêneros \"pintura de paisagem\", da tradição ocidental, e \"pinturas de montanhas-e-águas\", da tradição chinesa (shanshuihua) e japonesa (sansuiga), a fim de compará-los e reconhecer as influências estéticas e temáticas presentes nas estampas do pintor. Na segunda parte analisa-se a obra \"Cem vistas do Monte Fuji\", elencando-se assuntos dentro de tópicas da tradição pictórica japonesa, para que assim fosse possível reconhecer as camadas e composições das estampas, tal como suas referências formais e temáticas, debatidas no primeiro capítulo. Foi realizado, para fins metodológicos, uma classificação em sete categorias, para cada uma delas foram selecionadas algumas imagens que melhor exemplificam temas e tratamentos formais que se pretendeu discutir: (i.) Cenas históricas, figuras mitológicas e lendárias; (ii.) Pinturas de montanhas-e-águas e de flores-e-pássaros; (iii.) Cenas de homens-letrados, de contemplação e de lugares-famosos; (iv.) Cenas de assuntos religiosos; (v.) Cenas de usos-e-costumes, de viajantes e trabalhadores; (vi.) Os disfarces e as linhas do Mt. Fuji; (vii.) Geometria, carpintaria e arquiteturas.
id USP_bafa6107fc1be4ef37a099b14d49e7f6
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-24102018-111225
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Um estudo sobre as pinturas de montanhas-e-águas e outras tópicas do mundo-flutuante, em Cem Vistas do Monte Fuji, de HokusaiA study of mountains-and-waters and other floating-world topicals paintings, in Hundred Views of Mount Fuji, HokusaiCem vistas do Monte FujiHokusaiHokusaiLandscape paintingOne hundred viewsPintura de paisagemSansuigaSansuigaUkiyo-eUkiyo-eEsta dissertação dedica-se ao estudo da obra \"Cem Vistas do Monte Fuji\" (Fugaku Hyakkei) (1834-47?), de Katsushika Hokusai (1760-1849), pintor japonês do século XVIII-XIX. Trata-se de um livro-imagem (ehon), com cento e duas estampas impressas em preto-e-branco (sumizukuri) e tons de cinza (em sua 1ª edição), produzidas com a técnica da xilogravura japonesa, dentro do estilo ukiyo-e (pinturas do mundo-flutuante). O foco da pesquisa está em (1) estudar os assuntos presentes nas estampas, reconhecendo suas categorias dentro de tópicas tradicionais da pintura japonesa, suas referências temáticas, literárias, mitológicas, religiosas e particularidades; (2) analisar os aspectos temáticos e estéticos, em relação à espacialidade, perspectivas e composições, para identificar e refletir acerca das influências ocidentais, chinesas e da tradição japonesa presentes na obra. Ao final do projeto propõe-se uma revisão de nomenclatura para as vistas do mundo natural (shizen), produzidas por Hokusai, em sua última fase de criação (século XIX) comumente chamadas, pelos especialistas, de sansuiga (pinturas de montanhas-e-águas), no Japão, ou \"pintura de paisagem\", no Ocidente. Para tanto, na primeira parte contextualiza-se a vida e obra do pintor, apresentando brevemente características da sociedade japonesa, do período Edo (1603-1868), o estilo artístico ukiyo-e, a técnica utilizada, os sistemas tradicionais de transmissão de saberes nas artes e os nomes de artistas (go) do pintor, para então realizar um estudo sobre os gêneros \"pintura de paisagem\", da tradição ocidental, e \"pinturas de montanhas-e-águas\", da tradição chinesa (shanshuihua) e japonesa (sansuiga), a fim de compará-los e reconhecer as influências estéticas e temáticas presentes nas estampas do pintor. Na segunda parte analisa-se a obra \"Cem vistas do Monte Fuji\", elencando-se assuntos dentro de tópicas da tradição pictórica japonesa, para que assim fosse possível reconhecer as camadas e composições das estampas, tal como suas referências formais e temáticas, debatidas no primeiro capítulo. Foi realizado, para fins metodológicos, uma classificação em sete categorias, para cada uma delas foram selecionadas algumas imagens que melhor exemplificam temas e tratamentos formais que se pretendeu discutir: (i.) Cenas históricas, figuras mitológicas e lendárias; (ii.) Pinturas de montanhas-e-águas e de flores-e-pássaros; (iii.) Cenas de homens-letrados, de contemplação e de lugares-famosos; (iv.) Cenas de assuntos religiosos; (v.) Cenas de usos-e-costumes, de viajantes e trabalhadores; (vi.) Os disfarces e as linhas do Mt. Fuji; (vii.) Geometria, carpintaria e arquiteturas.This dissertation is dedicated to the study of \"Hundred Views of Mount Fuji\" (Fugaku Hyakkei) (1834-47?), by Katsushika Hokusai (1760-1849), a 18th-19th century Japanese painter. It is a picture-book (ehon), with one hundred and two prints in black-and-white (sumizukuri) and shades of gray (in its 1st edition), produced with the Japanese woodcut technique, in the style of ukiyo-e (floating-world paintings). The focus of the research is to (1) study the subjects present in the prints, recognizing their categories within traditional Japanese painting topics, their thematic, literary, mythological, religious, and particular references; (2) to analyze the thematic and aesthetic aspects, in relation to spatiality, perspectives and compositions, to identify and reflect on the Western, Chinese and Japanese influences present in the work. At the end of the project is proposed a review of nomeclature for the views of the natural world (shizen), produced by Hokusai, in their last phase of creation (19th century) commonly called by experts, sansuiga (mountains-and-waters paintings), in Japan, or landscape painting, in the West. Therefore, the first part contextualizes the work and life of the painter, briefly presenting characteristics of Japanese society in the Edo period (1603-1868), the ukiyo-e artistic style, the technique used, traditional transmission systems of knowledge in arts and the artist\'s names (g) of the painter, to carry out a study of the \"landscape painting\" genres, of the Western tradition, and \"mountains-and-waters paintings\", of the Chinese tradition (shanshuihua) and Japanese (sansuiga) traditions, in order to compare them and to recognize the aesthetic and thematic influences present in the painter\'s prints. In the second part, the work \"Hundred Views of Mount Fuji\" is analyzed, listing subjects within topics of Japanese painting tradition, so that it would be possible to recognize the layers and compositions of the paintings, as well as their formal and thematic references discussed in the first chapter. For methodological purposes, a classification was made in seven categories, for each one of them was selected some images that best exemplified formal themes and treatments that were intended to be discussed: (i) Historical scenes, mythological figures and legendary; (ii.) Mountains-and-waters and flowers-and-birds paintings; (iii.) Scenes of literate men, contemplation and famous-places; (iv.) Scenes of religious subjects; (v.) Scenes of uses-and-customs, travelers and workers; (vi.) Fujis disguises and lines; (vii.) Geometry, carpentry and architectures.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPIshiki, Michiko OkanoItocazo, Gabriela Rocha2018-05-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8157/tde-24102018-111225/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-11-01T16:25:01Zoai:teses.usp.br:tde-24102018-111225Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-11-01T16:25:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre as pinturas de montanhas-e-águas e outras tópicas do mundo-flutuante, em Cem Vistas do Monte Fuji, de Hokusai
A study of mountains-and-waters and other floating-world topicals paintings, in Hundred Views of Mount Fuji, Hokusai
title Um estudo sobre as pinturas de montanhas-e-águas e outras tópicas do mundo-flutuante, em Cem Vistas do Monte Fuji, de Hokusai
spellingShingle Um estudo sobre as pinturas de montanhas-e-águas e outras tópicas do mundo-flutuante, em Cem Vistas do Monte Fuji, de Hokusai
Itocazo, Gabriela Rocha
Cem vistas do Monte Fuji
Hokusai
Hokusai
Landscape painting
One hundred views
Pintura de paisagem
Sansuiga
Sansuiga
Ukiyo-e
Ukiyo-e
title_short Um estudo sobre as pinturas de montanhas-e-águas e outras tópicas do mundo-flutuante, em Cem Vistas do Monte Fuji, de Hokusai
title_full Um estudo sobre as pinturas de montanhas-e-águas e outras tópicas do mundo-flutuante, em Cem Vistas do Monte Fuji, de Hokusai
title_fullStr Um estudo sobre as pinturas de montanhas-e-águas e outras tópicas do mundo-flutuante, em Cem Vistas do Monte Fuji, de Hokusai
title_full_unstemmed Um estudo sobre as pinturas de montanhas-e-águas e outras tópicas do mundo-flutuante, em Cem Vistas do Monte Fuji, de Hokusai
title_sort Um estudo sobre as pinturas de montanhas-e-águas e outras tópicas do mundo-flutuante, em Cem Vistas do Monte Fuji, de Hokusai
author Itocazo, Gabriela Rocha
author_facet Itocazo, Gabriela Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ishiki, Michiko Okano
dc.contributor.author.fl_str_mv Itocazo, Gabriela Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Cem vistas do Monte Fuji
Hokusai
Hokusai
Landscape painting
One hundred views
Pintura de paisagem
Sansuiga
Sansuiga
Ukiyo-e
Ukiyo-e
topic Cem vistas do Monte Fuji
Hokusai
Hokusai
Landscape painting
One hundred views
Pintura de paisagem
Sansuiga
Sansuiga
Ukiyo-e
Ukiyo-e
description Esta dissertação dedica-se ao estudo da obra \"Cem Vistas do Monte Fuji\" (Fugaku Hyakkei) (1834-47?), de Katsushika Hokusai (1760-1849), pintor japonês do século XVIII-XIX. Trata-se de um livro-imagem (ehon), com cento e duas estampas impressas em preto-e-branco (sumizukuri) e tons de cinza (em sua 1ª edição), produzidas com a técnica da xilogravura japonesa, dentro do estilo ukiyo-e (pinturas do mundo-flutuante). O foco da pesquisa está em (1) estudar os assuntos presentes nas estampas, reconhecendo suas categorias dentro de tópicas tradicionais da pintura japonesa, suas referências temáticas, literárias, mitológicas, religiosas e particularidades; (2) analisar os aspectos temáticos e estéticos, em relação à espacialidade, perspectivas e composições, para identificar e refletir acerca das influências ocidentais, chinesas e da tradição japonesa presentes na obra. Ao final do projeto propõe-se uma revisão de nomenclatura para as vistas do mundo natural (shizen), produzidas por Hokusai, em sua última fase de criação (século XIX) comumente chamadas, pelos especialistas, de sansuiga (pinturas de montanhas-e-águas), no Japão, ou \"pintura de paisagem\", no Ocidente. Para tanto, na primeira parte contextualiza-se a vida e obra do pintor, apresentando brevemente características da sociedade japonesa, do período Edo (1603-1868), o estilo artístico ukiyo-e, a técnica utilizada, os sistemas tradicionais de transmissão de saberes nas artes e os nomes de artistas (go) do pintor, para então realizar um estudo sobre os gêneros \"pintura de paisagem\", da tradição ocidental, e \"pinturas de montanhas-e-águas\", da tradição chinesa (shanshuihua) e japonesa (sansuiga), a fim de compará-los e reconhecer as influências estéticas e temáticas presentes nas estampas do pintor. Na segunda parte analisa-se a obra \"Cem vistas do Monte Fuji\", elencando-se assuntos dentro de tópicas da tradição pictórica japonesa, para que assim fosse possível reconhecer as camadas e composições das estampas, tal como suas referências formais e temáticas, debatidas no primeiro capítulo. Foi realizado, para fins metodológicos, uma classificação em sete categorias, para cada uma delas foram selecionadas algumas imagens que melhor exemplificam temas e tratamentos formais que se pretendeu discutir: (i.) Cenas históricas, figuras mitológicas e lendárias; (ii.) Pinturas de montanhas-e-águas e de flores-e-pássaros; (iii.) Cenas de homens-letrados, de contemplação e de lugares-famosos; (iv.) Cenas de assuntos religiosos; (v.) Cenas de usos-e-costumes, de viajantes e trabalhadores; (vi.) Os disfarces e as linhas do Mt. Fuji; (vii.) Geometria, carpintaria e arquiteturas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8157/tde-24102018-111225/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8157/tde-24102018-111225/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091052503564288