Criação do \"PodcastAnatomy-FOB/USP\" como ferramenta no ensino remoto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25149/tde-18052023-161333/ |
Resumo: | O ensino tem se valido de inúmeras tecnologias de apoio, estas se tornando mais evidentes durante o periodo de distanciamento social vivenciado durante a pandemia da COVID-19. Com isso, objetivou-se criação de um Podcast para contribuir no enfretamento das medidas emergenciais amenizando o déficit de aprendizagem na comunidade universitária e estabelecer base sólida no ensino da anatomia, visando as necessidades futuras. O trabalho foi constituído de 4 etapas: 1°- elaboração do material didático por roteiros de gravação, bem como treinamento da expressividade vocal, 2°- Criação do conteúdo de mídia em formato Podcast, com gravações prévias de áudios-teste com o software Sound forge®, 3° Distribuição dos Podcasts no Spotfy® com disponibilização pública do conteúdo e análise da aplicabilidade onde participaram 36 alunos da graduação da FOB/USP dos cursos de Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina, divididos em Grupo Convencional (GC) e grupo Podcast (GP), foram aplicadas avaliações sobre assuntos de anatomia, coletado as médias das notas das avaliações e 4° Análise estatística. Resultados demonstraram tendência positiva para os Grupos Podcast, bem como o questionário de satisfação trouxe feedback favorável ao método complementar, denotando boa aceitação. Pode-se concluir que o ensino de Anatomia é enriquecido com uso do Podcast como método complementar, sendo uma boa opção para os alunos e bem aceito no meio acadêmico devido seu fácil acesso e qualidade do material exposto. |
id |
USP_bb5eac82acaebd6f74bcb812879ff602 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-18052023-161333 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Criação do \"PodcastAnatomy-FOB/USP\" como ferramenta no ensino remotoDevelopment of the \"PodcastAnatomy - FOB/USP\" as a distant learning toolAnatomia digitalAnatomy teachingDentistryDigital anatomyEnsino de anatomiaOdontologiaO ensino tem se valido de inúmeras tecnologias de apoio, estas se tornando mais evidentes durante o periodo de distanciamento social vivenciado durante a pandemia da COVID-19. Com isso, objetivou-se criação de um Podcast para contribuir no enfretamento das medidas emergenciais amenizando o déficit de aprendizagem na comunidade universitária e estabelecer base sólida no ensino da anatomia, visando as necessidades futuras. O trabalho foi constituído de 4 etapas: 1°- elaboração do material didático por roteiros de gravação, bem como treinamento da expressividade vocal, 2°- Criação do conteúdo de mídia em formato Podcast, com gravações prévias de áudios-teste com o software Sound forge®, 3° Distribuição dos Podcasts no Spotfy® com disponibilização pública do conteúdo e análise da aplicabilidade onde participaram 36 alunos da graduação da FOB/USP dos cursos de Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina, divididos em Grupo Convencional (GC) e grupo Podcast (GP), foram aplicadas avaliações sobre assuntos de anatomia, coletado as médias das notas das avaliações e 4° Análise estatística. Resultados demonstraram tendência positiva para os Grupos Podcast, bem como o questionário de satisfação trouxe feedback favorável ao método complementar, denotando boa aceitação. Pode-se concluir que o ensino de Anatomia é enriquecido com uso do Podcast como método complementar, sendo uma boa opção para os alunos e bem aceito no meio acadêmico devido seu fácil acesso e qualidade do material exposto.Teaching has made use of numerous assistive technologies, which were particularly evident during the period of social distancing due to the COVID-19 pandemic. Therefore, the goal of this study was to create a podcast that would help address the emergency measures, mitigate the learning deficit in the university community, and provide a solid foundation for anatomy teaching to meet future needs. The work consisted of 4 phases: 1°- elaboration of the didactic material through the recording of scripts, as well as training in vocal expression; 2°- creation of the media content in podcast format, with prior recording of test audios using the Sound Forge® software; 3°- dissemination of the podcasts on Spotify® with public availability of the content and analysis of applicability; 36 dental (FOB /USP), speech therapy and medical students, divided into the conventional group (CG) and the podcast group (PG), rated different topics of anatomy; and 4°- Statistical analysis comparing the average scores of the two groups. The results showed a positive trend and higher satisfaction for the PG, indicating good acceptance. It can be concluded that anatomy teaching is enriched by the use of podcasts as a complementary method. Podcasts are a good option for students and are well accepted by professors due to their easy access and the quality of the material presented.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPShinohara, André LuisSangalette, Beatriz Sobrinho2023-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25149/tde-18052023-161333/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-02T12:53:03Zoai:teses.usp.br:tde-18052023-161333Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-02T12:53:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criação do \"PodcastAnatomy-FOB/USP\" como ferramenta no ensino remoto Development of the \"PodcastAnatomy - FOB/USP\" as a distant learning tool |
title |
Criação do \"PodcastAnatomy-FOB/USP\" como ferramenta no ensino remoto |
spellingShingle |
Criação do \"PodcastAnatomy-FOB/USP\" como ferramenta no ensino remoto Sangalette, Beatriz Sobrinho Anatomia digital Anatomy teaching Dentistry Digital anatomy Ensino de anatomia Odontologia |
title_short |
Criação do \"PodcastAnatomy-FOB/USP\" como ferramenta no ensino remoto |
title_full |
Criação do \"PodcastAnatomy-FOB/USP\" como ferramenta no ensino remoto |
title_fullStr |
Criação do \"PodcastAnatomy-FOB/USP\" como ferramenta no ensino remoto |
title_full_unstemmed |
Criação do \"PodcastAnatomy-FOB/USP\" como ferramenta no ensino remoto |
title_sort |
Criação do \"PodcastAnatomy-FOB/USP\" como ferramenta no ensino remoto |
author |
Sangalette, Beatriz Sobrinho |
author_facet |
Sangalette, Beatriz Sobrinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Shinohara, André Luis |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sangalette, Beatriz Sobrinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anatomia digital Anatomy teaching Dentistry Digital anatomy Ensino de anatomia Odontologia |
topic |
Anatomia digital Anatomy teaching Dentistry Digital anatomy Ensino de anatomia Odontologia |
description |
O ensino tem se valido de inúmeras tecnologias de apoio, estas se tornando mais evidentes durante o periodo de distanciamento social vivenciado durante a pandemia da COVID-19. Com isso, objetivou-se criação de um Podcast para contribuir no enfretamento das medidas emergenciais amenizando o déficit de aprendizagem na comunidade universitária e estabelecer base sólida no ensino da anatomia, visando as necessidades futuras. O trabalho foi constituído de 4 etapas: 1°- elaboração do material didático por roteiros de gravação, bem como treinamento da expressividade vocal, 2°- Criação do conteúdo de mídia em formato Podcast, com gravações prévias de áudios-teste com o software Sound forge®, 3° Distribuição dos Podcasts no Spotfy® com disponibilização pública do conteúdo e análise da aplicabilidade onde participaram 36 alunos da graduação da FOB/USP dos cursos de Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina, divididos em Grupo Convencional (GC) e grupo Podcast (GP), foram aplicadas avaliações sobre assuntos de anatomia, coletado as médias das notas das avaliações e 4° Análise estatística. Resultados demonstraram tendência positiva para os Grupos Podcast, bem como o questionário de satisfação trouxe feedback favorável ao método complementar, denotando boa aceitação. Pode-se concluir que o ensino de Anatomia é enriquecido com uso do Podcast como método complementar, sendo uma boa opção para os alunos e bem aceito no meio acadêmico devido seu fácil acesso e qualidade do material exposto. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25149/tde-18052023-161333/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25149/tde-18052023-161333/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257100029263872 |