Peter Zumthor - Poiesis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Luís Fernando Zangari
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-17102019-151205/
Resumo: Esta pesquisa analisa a obra arquitetônica do arquiteto contemporâneo suíço Peter Zumthor, situada após 1985, diante da construção de seu campo criativo, ou seja, no reconhecimento dos fatores que influem nos seus procedimentos de projeto próprios para, com isso, contribuir no aprofundamento de suas questões. Abordam-se, nesse sentido, sua formação biográfica relacionada a um ambiente artesão e sua experiência profissional voltada ao patrimônio histórico, concomitantes aos fatores do contexto arquitetônico suíço do período, ligados, sobretudo, à influência das teorias de Aldo Rossi, da arte Minimalista e do artista Joseph Beuys. Algumas estratégias projetuais comuns da geração de arquitetos suíços desse contexto são ressaltadas, a fim de reconhecer Zumthor entre um debate geracional. Sua metodologia de projeto é abordada com enfoque na produção de modelos físicos em seu atelier. A investigação sobre sua poiesis contempla-se por meio da análise direta de seus projetos, desde o relato da visita às obras construídas até a seleção de um grupo de projetos debatidos com maior ênfase. Técnica e Lugar, duas questões fundamentais para o arquiteto, estão abordados nas análises dos projetos Capela Sogn Benedetg (Suíça, 1985-88), Atelier Zumthor (Suíça, 1985-86), Abrigo para as Ruínas Arqueológicas Romanas (Suíça, 1985-86), Museu de Arte de Bregenz (Áustria, 1989-97) e Capela de Campo Bruder Klaus (Alemanha, 2000-07).
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