Psicologia positiva: avaliação de um modelo intraempreendedor de educação para o bem-estar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Robles, Renata Renda
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-20122018-125334/
Resumo: São muitos os desafios do Empreendedorismo, e em seu ambiente disruptivo e inovador, não faltam novas abordagens para temas já conhecidos e de grande interesse geral. A Felicidade e o Bem-estar, por exemplo, estão presentes em diversos estudos no âmbito científico e, principalmente, no dia a dia das pessoas, sendo universalmente a busca constante da nossa existência. Estamos sempre procurando alternativas para uma vida equilibrada, mais saudável, com mais momentos positivos e, nessa busca incessante, o estudo da Psicologia Positiva tem se tornado cada vez mais conhecido em diversas áreas nas últimas duas décadas. A Psicologia Positiva busca trazer nosso foco para nossas forças e virtudes e promover emoções positivas, por meio de ferramentas simples e propostas de exercícios que devem ser incluídos na nossa rotina. Seus resultados satisfatoriamente positivos, comprovados nas diversas experiências e artigos publicados, embasam uma aplicação multidisciplinar e somam adeptos desta nova modalidade. Neste contexto, facilmente podemos visualizar as ações de Psicologia Positiva adaptadas ao cenário de pequenas ou grandes, novas ou antigas Organizações, intrínsecas às ações e à Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho. No âmbito de um intraempreendedorismo inovador, o objetivo deste estudo é avaliar e mensurar o impacto de ações de Psicologia Positiva dentro do Programa de Qualidade de Vida de uma grande multinacional, apoiando-se nos conceitos da própria Psicologia Positiva, alinhados aos estudos de Bem-Estar, Qualidade de Vida no Trabalho e Bem-estar no Trabalho. Pela metodologia de Pesquisa-Ação participante, onde o pesquisador está inserido no grupo de estudo, foram aplicados questionários qualitativos e quantitativos em mais de 140 participantes, onde foi possível mensurar o real impacto dessas ações, demonstrando que o grupo participante apresenta diferenças significativas (médias 31% mais elevadas) nos níveis de afetos positivos e satisfação com a vida. Também foram feitas correlações destes resultados com a literatura estudada e a reavaliação e sugestões de melhorias ao Programa, constatando que, de uma maneira geral, todas as ações positivas geram valor agregado aos funcionários impactados, e consequentemente sensação de Bem-estar.
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A Psicologia Positiva busca trazer nosso foco para nossas forças e virtudes e promover emoções positivas, por meio de ferramentas simples e propostas de exercícios que devem ser incluídos na nossa rotina. Seus resultados satisfatoriamente positivos, comprovados nas diversas experiências e artigos publicados, embasam uma aplicação multidisciplinar e somam adeptos desta nova modalidade. Neste contexto, facilmente podemos visualizar as ações de Psicologia Positiva adaptadas ao cenário de pequenas ou grandes, novas ou antigas Organizações, intrínsecas às ações e à Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho. No âmbito de um intraempreendedorismo inovador, o objetivo deste estudo é avaliar e mensurar o impacto de ações de Psicologia Positiva dentro do Programa de Qualidade de Vida de uma grande multinacional, apoiando-se nos conceitos da própria Psicologia Positiva, alinhados aos estudos de Bem-Estar, Qualidade de Vida no Trabalho e Bem-estar no Trabalho. Pela metodologia de Pesquisa-Ação participante, onde o pesquisador está inserido no grupo de estudo, foram aplicados questionários qualitativos e quantitativos em mais de 140 participantes, onde foi possível mensurar o real impacto dessas ações, demonstrando que o grupo participante apresenta diferenças significativas (médias 31% mais elevadas) nos níveis de afetos positivos e satisfação com a vida. Também foram feitas correlações destes resultados com a literatura estudada e a reavaliação e sugestões de melhorias ao Programa, constatando que, de uma maneira geral, todas as ações positivas geram valor agregado aos funcionários impactados, e consequentemente sensação de Bem-estar.There are many challenges for Entrepreneurship, and in its innovative environment there are many new approaches to topics of general great interest and already known. Happiness and well-being, for example, are present in several studies in the scientific sphere and especially in people\'s daily lives, being considered universally the constant search of our existence. We are always looking for alternatives to a balanced and healthier life with more positive moments, and within this incessant search, the study of Positive Psychology has become popular and becoming increasingly known in several areas in the last two decades. Positive Psychology seeks to bring our focus to our strengths and virtues and to promote positive emotions through simple tools and proposed exercises that should be included in our routine. Its satisfactorily positive results, proven through diverse experiences and published articles, are based on a multidisciplinary application and keeps adding followers of this new modality worldwide. In this context, we can easily visualize the actions of Positive Psychology adapted to the Organizational scenario, intrinsic to the actions and to the Management of Quality of Life at Work. In the context of an innovative intrapreneurship, the objective of this study was to evaluate and measure the impact of Positive Psychology actions within the Quality of Life Program of a large multinational, based on the concepts of Positive Psychology itself, aligned with the well-being, quality of life at work and productivity. Through the Participatory Research-Action methodology, where the researcher is inserted in the study group, qualitative and quantitative questionnaires were applied to more than 140 participants, where it was possible to measure the real impacts of these actions, demonstrating that the participant group presents significant differences (averages 31% higher) in the levels of positive affects and satisfaction with life. Correlations of these results were also made with the studied literature and the re-evaluation and suggestions for improvements to the Program, noting that, in a general way, all positive actions generate added value to the impacted employees, and consequently, a sense of well-beingBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFranca, Ana Cristina LimongiRobles, Renata Renda2018-10-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-20122018-125334/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-20122018-125334Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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