Controlador de retorno de força para ambientes de realidade virtual.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-21102024-111315/ |
Resumo: | Atualmente a interatividade entre o ser humano e o computador se dá principalmente por meio de imagem e som. Existem, na área de realidade virtual, alguns estudos voltados para a percepção tátil e outros, para o retorno de força; os equipamentos, contudo, neles utilizados são de elevado custo, dificultando pesquisas nessas áreas. Os objetivos gerais deste trabalho são propor um controlador de retorno de força para ambientes de realidade virtual com características de reuso, projetar sistemas de retorno de força alternativos, estudar os sistemas hápticos, levantar suas necessidades e limitações e propor uma biblioteca de retorno de força que integre o mundo físico (real) ao mundo virtual. Para comprovar esse estudo, o projeto conta com uma cama de movimento pneumática projetada e simulada em realidade virtual. O mundo virtual envia os movimentos virtuais para a biblioteca, e esta calcula os movimentos que a cama de movimento pneumática virtual deve executar. Assim, conforme o usuário explora o mundo virtual, a cama de movimento pneumática virtual responde e inclina, validando um dos modelos de retorno de força proposto. Esse projeto levantou equipamentos de automação, estudou sistemas hápticos e tátil, levantando suas necessidades e propondo uma solução de hardware e software reutilizável. Esta pesquisa colabora com a necessidade de tornar acessível as tecnologias de realidade virtual e abre perspectivas para o desenvolvimento de novos periféricos |
id |
USP_bbd54e5c1d5db1772980d1cba176df09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-21102024-111315 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Controlador de retorno de força para ambientes de realidade virtual.Untitled in englishHuman-computer interfaceInterface homem-computadorRealidade virtualVirtual realityAtualmente a interatividade entre o ser humano e o computador se dá principalmente por meio de imagem e som. Existem, na área de realidade virtual, alguns estudos voltados para a percepção tátil e outros, para o retorno de força; os equipamentos, contudo, neles utilizados são de elevado custo, dificultando pesquisas nessas áreas. Os objetivos gerais deste trabalho são propor um controlador de retorno de força para ambientes de realidade virtual com características de reuso, projetar sistemas de retorno de força alternativos, estudar os sistemas hápticos, levantar suas necessidades e limitações e propor uma biblioteca de retorno de força que integre o mundo físico (real) ao mundo virtual. Para comprovar esse estudo, o projeto conta com uma cama de movimento pneumática projetada e simulada em realidade virtual. O mundo virtual envia os movimentos virtuais para a biblioteca, e esta calcula os movimentos que a cama de movimento pneumática virtual deve executar. Assim, conforme o usuário explora o mundo virtual, a cama de movimento pneumática virtual responde e inclina, validando um dos modelos de retorno de força proposto. Esse projeto levantou equipamentos de automação, estudou sistemas hápticos e tátil, levantando suas necessidades e propondo uma solução de hardware e software reutilizável. Esta pesquisa colabora com a necessidade de tornar acessível as tecnologias de realidade virtual e abre perspectivas para o desenvolvimento de novos periféricosCurrently the interaction between the human and the computer takes place mainly by means of image and sound. There are, in the area of virtual reality, some studies directed toward the tactile perception and others, to the subject of force feedback (FF); the equipment used, however, is of high cost, making it difficult to develop the researches in these areas. The general objective of this work is to purpose a reusable controller, to project alternative systems of FF, to study the systems haptics, to raise its necessities and limitations and to consider one library of FF that integrates the physical world (real) to the virtual world. To prove this study, the project simulates a bed of pneumatic movement in virtual reality. The virtual world sends the virtual movements for library, and this calculates the movements that the bed of virtual pneumatic movement must execute. While the user explores the virtual world, the bed of virtual pneumatic movement answers and inclines, validating one of the models of FF considered. This project raised automation equipment, studied systems haptics and tactile, raising its necessities and considering a solution of the hardware and software reusable. This research collaborates with the necessity to become accessible the technologies of virtual reality and opens perspectives for the development of new peripherals.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPZuffo, Marcelo KnorichSanches Junior, Claudiney2006-06-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-21102024-111315/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-21T13:17:02Zoai:teses.usp.br:tde-21102024-111315Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-21T13:17:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Controlador de retorno de força para ambientes de realidade virtual. Untitled in english |
title |
Controlador de retorno de força para ambientes de realidade virtual. |
spellingShingle |
Controlador de retorno de força para ambientes de realidade virtual. Sanches Junior, Claudiney Human-computer interface Interface homem-computador Realidade virtual Virtual reality |
title_short |
Controlador de retorno de força para ambientes de realidade virtual. |
title_full |
Controlador de retorno de força para ambientes de realidade virtual. |
title_fullStr |
Controlador de retorno de força para ambientes de realidade virtual. |
title_full_unstemmed |
Controlador de retorno de força para ambientes de realidade virtual. |
title_sort |
Controlador de retorno de força para ambientes de realidade virtual. |
author |
Sanches Junior, Claudiney |
author_facet |
Sanches Junior, Claudiney |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zuffo, Marcelo Knorich |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanches Junior, Claudiney |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Human-computer interface Interface homem-computador Realidade virtual Virtual reality |
topic |
Human-computer interface Interface homem-computador Realidade virtual Virtual reality |
description |
Atualmente a interatividade entre o ser humano e o computador se dá principalmente por meio de imagem e som. Existem, na área de realidade virtual, alguns estudos voltados para a percepção tátil e outros, para o retorno de força; os equipamentos, contudo, neles utilizados são de elevado custo, dificultando pesquisas nessas áreas. Os objetivos gerais deste trabalho são propor um controlador de retorno de força para ambientes de realidade virtual com características de reuso, projetar sistemas de retorno de força alternativos, estudar os sistemas hápticos, levantar suas necessidades e limitações e propor uma biblioteca de retorno de força que integre o mundo físico (real) ao mundo virtual. Para comprovar esse estudo, o projeto conta com uma cama de movimento pneumática projetada e simulada em realidade virtual. O mundo virtual envia os movimentos virtuais para a biblioteca, e esta calcula os movimentos que a cama de movimento pneumática virtual deve executar. Assim, conforme o usuário explora o mundo virtual, a cama de movimento pneumática virtual responde e inclina, validando um dos modelos de retorno de força proposto. Esse projeto levantou equipamentos de automação, estudou sistemas hápticos e tátil, levantando suas necessidades e propondo uma solução de hardware e software reutilizável. Esta pesquisa colabora com a necessidade de tornar acessível as tecnologias de realidade virtual e abre perspectivas para o desenvolvimento de novos periféricos |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-21102024-111315/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-21102024-111315/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256528309977088 |