Para além do homogêneo: a representação imagética da região nordeste nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernando Ribeiro Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-21052019-115104/
Resumo: A presente dissertação visa analisar as imagens introdutórias dos capítulos da região Nordeste encontrados nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017. A abordagem por região está presente em dez das onze obras aprovadas pelo programa. Desta forma, a região é uma referência para as aulas de Geografia do Ensino fundamental II. Para a construção das várias propostas sobre a região Nordeste foi feito um levantamento histórico-geográfico desta temática. A partir destas coleções elementares do sistema educacional, a fundamentação teórica da análise das imagens teve como base os conceitos da semiótica, como: dominante, estranhamento, contextualização e quadrado semiótico. Sendo os principais autores Lucrécia D´Aléssio Ferrara e Antonio Pietroforte. O estudo das imagens constatou a presença de uma permanência da ruralidade do espaço nordestino com fraca relação das redes e expansão do sistema econômico com outras escalas geográficas maiores que a expressão local. Esta permanência de fracas relações econômicas, ausente de choques culturais, dificulta a interpretação do Nordeste como um espaço repleto de contradições, problemas sociais contemporâneos e sua função na divisão territorial do trabalho. Assim, pretende-se colaborar para a necessidade de abordagem mais plural das imagens desta região, já que funcionam como paisagens para a fruição dos alunos deste segmento.
id USP_bc041e1effee28bf6721f600759671a0
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21052019-115104
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Para além do homogêneo: a representação imagética da região nordeste nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental IITo beyond homogeneity: how images in didatic books pictures show the Northeast region of BrazilEnsino de geografiaEnsino-aprendizagemGeography teachingImagensImages.NordesteNortheastRegiãoRegionRepresentaçõesRepresentationTeaching-learningA presente dissertação visa analisar as imagens introdutórias dos capítulos da região Nordeste encontrados nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017. A abordagem por região está presente em dez das onze obras aprovadas pelo programa. Desta forma, a região é uma referência para as aulas de Geografia do Ensino fundamental II. Para a construção das várias propostas sobre a região Nordeste foi feito um levantamento histórico-geográfico desta temática. A partir destas coleções elementares do sistema educacional, a fundamentação teórica da análise das imagens teve como base os conceitos da semiótica, como: dominante, estranhamento, contextualização e quadrado semiótico. Sendo os principais autores Lucrécia D´Aléssio Ferrara e Antonio Pietroforte. O estudo das imagens constatou a presença de uma permanência da ruralidade do espaço nordestino com fraca relação das redes e expansão do sistema econômico com outras escalas geográficas maiores que a expressão local. Esta permanência de fracas relações econômicas, ausente de choques culturais, dificulta a interpretação do Nordeste como um espaço repleto de contradições, problemas sociais contemporâneos e sua função na divisão territorial do trabalho. Assim, pretende-se colaborar para a necessidade de abordagem mais plural das imagens desta região, já que funcionam como paisagens para a fruição dos alunos deste segmento.This dissertation aims to analyze the introductory images of the chapters regarding Brazilian Northeast region found in the textbooks of Geography of Elementary School, approved by the National Program of Didactic Book (PNLD) 2017. The didactical approach by region is present in ten of the eleven works approved by the program. In this way, the region is a reference for Geography classes in schools. A historical and geographical survey on Northeast region was made in order to build the approaches regarding it. The theoretical basis to analyze such images considered concepts of semiotics, such as: dominance, estrangement, contextualization and semiotic square. The main authors are Lucrecia D\'Alessio Ferrara and Antonio Pietroforte. The study of the images verified the presence of a rurality of the northeastern space with weak relation of the networks and expansion of the economic system with other geographic scales greater than the local expression. This permanence of weak economic relations, absent from cultural shocks, makes difficult to properly interpret the Northeast as a space full of contradictions and contemporary social problems, as well as their function in the territorial division of labor. Thus, we intend to collaborate in building a plural approach of the images about this region, since they serve as landscapes for the enjoyment the school students.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLemos, Amalia Ines Geraiges deSilva, Fernando Ribeiro Costa2018-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-21052019-115104/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-06-07T17:49:22Zoai:teses.usp.br:tde-21052019-115104Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-06-07T17:49:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Para além do homogêneo: a representação imagética da região nordeste nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II
To beyond homogeneity: how images in didatic books pictures show the Northeast region of Brazil
title Para além do homogêneo: a representação imagética da região nordeste nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II
spellingShingle Para além do homogêneo: a representação imagética da região nordeste nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II
Silva, Fernando Ribeiro Costa
Ensino de geografia
Ensino-aprendizagem
Geography teaching
Imagens
Images.
Nordeste
Northeast
Região
Region
Representações
Representation
Teaching-learning
title_short Para além do homogêneo: a representação imagética da região nordeste nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II
title_full Para além do homogêneo: a representação imagética da região nordeste nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II
title_fullStr Para além do homogêneo: a representação imagética da região nordeste nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II
title_full_unstemmed Para além do homogêneo: a representação imagética da região nordeste nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II
title_sort Para além do homogêneo: a representação imagética da região nordeste nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II
author Silva, Fernando Ribeiro Costa
author_facet Silva, Fernando Ribeiro Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lemos, Amalia Ines Geraiges de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fernando Ribeiro Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Ensino-aprendizagem
Geography teaching
Imagens
Images.
Nordeste
Northeast
Região
Region
Representações
Representation
Teaching-learning
topic Ensino de geografia
Ensino-aprendizagem
Geography teaching
Imagens
Images.
Nordeste
Northeast
Região
Region
Representações
Representation
Teaching-learning
description A presente dissertação visa analisar as imagens introdutórias dos capítulos da região Nordeste encontrados nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017. A abordagem por região está presente em dez das onze obras aprovadas pelo programa. Desta forma, a região é uma referência para as aulas de Geografia do Ensino fundamental II. Para a construção das várias propostas sobre a região Nordeste foi feito um levantamento histórico-geográfico desta temática. A partir destas coleções elementares do sistema educacional, a fundamentação teórica da análise das imagens teve como base os conceitos da semiótica, como: dominante, estranhamento, contextualização e quadrado semiótico. Sendo os principais autores Lucrécia D´Aléssio Ferrara e Antonio Pietroforte. O estudo das imagens constatou a presença de uma permanência da ruralidade do espaço nordestino com fraca relação das redes e expansão do sistema econômico com outras escalas geográficas maiores que a expressão local. Esta permanência de fracas relações econômicas, ausente de choques culturais, dificulta a interpretação do Nordeste como um espaço repleto de contradições, problemas sociais contemporâneos e sua função na divisão territorial do trabalho. Assim, pretende-se colaborar para a necessidade de abordagem mais plural das imagens desta região, já que funcionam como paisagens para a fruição dos alunos deste segmento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-21052019-115104/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-21052019-115104/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257239674421248