ARQTEMA: UM MODELO GENÉRICO PARA SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES EM MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-04072018-143740/ |
Resumo: | Neste trabalho propomos uma arquitetura em rede para sistemas tutores com o objetivo de auxiliar estudantes no aprendizado de Matemática. A arquitetura baseou-se no modelo de Michener que propõe representar qualquer teoria de Matemática através de redes envolvendo três categorias do conhecimento: conceitos, exemplos e resultados. Estendemos este modelo introduzindo, para fins tutoriais, duas novas categorias: exercícios e catálogo de bugs. Além disso, nosso modelo possui um meta-nível que relaciona os conceitos de cada item curricular a ser apresentado ao estudante. As estratégias tutoriais são definidas como caminhos através da rede. O conhecimento do sistema está dividido em quatro módulos: Módulo do Domínio, Modelo do Estudante, Módulo Tutorial e Módulo da Interface. |
id |
USP_bcd72964a848f6082d97ebad7bbc4253 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-04072018-143740 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
ARQTEMA: UM MODELO GENÉRICO PARA SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES EM MATEMÁTICAARQTEMA: a generic model for intelligent tutorial systems in mathematicsNão disponívelNot availableNeste trabalho propomos uma arquitetura em rede para sistemas tutores com o objetivo de auxiliar estudantes no aprendizado de Matemática. A arquitetura baseou-se no modelo de Michener que propõe representar qualquer teoria de Matemática através de redes envolvendo três categorias do conhecimento: conceitos, exemplos e resultados. Estendemos este modelo introduzindo, para fins tutoriais, duas novas categorias: exercícios e catálogo de bugs. Além disso, nosso modelo possui um meta-nível que relaciona os conceitos de cada item curricular a ser apresentado ao estudante. As estratégias tutoriais são definidas como caminhos através da rede. O conhecimento do sistema está dividido em quatro módulos: Módulo do Domínio, Modelo do Estudante, Módulo Tutorial e Módulo da Interface.In this work we propose a network-based architecture for a tutoring system to help students learning mathematical theories. The model is based on Michener\'s network model, which intends to organize ali mathematical theory in a network which contains a knowledge base partitioned into three categories: concepts, examples and results. We extend this model by introducing the bases of exercises and frequent student\'s bugs in the domain. In addition, our model has a meta-levei which links the concepts of each curricular item to be proposed to the student. Tutorial strategies are then defmed as paths through the network. The system knowledge is divided into four modules: the Domam Module, the Student Model, the Tutorial Module and the Interface Module.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNunes, Maria das Graças VolpeTakehara, Rosana Satie1994-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-04072018-143740/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-04072018-143740Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ARQTEMA: UM MODELO GENÉRICO PARA SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES EM MATEMÁTICA ARQTEMA: a generic model for intelligent tutorial systems in mathematics |
title |
ARQTEMA: UM MODELO GENÉRICO PARA SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES EM MATEMÁTICA |
spellingShingle |
ARQTEMA: UM MODELO GENÉRICO PARA SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES EM MATEMÁTICA Takehara, Rosana Satie Não disponível Not available |
title_short |
ARQTEMA: UM MODELO GENÉRICO PARA SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES EM MATEMÁTICA |
title_full |
ARQTEMA: UM MODELO GENÉRICO PARA SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES EM MATEMÁTICA |
title_fullStr |
ARQTEMA: UM MODELO GENÉRICO PARA SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES EM MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
ARQTEMA: UM MODELO GENÉRICO PARA SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES EM MATEMÁTICA |
title_sort |
ARQTEMA: UM MODELO GENÉRICO PARA SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES EM MATEMÁTICA |
author |
Takehara, Rosana Satie |
author_facet |
Takehara, Rosana Satie |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nunes, Maria das Graças Volpe |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Takehara, Rosana Satie |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Não disponível Not available |
topic |
Não disponível Not available |
description |
Neste trabalho propomos uma arquitetura em rede para sistemas tutores com o objetivo de auxiliar estudantes no aprendizado de Matemática. A arquitetura baseou-se no modelo de Michener que propõe representar qualquer teoria de Matemática através de redes envolvendo três categorias do conhecimento: conceitos, exemplos e resultados. Estendemos este modelo introduzindo, para fins tutoriais, duas novas categorias: exercícios e catálogo de bugs. Além disso, nosso modelo possui um meta-nível que relaciona os conceitos de cada item curricular a ser apresentado ao estudante. As estratégias tutoriais são definidas como caminhos através da rede. O conhecimento do sistema está dividido em quatro módulos: Módulo do Domínio, Modelo do Estudante, Módulo Tutorial e Módulo da Interface. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994-08-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-04072018-143740/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-04072018-143740/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256664005148672 |