ARQTEMA: UM MODELO GENÉRICO PARA SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES EM MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Takehara, Rosana Satie
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-04072018-143740/
Resumo: Neste trabalho propomos uma arquitetura em rede para sistemas tutores com o objetivo de auxiliar estudantes no aprendizado de Matemática. A arquitetura baseou-se no modelo de Michener que propõe representar qualquer teoria de Matemática através de redes envolvendo três categorias do conhecimento: conceitos, exemplos e resultados. Estendemos este modelo introduzindo, para fins tutoriais, duas novas categorias: exercícios e catálogo de bugs. Além disso, nosso modelo possui um meta-nível que relaciona os conceitos de cada item curricular a ser apresentado ao estudante. As estratégias tutoriais são definidas como caminhos através da rede. O conhecimento do sistema está dividido em quatro módulos: Módulo do Domínio, Modelo do Estudante, Módulo Tutorial e Módulo da Interface.
id USP_bcd72964a848f6082d97ebad7bbc4253
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04072018-143740
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling ARQTEMA: UM MODELO GENÉRICO PARA SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES EM MATEMÁTICAARQTEMA: a generic model for intelligent tutorial systems in mathematicsNão disponívelNot availableNeste trabalho propomos uma arquitetura em rede para sistemas tutores com o objetivo de auxiliar estudantes no aprendizado de Matemática. A arquitetura baseou-se no modelo de Michener que propõe representar qualquer teoria de Matemática através de redes envolvendo três categorias do conhecimento: conceitos, exemplos e resultados. Estendemos este modelo introduzindo, para fins tutoriais, duas novas categorias: exercícios e catálogo de bugs. Além disso, nosso modelo possui um meta-nível que relaciona os conceitos de cada item curricular a ser apresentado ao estudante. As estratégias tutoriais são definidas como caminhos através da rede. O conhecimento do sistema está dividido em quatro módulos: Módulo do Domínio, Modelo do Estudante, Módulo Tutorial e Módulo da Interface.In this work we propose a network-based architecture for a tutoring system to help students learning mathematical theories. The model is based on Michener\'s network model, which intends to organize ali mathematical theory in a network which contains a knowledge base partitioned into three categories: concepts, examples and results. We extend this model by introducing the bases of exercises and frequent student\'s bugs in the domain. In addition, our model has a meta-levei which links the concepts of each curricular item to be proposed to the student. Tutorial strategies are then defmed as paths through the network. The system knowledge is divided into four modules: the Domam Module, the Student Model, the Tutorial Module and the Interface Module.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNunes, Maria das Graças VolpeTakehara, Rosana Satie1994-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-04072018-143740/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-04072018-143740Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv ARQTEMA: UM MODELO GENÉRICO PARA SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES EM MATEMÁTICA
ARQTEMA: a generic model for intelligent tutorial systems in mathematics
title ARQTEMA: UM MODELO GENÉRICO PARA SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES EM MATEMÁTICA
spellingShingle ARQTEMA: UM MODELO GENÉRICO PARA SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES EM MATEMÁTICA
Takehara, Rosana Satie
Não disponível
Not available
title_short ARQTEMA: UM MODELO GENÉRICO PARA SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES EM MATEMÁTICA
title_full ARQTEMA: UM MODELO GENÉRICO PARA SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES EM MATEMÁTICA
title_fullStr ARQTEMA: UM MODELO GENÉRICO PARA SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES EM MATEMÁTICA
title_full_unstemmed ARQTEMA: UM MODELO GENÉRICO PARA SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES EM MATEMÁTICA
title_sort ARQTEMA: UM MODELO GENÉRICO PARA SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES EM MATEMÁTICA
author Takehara, Rosana Satie
author_facet Takehara, Rosana Satie
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Maria das Graças Volpe
dc.contributor.author.fl_str_mv Takehara, Rosana Satie
dc.subject.por.fl_str_mv Não disponível
Not available
topic Não disponível
Not available
description Neste trabalho propomos uma arquitetura em rede para sistemas tutores com o objetivo de auxiliar estudantes no aprendizado de Matemática. A arquitetura baseou-se no modelo de Michener que propõe representar qualquer teoria de Matemática através de redes envolvendo três categorias do conhecimento: conceitos, exemplos e resultados. Estendemos este modelo introduzindo, para fins tutoriais, duas novas categorias: exercícios e catálogo de bugs. Além disso, nosso modelo possui um meta-nível que relaciona os conceitos de cada item curricular a ser apresentado ao estudante. As estratégias tutoriais são definidas como caminhos através da rede. O conhecimento do sistema está dividido em quatro módulos: Módulo do Domínio, Modelo do Estudante, Módulo Tutorial e Módulo da Interface.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-08-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-04072018-143740/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-04072018-143740/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256664005148672