Tensões, emoções negativas e comportamentos antissociais na adolescência na perspectiva da teoria geral da tensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Liandra Aparecida Orlando
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-06062023-133453/
Resumo: O objetivo geral do presente estudo foi o de contribuir com o conhecimento acerca das relações entre a experiência de tensões/experiências estressantes e condutas antissociais, na adolescência, adotando, para tal, o referencial da Teoria Geral da Tensão (TGT). A proposta partiu do interesse de entender melhor as condutas juvenis, especificamente as relacionadas às violações das leis, buscando identificar motivações e processos subjacentes. Dentro disto, o referencial da TGT foi adotado por propor que experiências de tensão - associadas à presença de estímulos negativos e/ou retirada de estímulos positivos (além das dificuldades em alcançar objetivos) criaram condições para a emergência de emoções negativas e essas - especialmente a raiva e a frustração - seriam a motivação para as condutas antissociais (como forma de enfretamento e liberação da tensão), mediante certas variáveis de fundo - moduladores e moderadores. Para tanto, foram realizados três estudos. O Estudo 1 consistiu em uma revisão integrativa da literatura. Denominado Infrações na adolescência: revisão integrativa dos estudos na perspectiva da Teoria Geral da Tensão, esse recuperou investigações existentes acerca de comportamentos antissociais/condutas delituosas na adolescência, pela perspectiva da Teoria Geral da Tensão (TGT). Foi possível verificar que muitas experiências se constituem em fonte de tensão: experiências adversas na infância, viver ou testemunhar violências, percepções de injustiças, conflitos nas relações escolares e familiares. O Estudo 2 consistiu também em uma revisão integrativa. Denominado Participação em Bullying e implicação em delitos na adolescência: revisão integrativa da literatura, este focalizou produções empíricas recentes voltadas à investigação das relações entre violência escolar, ou mais especificamente o bullying, e condutas antissociais/infracional durante a adolescência, considerando a alta prevalência de violência escolar e os apontamentos de que essa seria uma importante fonte de tensão aos jovens. A revisão mostrou que a maioria dos estudos identificou que a experiência de bullying - como vítima e como agressor - se mostra significativamente relacionada ao envolvimento em prática de delitos, mesmo em se controlando variáveis pessoais, familiares ou escolares. O Estudo 3, denominado Experiências estressantes, raiva, autocontrole e conduta antissocial na adolescência: estudo na perspectiva da Teoria Geral da Tensão, consistiu em testar no contexto sociocultural brasileiro algumas das relações pressupostas pela TGT. Buscou-se, assim, verificar as relações entre experiências negativas na família e participação no bullying, e manifestação de condutas antissociais (divergentes e delituosas), considerando interveniência dos níveis de raiva e de autocontrole, em uma amostra (n=102) de adolescentes/estudantes do 9º ano, de escolas públicas, em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Os adolescentes responderam aos instrumentos: Questionário de comportamentos juvenis (QCJ); Bateria de violência escolar (BESVESCO); Delaware School Climate (DSCS); Inventário de expressão de raiva como estado e traço (STAXI); Escala de autocontrole (EAC). Foram realizadas análises descritivas e de regressão logística simples e ajustada. Como resultados, deve-se indicar que as taxas de condutas antissociais foram baixas. As análises, contudo, mostraram que a participação em bullying se mostrou relacionada à raiva e às condutas antissociais, assim como ao baixo autocontrole. Especificamente, denotou-se que ter sido perpetrador de violência escolar, apresentar raiva como traço e menor autocontrole parecem interagir e fomentar as condições para condutas antissociais (delitos e uso frequente de álcool). Considera-se ter avançado no entendimento das relações focalizadas, com indicações relevantes para estudos futuros, na mesma direção, com amostras maiores e mais diversificadas.
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Dentro disto, o referencial da TGT foi adotado por propor que experiências de tensão - associadas à presença de estímulos negativos e/ou retirada de estímulos positivos (além das dificuldades em alcançar objetivos) criaram condições para a emergência de emoções negativas e essas - especialmente a raiva e a frustração - seriam a motivação para as condutas antissociais (como forma de enfretamento e liberação da tensão), mediante certas variáveis de fundo - moduladores e moderadores. Para tanto, foram realizados três estudos. O Estudo 1 consistiu em uma revisão integrativa da literatura. Denominado Infrações na adolescência: revisão integrativa dos estudos na perspectiva da Teoria Geral da Tensão, esse recuperou investigações existentes acerca de comportamentos antissociais/condutas delituosas na adolescência, pela perspectiva da Teoria Geral da Tensão (TGT). Foi possível verificar que muitas experiências se constituem em fonte de tensão: experiências adversas na infância, viver ou testemunhar violências, percepções de injustiças, conflitos nas relações escolares e familiares. O Estudo 2 consistiu também em uma revisão integrativa. Denominado Participação em Bullying e implicação em delitos na adolescência: revisão integrativa da literatura, este focalizou produções empíricas recentes voltadas à investigação das relações entre violência escolar, ou mais especificamente o bullying, e condutas antissociais/infracional durante a adolescência, considerando a alta prevalência de violência escolar e os apontamentos de que essa seria uma importante fonte de tensão aos jovens. A revisão mostrou que a maioria dos estudos identificou que a experiência de bullying - como vítima e como agressor - se mostra significativamente relacionada ao envolvimento em prática de delitos, mesmo em se controlando variáveis pessoais, familiares ou escolares. O Estudo 3, denominado Experiências estressantes, raiva, autocontrole e conduta antissocial na adolescência: estudo na perspectiva da Teoria Geral da Tensão, consistiu em testar no contexto sociocultural brasileiro algumas das relações pressupostas pela TGT. Buscou-se, assim, verificar as relações entre experiências negativas na família e participação no bullying, e manifestação de condutas antissociais (divergentes e delituosas), considerando interveniência dos níveis de raiva e de autocontrole, em uma amostra (n=102) de adolescentes/estudantes do 9º ano, de escolas públicas, em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Os adolescentes responderam aos instrumentos: Questionário de comportamentos juvenis (QCJ); Bateria de violência escolar (BESVESCO); Delaware School Climate (DSCS); Inventário de expressão de raiva como estado e traço (STAXI); Escala de autocontrole (EAC). Foram realizadas análises descritivas e de regressão logística simples e ajustada. Como resultados, deve-se indicar que as taxas de condutas antissociais foram baixas. As análises, contudo, mostraram que a participação em bullying se mostrou relacionada à raiva e às condutas antissociais, assim como ao baixo autocontrole. Especificamente, denotou-se que ter sido perpetrador de violência escolar, apresentar raiva como traço e menor autocontrole parecem interagir e fomentar as condições para condutas antissociais (delitos e uso frequente de álcool). Considera-se ter avançado no entendimento das relações focalizadas, com indicações relevantes para estudos futuros, na mesma direção, com amostras maiores e mais diversificadas.The objective of the present study was to contribute to the knowledge about the relations between the experience of strain/stressful experiences and antisocial behavior in adolescence, adopting, for this purpose, the General Strain Theory (GST). The proposal came from the interest in better understanding juvenile behavior, specifically those related to law violations, seeking to identify motivations and underlying processes. Within this, the TGT framework was adopted for proposing that tension experiences - associated with the presence of negative stimuli and/or withdrawal of positive stimuli (in addition to difficulties in achieving goals) created conditions for the emergence of negative emotions and these - especially anger and frustration - would be the motivation for antisocial behavior (as a form of coping and tension release), through certain background variables - modulators and moderators. To this end, three studies were conducted. Study 1 consisted of an integrative literature review. Entitled, Offenses in adolescence: integrative review of studies from the perspective of the General Strain Theory retrieved existing research on antisocial behavior/delinquent behavior in adolescence from the perspective of the General Strain Theory (GST). It was possible to verify that many experiences are a source of tension: adverse childhood experiences, living or witnessing violence, perceptions of injustice, social and racial discrimination, conflicts in school and family relationships. Study 2 was also an integrative review. Entitled Participation in bullying and implication in adolescent delinquency: an integrative literature review, this study focused on recent empirical productions aimed at investigating the relationship between school violence or more specifically bullying, and antisocial/delinquent behavior during adolescence, considering the high prevalence of school violence and the claims that it is an important source of stress for young people. The review showed that the majority of studies identified that the experience of bullying, as victim and as aggressor, is significantly related to involvement in offending, even when controlling for personal, family, or school variables. Study 3, denominated Stressful experiences, anger, self-control, and antisocial behavior in adolescence: a perspective of the General Strain Theory, consisted in testing in the Brazilian sociocultural context some of the relations presupposed by the GST. This study sought to verify the relationship between negative family experiences and participation in bullying, and the manifestation of antisocial behavior (divergent and delinquent), considering the intervening levels of anger and self-control in a sample (n=102) of 9th grade adolescents/students from public schools in a city in the interior of the state of São Paulo. The adolescents answered the instruments: Questionnaire about Youth Behavior (QCJ); Battery of school violence (BEVESCO); Delaware School Climate (DSCS); State-Trait Anger Expression Inventory (STAXI); Self-Control Scale (EAC). Descriptive and simple and adjusted logistic regression analyses were performed. As result, it should be indicated that the rates of antisocial behavior were low. The analyses, however, showed that participation in bullying was shown to be related to anger and antisocial behavior, as well as to low self-control. Specifically, it was denoted that having been a perpetrator of school violence, exhibiting anger as a trait, and lower self-control seem to interact and foster the conditions for antisocial behavior (offenses and frequent alcohol use). It is considered to have advanced in understanding the focused relationships, with relevant indications for future studies, in the same direction, with larger and more diverse samples.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBazon, Marina RezendeCaetano, Liandra Aparecida Orlando2023-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-06062023-133453/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPReter o conteúdo por motivos de patente, publicação e/ou direitos autoriais.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-06-20T17:23:29Zoai:teses.usp.br:tde-06062023-133453Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-06-20T17:23:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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