A (in)visibilidade do corpo queer: identidades trans e as questões de gênero que emergem na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Michelle Mariano
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-20052024-135918/
Resumo: Buscando investigar as relações de gênero, interações sociais e discursos em espaços educacionais e refletir sobre o impacto do corpo abjeto no currículo, foram analisadas, através da experiência de convivência diária e com entrevistas semiestruturadas na modalidade de pesquisa qualitativa, a presença de uma professora trans e um professor trans, ambes regentes na sala de leitura, atuantes no Ensino Fundamental I e no Ensino Fundamental II em duas escolas públicas. Pretendeu-se observar as relações de poder, construções discursivas e práticas pedagógicas existentes no espaço educacional, a partir da hipótese de que corpos trans ocupando espaços de relações sociais, produzindo diferentes formas de discursos sobre identidade de gênero, possibilitam o debate reflexivo e a desconstrução das normativas de gênero. Os procedimentos de pesquisa se apoiam na metodologia queer, que busca, diante da Teoria Queer, possibilitar a contestação, a prática de investigação que privilegia as transformações na construção coletiva do conhecimento e as maneiras de narrar os currículos, debatendo de forma crítica a perspectiva binária de gênero e da sexualidade. As análises permitiram constatar as diversas interfaces homofóbicas, transfóbicas, sexistas e normativas que permeiam as estruturas da escola. E, ao longo das observações diante da prática pedagógica e intervenções no currículo, é possível pensar como a força da não violência e as manifestações de visibilidade do corpo abjeto passam a deslocar as concepções binárias, permitindo a quebra de performance e a produção de novas narrativas e novos sentidos.
id USP_bd0ab3f286bcb44fb28296b7733a1c01
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20052024-135918
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A (in)visibilidade do corpo queer: identidades trans e as questões de gênero que emergem na escolaThe (in)visibility of the queer body: trans identities and gender issues that emerge at schoolForça da não violênciaForce of non-violenceGender relationsQueer TheoryRelações de gêneroTeoria QueerTransgenderTransgeneridadeBuscando investigar as relações de gênero, interações sociais e discursos em espaços educacionais e refletir sobre o impacto do corpo abjeto no currículo, foram analisadas, através da experiência de convivência diária e com entrevistas semiestruturadas na modalidade de pesquisa qualitativa, a presença de uma professora trans e um professor trans, ambes regentes na sala de leitura, atuantes no Ensino Fundamental I e no Ensino Fundamental II em duas escolas públicas. Pretendeu-se observar as relações de poder, construções discursivas e práticas pedagógicas existentes no espaço educacional, a partir da hipótese de que corpos trans ocupando espaços de relações sociais, produzindo diferentes formas de discursos sobre identidade de gênero, possibilitam o debate reflexivo e a desconstrução das normativas de gênero. Os procedimentos de pesquisa se apoiam na metodologia queer, que busca, diante da Teoria Queer, possibilitar a contestação, a prática de investigação que privilegia as transformações na construção coletiva do conhecimento e as maneiras de narrar os currículos, debatendo de forma crítica a perspectiva binária de gênero e da sexualidade. As análises permitiram constatar as diversas interfaces homofóbicas, transfóbicas, sexistas e normativas que permeiam as estruturas da escola. E, ao longo das observações diante da prática pedagógica e intervenções no currículo, é possível pensar como a força da não violência e as manifestações de visibilidade do corpo abjeto passam a deslocar as concepções binárias, permitindo a quebra de performance e a produção de novas narrativas e novos sentidos.In the quest to investigate gender relations, social interactions and discourses in educational spaces, and to reflect on the impact of the abject body on the curriculum, this study was conducted through daily experiential observations and semi-structured interviews in the qualitative research framework. The research was carried out in two public schools where both a trans teacher and a trans professor were present, both serving as instructors in the reading room and actively engaged in Elementary and Middle School education. The aim was to observe power relations, discursive constructions, and pedagogical practices within the educational space. The hypothesis posited that trans bodies occupying spaces of social relations and producing various forms of discourses on gender identity enable reflective debate and the deconstruction of gender norms. The research procedures are grounded in queer methodology, aiming, based on Queer theory, to facilitate questioning and investigative practices that prioritize transformations in the collective construction of knowledge and ways of narrating curricula, critically debating the binary perspective of gender and sexuality. The analyses revealed various normative homophobic, transphobic, and sexist interfaces that permeate the school structures. Through observations of pedagogical practices and curriculum interventions, it becomes apparent how the force of non-violence and manifestations of visibility of the abject body start to displace binary conceptions, allowing for the disruption of performance and the production of new narratives and meanings.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNascimento, Maria Letícia Barros PedrosoMendonça, Michelle Mariano2024-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-20052024-135918/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-05-21T11:01:02Zoai:teses.usp.br:tde-20052024-135918Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-05-21T11:01:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A (in)visibilidade do corpo queer: identidades trans e as questões de gênero que emergem na escola
The (in)visibility of the queer body: trans identities and gender issues that emerge at school
title A (in)visibilidade do corpo queer: identidades trans e as questões de gênero que emergem na escola
spellingShingle A (in)visibilidade do corpo queer: identidades trans e as questões de gênero que emergem na escola
Mendonça, Michelle Mariano
Força da não violência
Force of non-violence
Gender relations
Queer Theory
Relações de gênero
Teoria Queer
Transgender
Transgeneridade
title_short A (in)visibilidade do corpo queer: identidades trans e as questões de gênero que emergem na escola
title_full A (in)visibilidade do corpo queer: identidades trans e as questões de gênero que emergem na escola
title_fullStr A (in)visibilidade do corpo queer: identidades trans e as questões de gênero que emergem na escola
title_full_unstemmed A (in)visibilidade do corpo queer: identidades trans e as questões de gênero que emergem na escola
title_sort A (in)visibilidade do corpo queer: identidades trans e as questões de gênero que emergem na escola
author Mendonça, Michelle Mariano
author_facet Mendonça, Michelle Mariano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Maria Letícia Barros Pedroso
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Michelle Mariano
dc.subject.por.fl_str_mv Força da não violência
Force of non-violence
Gender relations
Queer Theory
Relações de gênero
Teoria Queer
Transgender
Transgeneridade
topic Força da não violência
Force of non-violence
Gender relations
Queer Theory
Relações de gênero
Teoria Queer
Transgender
Transgeneridade
description Buscando investigar as relações de gênero, interações sociais e discursos em espaços educacionais e refletir sobre o impacto do corpo abjeto no currículo, foram analisadas, através da experiência de convivência diária e com entrevistas semiestruturadas na modalidade de pesquisa qualitativa, a presença de uma professora trans e um professor trans, ambes regentes na sala de leitura, atuantes no Ensino Fundamental I e no Ensino Fundamental II em duas escolas públicas. Pretendeu-se observar as relações de poder, construções discursivas e práticas pedagógicas existentes no espaço educacional, a partir da hipótese de que corpos trans ocupando espaços de relações sociais, produzindo diferentes formas de discursos sobre identidade de gênero, possibilitam o debate reflexivo e a desconstrução das normativas de gênero. Os procedimentos de pesquisa se apoiam na metodologia queer, que busca, diante da Teoria Queer, possibilitar a contestação, a prática de investigação que privilegia as transformações na construção coletiva do conhecimento e as maneiras de narrar os currículos, debatendo de forma crítica a perspectiva binária de gênero e da sexualidade. As análises permitiram constatar as diversas interfaces homofóbicas, transfóbicas, sexistas e normativas que permeiam as estruturas da escola. E, ao longo das observações diante da prática pedagógica e intervenções no currículo, é possível pensar como a força da não violência e as manifestações de visibilidade do corpo abjeto passam a deslocar as concepções binárias, permitindo a quebra de performance e a produção de novas narrativas e novos sentidos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-20052024-135918/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-20052024-135918/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257157104304128