A operacionalização das teorias de Pereleman e de Grácio no ciclo da pesquisa-ação: uma possibilidade de análise das situações argumentativas em sala de aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-29092015-123454/ |
Resumo: | A presente dissertação visa a demonstrar como as teorias de Perelman e de Grácio, respectivamente sobre as estratégias argumentativas e a situação argumentativa, puderam ser operacionalizadas dentro do ciclo da pesquisa-ação realizada por nós, na área educacional, em 2013. A pequisa-ação requer o planejamento, a implementação e o monitoramento de uma ação, que, no presente trabalho, restringe-se ao discurso oral do professor em interação com o do aluno, o que configura nosso objeto de análise. Observaremos como este professor, que também ocupa o papel de orador, conforme concepção de Reboul, emprega na situação argumentativa em questão as diversas estratégias argumentativas, ao longo de sua ação pedagógica, para desencadear nesse auditório/aluno a adesão às teses que lhes são apresentadas. Para essa finalidade, serão utilizados dois trechos de aulas consecutivas, a respeito dos conceitos de convencer e persuadir, em que é possível verificar de que maneira o discurso, que aqui será sinônimo de argumentação, desse orador/professor vai sendo constantemente readaptado, replanejado em função do auditório/aluno. Demonstrar como a operacionalização das teorias de Perelman e de Grácio ocorreu nessa pesquisa-ação tornou-se pertinente porque nos permite apontar como é possível criar condições técnico-científicas para que o professor revise sua prática pedagógica diária de maneira investigativa. |
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A operacionalização das teorias de Pereleman e de Grácio no ciclo da pesquisa-ação: uma possibilidade de análise das situações argumentativas em sala de aulaThe operation of Perelman´s and Grácio´s theories inside the cycle of action reseach: a possibility of analysis of the argumentative situations in classAction researchArgumentaçãoArgumentationArgumentative interactionEducaçãoEducationInteração argumentativaPesquisa-açãoRethoricRetóricaA presente dissertação visa a demonstrar como as teorias de Perelman e de Grácio, respectivamente sobre as estratégias argumentativas e a situação argumentativa, puderam ser operacionalizadas dentro do ciclo da pesquisa-ação realizada por nós, na área educacional, em 2013. A pequisa-ação requer o planejamento, a implementação e o monitoramento de uma ação, que, no presente trabalho, restringe-se ao discurso oral do professor em interação com o do aluno, o que configura nosso objeto de análise. Observaremos como este professor, que também ocupa o papel de orador, conforme concepção de Reboul, emprega na situação argumentativa em questão as diversas estratégias argumentativas, ao longo de sua ação pedagógica, para desencadear nesse auditório/aluno a adesão às teses que lhes são apresentadas. Para essa finalidade, serão utilizados dois trechos de aulas consecutivas, a respeito dos conceitos de convencer e persuadir, em que é possível verificar de que maneira o discurso, que aqui será sinônimo de argumentação, desse orador/professor vai sendo constantemente readaptado, replanejado em função do auditório/aluno. Demonstrar como a operacionalização das teorias de Perelman e de Grácio ocorreu nessa pesquisa-ação tornou-se pertinente porque nos permite apontar como é possível criar condições técnico-científicas para que o professor revise sua prática pedagógica diária de maneira investigativa.This dissertation aims at demonstrating how Perelmans and Grácios theories, on argumentative strategies and argumentative situation, respectively, could be operated inside the cycle of the Action Research conducted by us, in the educational field, in 2013. Action Research requires planning, implementation and monitoring of an action, which, in this writing, is limited to the teachers oral discourse in interaction with the students, thus establishing our object of study. We are going to observe how this teacher, who also plays the role of orator, according to Rebouls conception, puts diverse argumentative strategies into practice in the argumentative situation at issue, throughout his pedagogical action, in order to secure this audiences adherence to presented theses. To meet this purpose, two excerpts from two successive classes, both on the concepts of convincing and persuading, will be used, in which it is possible to observe how this orator/teachers discourse here, a synonym for argumentation is constantly readapted and replanned to fit the audience/student. Showing how Perelmans and Grácios theories were operated came to be pertinent because it allows us to tell how it is possible to create technical scientific conditions for the teacher to review his daily pedagogical practice in an investigative manner.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMosca, Lineide do Lago SalvadorCapitani, Camila Alderete2015-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-29092015-123454/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-29092015-123454Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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