\"E a gente faz um país\": sentidos da autonomia artística e do mercado na obra de Marina Lima e Antonio Cicero no Brasil da década de 1980

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Filho, Renato Gonçalves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-12122016-165917/
Resumo: A obra de Marina Lima e Antonio Cicero, durante a década de 1980, destacava-se das demais expressões do pop rock no Brasil pois, apesar de estar voltada evidentemente ao mercado, possuía uma elaboração estética diferenciada. O presente trabalho visa identificar, nas canções, por um lado, traços de diferenciação dentro do mercado hegemônico e, por outro, a incorporação de uma estrutura de consumo. Para abordar o objeto em suas múltiplas dimensões, mobilizam-se instrumentos teóricos das áreas de comunicação, teoria crítica, psicanálise, musicologia e estudos de gênero. Chega-se à percepção de que Marina Lima e Antonio Cicero compreendem tão bem o mercado que, em vez de alienarem-se das lógicas mercadológicas, utilizam-nas deliberadamente para criar um espaço possível de autonomia artística.
id USP_bd231dc3c35bf8df4b63f9514c6de212
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12122016-165917
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling \"E a gente faz um país\": sentidos da autonomia artística e do mercado na obra de Marina Lima e Antonio Cicero no Brasil da década de 1980\"E a gente faz um país\": senses of artistic autonomy and of market at Marina Lima and Antonio Cicero\'s artist work in Brazil of the 1980sAntonio Cicero - 1945-Antonio Cicero - 1945-.Brazilian CultureCultura brasileiraIndústria fonográficaMarina Lima - 1955-Marina Lima - 1955-Música popular - BrasilPopular music - BrazilRecording IndustryA obra de Marina Lima e Antonio Cicero, durante a década de 1980, destacava-se das demais expressões do pop rock no Brasil pois, apesar de estar voltada evidentemente ao mercado, possuía uma elaboração estética diferenciada. O presente trabalho visa identificar, nas canções, por um lado, traços de diferenciação dentro do mercado hegemônico e, por outro, a incorporação de uma estrutura de consumo. Para abordar o objeto em suas múltiplas dimensões, mobilizam-se instrumentos teóricos das áreas de comunicação, teoria crítica, psicanálise, musicologia e estudos de gênero. Chega-se à percepção de que Marina Lima e Antonio Cicero compreendem tão bem o mercado que, em vez de alienarem-se das lógicas mercadológicas, utilizam-nas deliberadamente para criar um espaço possível de autonomia artística.Marina Lima and Antonio Cicero\'s artistic work, during the 1980s, stood out from the other expressions of pop/rock music in Brazil because it had a different aesthetic development, despite being clearly focused on the market. The present study aims to identify, through their songs, differentiating aspects in the hegemonic market and the incorporation of a consumption structure. In order to approach the object in its multiple dimensions, this study mobilizes theoretical instruments of different areas, such as communication, critical theory, psychoanalysis, musicology and gender studies. As results, it is realized that Marina Lima and Antonio Cicero understand so well the market that, rather than alienate themselves from marketing logic, they use it deliberately to create a possible space of artistic autonomy.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilveira Junior, Walter Garcia daFerreira Filho, Renato Gonçalves2016-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-12122016-165917/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-12122016-165917Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv \"E a gente faz um país\": sentidos da autonomia artística e do mercado na obra de Marina Lima e Antonio Cicero no Brasil da década de 1980
\"E a gente faz um país\": senses of artistic autonomy and of market at Marina Lima and Antonio Cicero\'s artist work in Brazil of the 1980s
title \"E a gente faz um país\": sentidos da autonomia artística e do mercado na obra de Marina Lima e Antonio Cicero no Brasil da década de 1980
spellingShingle \"E a gente faz um país\": sentidos da autonomia artística e do mercado na obra de Marina Lima e Antonio Cicero no Brasil da década de 1980
Ferreira Filho, Renato Gonçalves
Antonio Cicero - 1945-
Antonio Cicero - 1945-.
Brazilian Culture
Cultura brasileira
Indústria fonográfica
Marina Lima - 1955-
Marina Lima - 1955-
Música popular - Brasil
Popular music - Brazil
Recording Industry
title_short \"E a gente faz um país\": sentidos da autonomia artística e do mercado na obra de Marina Lima e Antonio Cicero no Brasil da década de 1980
title_full \"E a gente faz um país\": sentidos da autonomia artística e do mercado na obra de Marina Lima e Antonio Cicero no Brasil da década de 1980
title_fullStr \"E a gente faz um país\": sentidos da autonomia artística e do mercado na obra de Marina Lima e Antonio Cicero no Brasil da década de 1980
title_full_unstemmed \"E a gente faz um país\": sentidos da autonomia artística e do mercado na obra de Marina Lima e Antonio Cicero no Brasil da década de 1980
title_sort \"E a gente faz um país\": sentidos da autonomia artística e do mercado na obra de Marina Lima e Antonio Cicero no Brasil da década de 1980
author Ferreira Filho, Renato Gonçalves
author_facet Ferreira Filho, Renato Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira Junior, Walter Garcia da
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Filho, Renato Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Antonio Cicero - 1945-
Antonio Cicero - 1945-.
Brazilian Culture
Cultura brasileira
Indústria fonográfica
Marina Lima - 1955-
Marina Lima - 1955-
Música popular - Brasil
Popular music - Brazil
Recording Industry
topic Antonio Cicero - 1945-
Antonio Cicero - 1945-.
Brazilian Culture
Cultura brasileira
Indústria fonográfica
Marina Lima - 1955-
Marina Lima - 1955-
Música popular - Brasil
Popular music - Brazil
Recording Industry
description A obra de Marina Lima e Antonio Cicero, durante a década de 1980, destacava-se das demais expressões do pop rock no Brasil pois, apesar de estar voltada evidentemente ao mercado, possuía uma elaboração estética diferenciada. O presente trabalho visa identificar, nas canções, por um lado, traços de diferenciação dentro do mercado hegemônico e, por outro, a incorporação de uma estrutura de consumo. Para abordar o objeto em suas múltiplas dimensões, mobilizam-se instrumentos teóricos das áreas de comunicação, teoria crítica, psicanálise, musicologia e estudos de gênero. Chega-se à percepção de que Marina Lima e Antonio Cicero compreendem tão bem o mercado que, em vez de alienarem-se das lógicas mercadológicas, utilizam-nas deliberadamente para criar um espaço possível de autonomia artística.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-12122016-165917/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-12122016-165917/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256505486671872