Tratamento de resíduos como ferramenta para promoção da educação ambiental no ensino de química
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-01042024-173419/ |
Resumo: | Atualmente, em que vários segmentos da sociedade vêm cada vez mais se preocupando com a questão ambiental, a Universidade não pode mais ignorar sua posição de geradora de resíduos, pois isto não esta de acordo com o papel que a própria universidade desempenha quando avalia e geralmente censura o impacto causado por outras unidades geradoras de resíduo fora de seus limites físicos. Desta forma, o objetivo inicial deste trabalho foi realizar o inventário dos resíduos químicos gerados nos laboratórios de ensino e pesquisa, de forma a contribuir com a elaboração do Projeto para o Tratamento de Resíduos Químicos do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP. A inclusão de propostas de educação ambiental em algumas disciplinas do curso de graduação em Química foi pretendida, por representar um requisito importante para o gerenciamento de resíduos. A relação horas/aula da disciplina de Química Analítica Qualitativa (QAQ) foi reduzida, passando de 8h/semana em 1990 para somente 6h/semana em 1999. Assim, objetivou-se a reformulação do programa da disciplina, de forma a eliminar \"excessos e repetições\"; assegurando a compreensão dos fundamentos teóricos envolvidos, por meio da análise criteriosa do conteúdo, tradicionalmente trabalhado nesta disciplina [Baccan et al., 1994; Vogel, 1981]. Dentro de uma proposta de educação ambiental, a disciplina abordou o tratamento de resíduos para desenvolver nos alunos a consciência da preservação ambiental. Adicionalmente, pretendeu-se também a estruturação de uma outra disciplina de graduação sobre Tratamento de Resíduos Químicos, de caráter multidisciplinar, oferecida para alunos do 6 º ou 8 º semestre, do curso de Química. O objetivo desta disciplina era tornar o estudante capaz de tomar decisões sobre o gerenciamento de resíduos, como adotar procedimentos viáveis para a disposição final dos resíduos e tratar os resíduos químicos mais comuns existentes nos laboratórios de ensino. O aluno deveria aplicar seus conhecimentos químicos prévio, desenvolvidos durante o curso de graduação, na resolução de problemas reais. Além da qualificação técnica, esta disciplina pôde promover a atitude ética e responsabilidade ambiental, contribuindo para melhorar o perfil do futuro químico, como profissional e cidadão. |
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Tratamento de resíduos como ferramenta para promoção da educação ambiental no ensino de químicaWaste treatment as a tool to promote environmental education in chemistry teachingChemistry teachingEducação ambientalEnsino de QuímicaEnvironmentEnvironmental educationMeio ambienteTratamento de resíduosWaste treatmentAtualmente, em que vários segmentos da sociedade vêm cada vez mais se preocupando com a questão ambiental, a Universidade não pode mais ignorar sua posição de geradora de resíduos, pois isto não esta de acordo com o papel que a própria universidade desempenha quando avalia e geralmente censura o impacto causado por outras unidades geradoras de resíduo fora de seus limites físicos. Desta forma, o objetivo inicial deste trabalho foi realizar o inventário dos resíduos químicos gerados nos laboratórios de ensino e pesquisa, de forma a contribuir com a elaboração do Projeto para o Tratamento de Resíduos Químicos do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP. A inclusão de propostas de educação ambiental em algumas disciplinas do curso de graduação em Química foi pretendida, por representar um requisito importante para o gerenciamento de resíduos. A relação horas/aula da disciplina de Química Analítica Qualitativa (QAQ) foi reduzida, passando de 8h/semana em 1990 para somente 6h/semana em 1999. Assim, objetivou-se a reformulação do programa da disciplina, de forma a eliminar \"excessos e repetições\"; assegurando a compreensão dos fundamentos teóricos envolvidos, por meio da análise criteriosa do conteúdo, tradicionalmente trabalhado nesta disciplina [Baccan et al., 1994; Vogel, 1981]. Dentro de uma proposta de educação ambiental, a disciplina abordou o tratamento de resíduos para desenvolver nos alunos a consciência da preservação ambiental. Adicionalmente, pretendeu-se também a estruturação de uma outra disciplina de graduação sobre Tratamento de Resíduos Químicos, de caráter multidisciplinar, oferecida para alunos do 6 º ou 8 º semestre, do curso de Química. O objetivo desta disciplina era tornar o estudante capaz de tomar decisões sobre o gerenciamento de resíduos, como adotar procedimentos viáveis para a disposição final dos resíduos e tratar os resíduos químicos mais comuns existentes nos laboratórios de ensino. O aluno deveria aplicar seus conhecimentos químicos prévio, desenvolvidos durante o curso de graduação, na resolução de problemas reais. Além da qualificação técnica, esta disciplina pôde promover a atitude ética e responsabilidade ambiental, contribuindo para melhorar o perfil do futuro químico, como profissional e cidadão.Nowadays, in which several segments of the society are more and more worrying about the environmental subject, the University cannot ignore more its posture of generator of wastes, because this is not corresponding with the function of the University itself that has to evaluate and usually censure the impact caused by others external generator of wastes Institutions. ln this way, the initial aim of this work was to accomplish the inventory of the chemical wastes generated in the teaching and research laboratories, in order to contribute with the elaboration of the project for the Treatment of Chemical Wastes of the Department of Chemistry of Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP. The focus of environmental education in some disciplines of the undergraduate course in Chemistry was on purpose to contribute for the implantation of this project. The relationship hour of class per week of the discipline of Qualitative Analytical Chemistry (QAC) was reduced, changing from 8 h per week in 1990 to 6h per week in 1999. Thus, the reformulation of the discipline program had the purpose of to eliminate \"excesses and repetitions\" and to introduce actions that promote an Environmental Education, through the careful analysis of the content, traditionally worked in this discipline [Baccan et al., 1994; Vogel, 1981]. Inside of educational proposal the approach of treatment of wastes performed in the discipline were made in order to develop in the students the conscience of the environmental preservation. Additionally, also it was intended to structure another graduation discipline about Treatment of Chemical Wastes, of multidisciplinary character, offered for the 6 th or 8 th semester students of chemistry course. The objective of this discipline was to become the student capable to make decisions about the management of wastes, as to implement viable procedures for the final disposition of the wastes, to treat more common chemical wastes in the teaching laboratories. The student should apply his previous chemical knowledge, developed during the undergraduate course, in the resolution of real problems. Besides the technical qualification, this discipline could promote the ethical attitude and environmental responsibility, contributing to improve the profile of the future chemist, as professional and citizen.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPIamamoto, YassukoAbreu, Daniela Gonçalves de2003-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-01042024-173419/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-04-02T13:44:04Zoai:teses.usp.br:tde-01042024-173419Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-04-02T13:44:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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