A realização do objeto direto em referência ao interlocutor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo Junior, Arnaldo Rebello
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-03032008-114747/
Resumo: Propomos o estudo da realização do objeto direto no Português Brasileiro (PB) na referência ao interlocutor, a partir de um corpus formado essencialmente por textos produzidos por alunos do Ensino Fundamental II de uma escola particular da cidade de São Paulo. Estes textos consistem em uma proposta de redação direcionada à produção do objeto direto na referência ao interlocutor, orientados aos registros formal e informal da língua. Objetivamos identificar o tipo de complemento produzido pelos alunos nos dois registros. Interessa-nos investigar, sobretudo, as formas pronominais acusativas de 2a pessoa bem como a posição dos clíticos para estabelecer diálogo com os trabalhos que tratam das formas pronominais acusativas de 3a pessoa. Para isto, utilizamos o método variacionista de análise quantitativa, conforme estabelecido por Labov, e já consagrado em inúmeros estudos. Os resultados obtidos serão norteados pelas hipóteses descritas ao longo da introdução deste estudo, e a partir da confirmação de algumas e descarte de outras, buscaremos estabelecer uma adequação descritiva suficiente para comprovar o desaparecimento do clítico acusativo de 3a pessoa aplicado em referência ao interlocutor (Ramos 1999), substituído pela forma \"te\", ou para realinhar o clítico \"o\" no sistema pronominal da variedade paulistana do português brasileiro.
id USP_be5272f4fce7244229dfdf3557ca43f5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03032008-114747
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A realização do objeto direto em referência ao interlocutorThe effectiveness of the direct object at the interlocutor\'s referenceAprendizagemClíticoDirect objectEspecialização de formasForms specializationInterlocutorL2 inputObjeto diretoSecond personPropomos o estudo da realização do objeto direto no Português Brasileiro (PB) na referência ao interlocutor, a partir de um corpus formado essencialmente por textos produzidos por alunos do Ensino Fundamental II de uma escola particular da cidade de São Paulo. Estes textos consistem em uma proposta de redação direcionada à produção do objeto direto na referência ao interlocutor, orientados aos registros formal e informal da língua. Objetivamos identificar o tipo de complemento produzido pelos alunos nos dois registros. Interessa-nos investigar, sobretudo, as formas pronominais acusativas de 2a pessoa bem como a posição dos clíticos para estabelecer diálogo com os trabalhos que tratam das formas pronominais acusativas de 3a pessoa. Para isto, utilizamos o método variacionista de análise quantitativa, conforme estabelecido por Labov, e já consagrado em inúmeros estudos. Os resultados obtidos serão norteados pelas hipóteses descritas ao longo da introdução deste estudo, e a partir da confirmação de algumas e descarte de outras, buscaremos estabelecer uma adequação descritiva suficiente para comprovar o desaparecimento do clítico acusativo de 3a pessoa aplicado em referência ao interlocutor (Ramos 1999), substituído pela forma \"te\", ou para realinhar o clítico \"o\" no sistema pronominal da variedade paulistana do português brasileiro.The aim of this study of the effectiveness of the direct object in Brazilian Portuguese (BP) at the interlocutor\'s reference, from a corpus essentially made by texts produced by students from a private school at São Paulo city. These texts consist in a request for composition directed to the production of the direct object at the interlocutor\'s reference, guided to the formal and informal registers of the language. The objective defined here is identifying the kind of complement that is produced by the students at the formal and informal registers. The main intention is investigate the second person accusatives pronominal forms as well as the clitics position, to establish connection with studies that work with the third person accusatives pronominal forms. In this sense, it was used the quantitative method of analysis, as establish by Labov, and already considerate in many studies. The results will be guided by the hypotheses described at the introduction of this study and from the confirmation of some hypotheses and the discard of others there will be establish a suit descriptive sufficient to corroborate the useless of the third person accusative clitic applied at the interlocutor\'s reference (Ramos 1999), replaced by the form \"te\" or to align the clitic \"o\" at the pronominal system of varieties of the Brazilian Portuguese from São Paulo.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Marilza deCamargo Junior, Arnaldo Rebello2007-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-03032008-114747/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-03032008-114747Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A realização do objeto direto em referência ao interlocutor
The effectiveness of the direct object at the interlocutor\'s reference
title A realização do objeto direto em referência ao interlocutor
spellingShingle A realização do objeto direto em referência ao interlocutor
Camargo Junior, Arnaldo Rebello
Aprendizagem
Clítico
Direct object
Especialização de formas
Forms specialization
Interlocutor
L2 input
Objeto direto
Second person
title_short A realização do objeto direto em referência ao interlocutor
title_full A realização do objeto direto em referência ao interlocutor
title_fullStr A realização do objeto direto em referência ao interlocutor
title_full_unstemmed A realização do objeto direto em referência ao interlocutor
title_sort A realização do objeto direto em referência ao interlocutor
author Camargo Junior, Arnaldo Rebello
author_facet Camargo Junior, Arnaldo Rebello
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Marilza de
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo Junior, Arnaldo Rebello
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Clítico
Direct object
Especialização de formas
Forms specialization
Interlocutor
L2 input
Objeto direto
Second person
topic Aprendizagem
Clítico
Direct object
Especialização de formas
Forms specialization
Interlocutor
L2 input
Objeto direto
Second person
description Propomos o estudo da realização do objeto direto no Português Brasileiro (PB) na referência ao interlocutor, a partir de um corpus formado essencialmente por textos produzidos por alunos do Ensino Fundamental II de uma escola particular da cidade de São Paulo. Estes textos consistem em uma proposta de redação direcionada à produção do objeto direto na referência ao interlocutor, orientados aos registros formal e informal da língua. Objetivamos identificar o tipo de complemento produzido pelos alunos nos dois registros. Interessa-nos investigar, sobretudo, as formas pronominais acusativas de 2a pessoa bem como a posição dos clíticos para estabelecer diálogo com os trabalhos que tratam das formas pronominais acusativas de 3a pessoa. Para isto, utilizamos o método variacionista de análise quantitativa, conforme estabelecido por Labov, e já consagrado em inúmeros estudos. Os resultados obtidos serão norteados pelas hipóteses descritas ao longo da introdução deste estudo, e a partir da confirmação de algumas e descarte de outras, buscaremos estabelecer uma adequação descritiva suficiente para comprovar o desaparecimento do clítico acusativo de 3a pessoa aplicado em referência ao interlocutor (Ramos 1999), substituído pela forma \"te\", ou para realinhar o clítico \"o\" no sistema pronominal da variedade paulistana do português brasileiro.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-03032008-114747/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-03032008-114747/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090329146556416