Holismo só na teoria: a trama dos sentimentos do acadêmico de enfermagem sobre sua formação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esperidião, Elizabeth
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-06112001-115453/
Resumo: As tendências atuais na capacitação de recursos humanos apontam para o desenvolvimento de profissionais com uma postura crítica e reflexiva, com habilidades que vão além dos aspectos técnicos, constituindo-se um grande desafio para as instituições formadoras. Na formação do enfermeiro notamos também esse movimento e apesar do amplo discurso da integralidade do ser humano, acreditamos que a dimensão técnica é ainda mais enfatizada, desconsiderando a necessidade de instrumentalizar o processo de crescimento interno do profissional. Entendemos que não há como desvincular a dimensão profissional da pessoal, ou seja, a pessoa reside no ser profissional e o profissional integra a pessoa humana, de forma dialética. A partir de um referencial humanístico, desenvolvemos este estudo em uma abordagem qualitativa, com o objetivo de identificar e analisar as percepções e os sentimentos do aluno do curso de graduação em Enfermagem, com relação à sua formação como pessoa/profissional. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais com acadêmicos da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, cujas falas foram submetidas a análise temática de conteúdo. Os resultados revelaram que os alunos percebem a formação acadêmica centrada em conhecimentos técnico-científicos, voltados especialmente ao atendimento das necessidades daqueles que vão ser assistidos, sem considerar a pessoa que os assiste, além de sinalizar que a trajetória acadêmica é permeada por vários sentimentos que aparecem em função das experiências ocorridas ao longo dela. Ficou evidenciado ainda que, em situações específicas, principalmente ligadas à área de saúde mental, o aluno tem tido a oportunidade de expressar e lidar com seus próprios sentimentos. Consideramos que esta pesquisa oferece elementos importantes a serem repensados pelas Escolas de Enfermagem, visando a formação do aluno como pessoa integral e integrada em suas ações.
id USP_be9bf64a4b7db108bdb4705eabcd6680
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06112001-115453
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Holismo só na teoria: a trama dos sentimentos do acadêmico de enfermagem sobre sua formação.Holism only in theory: the struggle of the nursing student's feelings about their education process.educação em enfermagemeducationenfermagemholismholismomental healthnursingsaúde mentalAs tendências atuais na capacitação de recursos humanos apontam para o desenvolvimento de profissionais com uma postura crítica e reflexiva, com habilidades que vão além dos aspectos técnicos, constituindo-se um grande desafio para as instituições formadoras. Na formação do enfermeiro notamos também esse movimento e apesar do amplo discurso da integralidade do ser humano, acreditamos que a dimensão técnica é ainda mais enfatizada, desconsiderando a necessidade de instrumentalizar o processo de crescimento interno do profissional. Entendemos que não há como desvincular a dimensão profissional da pessoal, ou seja, a pessoa reside no ser profissional e o profissional integra a pessoa humana, de forma dialética. A partir de um referencial humanístico, desenvolvemos este estudo em uma abordagem qualitativa, com o objetivo de identificar e analisar as percepções e os sentimentos do aluno do curso de graduação em Enfermagem, com relação à sua formação como pessoa/profissional. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais com acadêmicos da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, cujas falas foram submetidas a análise temática de conteúdo. Os resultados revelaram que os alunos percebem a formação acadêmica centrada em conhecimentos técnico-científicos, voltados especialmente ao atendimento das necessidades daqueles que vão ser assistidos, sem considerar a pessoa que os assiste, além de sinalizar que a trajetória acadêmica é permeada por vários sentimentos que aparecem em função das experiências ocorridas ao longo dela. Ficou evidenciado ainda que, em situações específicas, principalmente ligadas à área de saúde mental, o aluno tem tido a oportunidade de expressar e lidar com seus próprios sentimentos. Consideramos que esta pesquisa oferece elementos importantes a serem repensados pelas Escolas de Enfermagem, visando a formação do aluno como pessoa integral e integrada em suas ações.The current tendencies in the training of human resources appear for the professionals' development with a critical and reflexive posture, with abilities that are beside technical aspects, being constituted a great challenge to preparing institutions. In nursing formation we also noticed this tendency and, in spite of the wide speech of the human being totality, we believed that technical dimension is still the essential concern in this process. We understand that are not any separations between personnel's professional dimension, where a person resides in a professional being and the professional integrates the human person, in a dialectical way. Starting from a humanistic referential, we developed this study in a qualitative approach, and sought to identify and to analyse the student's perceptions and feelings about Nursing course and its relationship with their own formation. The data were collected through individual interviews with the academics of the Nursing College at Federal University of Goiás, whose speeches were submitted to the content analysis. The results revealed that the students understand their teaching centred in technician-scientific knowledge, specifying the needs from those that they will attend, without considering the person that attends them, besides signalling that the academic way is permeated by several feelings that appear in function of experiences that happens. We considered that the lifted up aspects in this research offer important subjects to be rethought at Nursing Colleges, in the sense of contemplate student's formation as an integral person and integrated in their actions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMunari, Denize BoutteletEsperidião, Elizabeth2001-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-06112001-115453/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:08:16Zoai:teses.usp.br:tde-06112001-115453Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:08:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Holismo só na teoria: a trama dos sentimentos do acadêmico de enfermagem sobre sua formação.
Holism only in theory: the struggle of the nursing student's feelings about their education process.
title Holismo só na teoria: a trama dos sentimentos do acadêmico de enfermagem sobre sua formação.
spellingShingle Holismo só na teoria: a trama dos sentimentos do acadêmico de enfermagem sobre sua formação.
Esperidião, Elizabeth
educação em enfermagem
education
enfermagem
holism
holismo
mental health
nursing
saúde mental
title_short Holismo só na teoria: a trama dos sentimentos do acadêmico de enfermagem sobre sua formação.
title_full Holismo só na teoria: a trama dos sentimentos do acadêmico de enfermagem sobre sua formação.
title_fullStr Holismo só na teoria: a trama dos sentimentos do acadêmico de enfermagem sobre sua formação.
title_full_unstemmed Holismo só na teoria: a trama dos sentimentos do acadêmico de enfermagem sobre sua formação.
title_sort Holismo só na teoria: a trama dos sentimentos do acadêmico de enfermagem sobre sua formação.
author Esperidião, Elizabeth
author_facet Esperidião, Elizabeth
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Munari, Denize Bouttelet
dc.contributor.author.fl_str_mv Esperidião, Elizabeth
dc.subject.por.fl_str_mv educação em enfermagem
education
enfermagem
holism
holismo
mental health
nursing
saúde mental
topic educação em enfermagem
education
enfermagem
holism
holismo
mental health
nursing
saúde mental
description As tendências atuais na capacitação de recursos humanos apontam para o desenvolvimento de profissionais com uma postura crítica e reflexiva, com habilidades que vão além dos aspectos técnicos, constituindo-se um grande desafio para as instituições formadoras. Na formação do enfermeiro notamos também esse movimento e apesar do amplo discurso da integralidade do ser humano, acreditamos que a dimensão técnica é ainda mais enfatizada, desconsiderando a necessidade de instrumentalizar o processo de crescimento interno do profissional. Entendemos que não há como desvincular a dimensão profissional da pessoal, ou seja, a pessoa reside no ser profissional e o profissional integra a pessoa humana, de forma dialética. A partir de um referencial humanístico, desenvolvemos este estudo em uma abordagem qualitativa, com o objetivo de identificar e analisar as percepções e os sentimentos do aluno do curso de graduação em Enfermagem, com relação à sua formação como pessoa/profissional. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais com acadêmicos da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, cujas falas foram submetidas a análise temática de conteúdo. Os resultados revelaram que os alunos percebem a formação acadêmica centrada em conhecimentos técnico-científicos, voltados especialmente ao atendimento das necessidades daqueles que vão ser assistidos, sem considerar a pessoa que os assiste, além de sinalizar que a trajetória acadêmica é permeada por vários sentimentos que aparecem em função das experiências ocorridas ao longo dela. Ficou evidenciado ainda que, em situações específicas, principalmente ligadas à área de saúde mental, o aluno tem tido a oportunidade de expressar e lidar com seus próprios sentimentos. Consideramos que esta pesquisa oferece elementos importantes a serem repensados pelas Escolas de Enfermagem, visando a formação do aluno como pessoa integral e integrada em suas ações.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-06112001-115453/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-06112001-115453/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256729006374912