Repensar os audiovisuais em uma proposta metapórica: em busca do sensível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vanessa Matos dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-07072017-155921/
Resumo: Permeadas pelos audiovisuais, as sociedades contemporâneas se veem cada vez mais envoltas por eles. Diferentemente do que se verificava até bem pouco tempo atrás, época em que o ato de assistir a um audiovisual implicava adequar-se às grades das emissoras ou cinemas e estar localizado geograficamente em um lugar que dispusesse de aparato técnico para aguardar o momento da exibição, hoje as telas invadiram todos os espaços e seus conteúdos são visualizados facilmente por meio de diferentes dispositivos móveis (celulares, tablets, entre outros) a qualquer momento. Mesmo num cenário marcado pela aceleração, tais materiais têm o potencial de despertar nas pessoas a sensação de que o tempo parou, resgatando memórias, possibilitando novas visões sobre assuntos que não estavam pautados para aquele momento. Partindo da hipótese de que os audiovisuais são instâncias que permitem a ampliação do olhar racional porque conseguem penetrar no sensível, esta investigação apresenta uma forma inovadora de sentir essa experiência. A partir deste ponto, não cabe mais apenas a expressão assistir, mas, sim, sentir. O métaporo, como procedimento de pesquisa no âmbito da Nova Teoria da Comunicação, permitiu que, por meio de relatos, fosse possível observar o fenômeno comunicacional em situações de ensino-aprendizagem. Finalmente, e ensejando um movimento de metaporização do metáporo, a pesquisa revela também as ressonâncias resultantes dessas vivências tendo por base o ponto de vista do sujeito (o professor) que relata e revive as experiências no momento em que as registra.
id USP_bed3438a76892d7b98f9b4d23427838f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-07072017-155921
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Repensar os audiovisuais em uma proposta metapórica: em busca do sensívelRethinking audiovisuals in a metaporous proposal: searching for the sensitiveAudiovisuaisAudiovisualsMetáporoMetáporoNew Theory of CommunicationNova Teoria da ComunicaçãoSensitiveSensívelPermeadas pelos audiovisuais, as sociedades contemporâneas se veem cada vez mais envoltas por eles. Diferentemente do que se verificava até bem pouco tempo atrás, época em que o ato de assistir a um audiovisual implicava adequar-se às grades das emissoras ou cinemas e estar localizado geograficamente em um lugar que dispusesse de aparato técnico para aguardar o momento da exibição, hoje as telas invadiram todos os espaços e seus conteúdos são visualizados facilmente por meio de diferentes dispositivos móveis (celulares, tablets, entre outros) a qualquer momento. Mesmo num cenário marcado pela aceleração, tais materiais têm o potencial de despertar nas pessoas a sensação de que o tempo parou, resgatando memórias, possibilitando novas visões sobre assuntos que não estavam pautados para aquele momento. Partindo da hipótese de que os audiovisuais são instâncias que permitem a ampliação do olhar racional porque conseguem penetrar no sensível, esta investigação apresenta uma forma inovadora de sentir essa experiência. A partir deste ponto, não cabe mais apenas a expressão assistir, mas, sim, sentir. O métaporo, como procedimento de pesquisa no âmbito da Nova Teoria da Comunicação, permitiu que, por meio de relatos, fosse possível observar o fenômeno comunicacional em situações de ensino-aprendizagem. Finalmente, e ensejando um movimento de metaporização do metáporo, a pesquisa revela também as ressonâncias resultantes dessas vivências tendo por base o ponto de vista do sujeito (o professor) que relata e revive as experiências no momento em que as registra.Permeated by audiovisuals, contemporary societies are increasingly surrounded by them. Unlike what happened until a very short time ago, when the act of watching an audiovisual implied adjusting to the grids of the broadcasters or cinemas and being located geographically in a place that had the technical apparatus to wait for the moment of the exhibition, today the screens have invaded all spaces and their contents are easily visualized through different mobile devices (cell phones, tablets, among others) at any time. Even in a scenario marked by acceleration, such materials have the potential to awaken in people the feeling that time has stopped, retrieving memories, enabling new visions on subjects that were not scheduled for that moment. Starting from the hypothesis that the audiovisuals are instances that allow the amplification of the rational look because they can penetrate the sensitive, this investigation presents an innovative way to feel this experience. From this point on, it is no longer just the use of the expression to watch, but to feel. Metaporo, as a research procedure in the scope of the New Theory of Communication, allowed that, through reports, it was possible to observe the communicational phenomenon in teaching-learning situations. Finally, and by fostering a metaporalization movement of the metáporo, the research also reveals the resonances resulting from these experiences based on the point of view of the subject (the teacher) who reports and relives the experiences at the moment of registering them.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFranco, Marilia da SilvaSantos, Vanessa Matos dos2017-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-07072017-155921/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:38:18Zoai:teses.usp.br:tde-07072017-155921Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Repensar os audiovisuais em uma proposta metapórica: em busca do sensível
Rethinking audiovisuals in a metaporous proposal: searching for the sensitive
title Repensar os audiovisuais em uma proposta metapórica: em busca do sensível
spellingShingle Repensar os audiovisuais em uma proposta metapórica: em busca do sensível
Santos, Vanessa Matos dos
Audiovisuais
Audiovisuals
Metáporo
Metáporo
New Theory of Communication
Nova Teoria da Comunicação
Sensitive
Sensível
title_short Repensar os audiovisuais em uma proposta metapórica: em busca do sensível
title_full Repensar os audiovisuais em uma proposta metapórica: em busca do sensível
title_fullStr Repensar os audiovisuais em uma proposta metapórica: em busca do sensível
title_full_unstemmed Repensar os audiovisuais em uma proposta metapórica: em busca do sensível
title_sort Repensar os audiovisuais em uma proposta metapórica: em busca do sensível
author Santos, Vanessa Matos dos
author_facet Santos, Vanessa Matos dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franco, Marilia da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Vanessa Matos dos
dc.subject.por.fl_str_mv Audiovisuais
Audiovisuals
Metáporo
Metáporo
New Theory of Communication
Nova Teoria da Comunicação
Sensitive
Sensível
topic Audiovisuais
Audiovisuals
Metáporo
Metáporo
New Theory of Communication
Nova Teoria da Comunicação
Sensitive
Sensível
description Permeadas pelos audiovisuais, as sociedades contemporâneas se veem cada vez mais envoltas por eles. Diferentemente do que se verificava até bem pouco tempo atrás, época em que o ato de assistir a um audiovisual implicava adequar-se às grades das emissoras ou cinemas e estar localizado geograficamente em um lugar que dispusesse de aparato técnico para aguardar o momento da exibição, hoje as telas invadiram todos os espaços e seus conteúdos são visualizados facilmente por meio de diferentes dispositivos móveis (celulares, tablets, entre outros) a qualquer momento. Mesmo num cenário marcado pela aceleração, tais materiais têm o potencial de despertar nas pessoas a sensação de que o tempo parou, resgatando memórias, possibilitando novas visões sobre assuntos que não estavam pautados para aquele momento. Partindo da hipótese de que os audiovisuais são instâncias que permitem a ampliação do olhar racional porque conseguem penetrar no sensível, esta investigação apresenta uma forma inovadora de sentir essa experiência. A partir deste ponto, não cabe mais apenas a expressão assistir, mas, sim, sentir. O métaporo, como procedimento de pesquisa no âmbito da Nova Teoria da Comunicação, permitiu que, por meio de relatos, fosse possível observar o fenômeno comunicacional em situações de ensino-aprendizagem. Finalmente, e ensejando um movimento de metaporização do metáporo, a pesquisa revela também as ressonâncias resultantes dessas vivências tendo por base o ponto de vista do sujeito (o professor) que relata e revive as experiências no momento em que as registra.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-07072017-155921/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-07072017-155921/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090483596558336