As flores de crepom, os andores e as procissões: interpretação das festas em Rebouças-Sumaré
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-01112022-144145/ |
Resumo: | A dissertação encontra nas festas religiosas e cívicas que acontecem em Sumaré (até 1945 denominado Rebouças) o objeto privilegiado para a interpretação das mudanças simbólicas. Rebouças-Sumaré, ao longo do século XX, passa de um tempo proeminentemente rural para um tempo fortemente vinculado à cidade e seus ritmos. Duas festas iluminam as transformações e dão sentido à essa conversão de tempo: a festa da padroeira da paróquia, Sant\'Ana, e de São Sebastião, \"protetor da peste, fome e guerra\". Sant\'Ana vincula-se, de forma mais expressiva, ao tempo urbano e aos citadinos, enquanto o santo foi eleito pela comunidade rural. O rito festivo desta comunidade, imerso num tempo simbólico, é interpretado a partir dos sentidos vividos pelos festejadores: o tempo no rito é analisado pela ferramenta metodológica estrutural, a qual auxilia a compreensão no vetor sincrônico. O rito no tempo toma-se elemento primordial para se entender uma comunidade que se altera. Novos sentidos das festas e transformação da cidade. A aproximação das duas análises se faz pela escolha metodológica alicerçada na interpretação dos sentidos do fenômeno festivo, o qual requer conceitos, métodos e posições teóricas vindos das tradições antropológica e histórica |
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As flores de crepom, os andores e as procissões: interpretação das festas em Rebouças-SumaréIndisponibleFestaFêteHermenêuticaHerméneutiqueRiteRitoSímboloSymboleA dissertação encontra nas festas religiosas e cívicas que acontecem em Sumaré (até 1945 denominado Rebouças) o objeto privilegiado para a interpretação das mudanças simbólicas. Rebouças-Sumaré, ao longo do século XX, passa de um tempo proeminentemente rural para um tempo fortemente vinculado à cidade e seus ritmos. Duas festas iluminam as transformações e dão sentido à essa conversão de tempo: a festa da padroeira da paróquia, Sant\'Ana, e de São Sebastião, \"protetor da peste, fome e guerra\". Sant\'Ana vincula-se, de forma mais expressiva, ao tempo urbano e aos citadinos, enquanto o santo foi eleito pela comunidade rural. O rito festivo desta comunidade, imerso num tempo simbólico, é interpretado a partir dos sentidos vividos pelos festejadores: o tempo no rito é analisado pela ferramenta metodológica estrutural, a qual auxilia a compreensão no vetor sincrônico. O rito no tempo toma-se elemento primordial para se entender uma comunidade que se altera. Novos sentidos das festas e transformação da cidade. A aproximação das duas análises se faz pela escolha metodológica alicerçada na interpretação dos sentidos do fenômeno festivo, o qual requer conceitos, métodos e posições teóricas vindos das tradições antropológica e históricaLes fêtes religieuses et civiques de Sumaré (ville de Rebouças jusqu\' en 1945) constituent un objet privilégié de dissertation permettant d\'interpréter la transformation des valeurs symboliques. Rebouças-Sumaré a, en effet, passé au cours du x.xcmc siecle, d\'une conception éminemment rurale du temps, à la notion d\'un temps fortement marqué par la ville et ses rythmes. Deux fêtes en particulier illustrent les changement survenus et conferent un sens à cette conversion du temps: la fête de la patronne de la paroisse, Sainte Anne et celle de Saint Sébastien qui protege les fideles contre la peste, la faim et la guerre. Sainte Anne se rattache de façon plus expressive à un temps urbain et aux citadins, alors que Saint Sébastien a été élu par la communauté rurale. Les rites des festivités de cette communauté, imprégnés de temps symboliques, sont interpretés à partir du sens qu\' ils offrent à ceux qui les vivent: !e temps du rite est analysé selon un point de vue méthodologiques structurel qui étaye la compréhension des coordennées synchroniques. Quant à la temporalité du rite elle devient élément primordial pour comprendre une communauté qui transforme les sens de ses festivités et la configuration de sa ville. On le rapprochement des deux analyses s\'effectue en fonction de la méthode choisie fondée sur l\' interpretation des divers sens assumés par le phénomène de la fête. Un tel rapprochement réunissant les traditions de l\'anthropologie et de l\'histoire se vent à la fois concept, méthode et position théoriqueBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTrindade, Liana Maria SalviaAgostini, Ailton José2002-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-01112022-144145/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-11-01T16:44:22Zoai:teses.usp.br:tde-01112022-144145Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-11-01T16:44:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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