Definição de uma Metodologia para o Desenvolvimento de Aplicações Paralelas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olivete, André Luís
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-26022018-141916/
Resumo: O desenvolvimento de aplicações paralelas é uma tarefa complexa. Esse tipo de aplicação possui um grande potencial para comportamento não determinístico. Para a resolução deste problema podem ser utilizadas ferramentas de auxilio à programação paralela. Também são necessárias metodologias de desenvolvimento de software para a obtenção de programas com qualidade e desempenho satisfatórios. Este trabalho apresenta a UMP2D, uma metodologia orientada a objetos para o desenvolvimento de aplicações paralelas. Esta metodologia faz o uso da UML (Unified Modeling Language) como linguagem de modelagem e introduz novos processos de desenvolvimento de aplicações paralelas. A UMP2D atende aos principais requisitos de desenvolvimento de programas paralelos tais como o balanceamento eficiente de carga, a minimização da comunicação entre os elementos de processamento e a maximização da eficiência computacional. Neste trabalho também é proposto um ambiente CASE (Computer Aided Software Engineering) para o desenvolvimento de aplicações paralelas utilizando a metodologia UMP2D.
id USP_bf65d1a849bb90dba67b06637576ea31
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26022018-141916
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Definição de uma Metodologia para o Desenvolvimento de Aplicações ParalelasNot availableNão disponívelNot availableO desenvolvimento de aplicações paralelas é uma tarefa complexa. Esse tipo de aplicação possui um grande potencial para comportamento não determinístico. Para a resolução deste problema podem ser utilizadas ferramentas de auxilio à programação paralela. Também são necessárias metodologias de desenvolvimento de software para a obtenção de programas com qualidade e desempenho satisfatórios. Este trabalho apresenta a UMP2D, uma metodologia orientada a objetos para o desenvolvimento de aplicações paralelas. Esta metodologia faz o uso da UML (Unified Modeling Language) como linguagem de modelagem e introduz novos processos de desenvolvimento de aplicações paralelas. A UMP2D atende aos principais requisitos de desenvolvimento de programas paralelos tais como o balanceamento eficiente de carga, a minimização da comunicação entre os elementos de processamento e a maximização da eficiência computacional. Neste trabalho também é proposto um ambiente CASE (Computer Aided Software Engineering) para o desenvolvimento de aplicações paralelas utilizando a metodologia UMP2D.The development of parallel software is a complex task. Parallel programs have high potential to non-deterministic behavior. Parallel tools can be used to overcome this problem, but software methodologies are needed in order to obtain high-performance and high-quality software. The UMP2D is an object-ariented methodology for the development of parallel software. This methodology malces extensive use of UML (Unified Modeling Language) diagrams and presents a new development process for parallel applications. UMP2D provides support to the main parallel software requirements, namely, load balancing, reduced inter-process conununication and maximum computing efficiency. This work also presents a proposal for a CASE (Computer Aided Software Engineering) environment for the development of parallel software using UMP2D.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTrindade Junior, OnofreOlivete, André Luís2000-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-26022018-141916/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-26022018-141916Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Definição de uma Metodologia para o Desenvolvimento de Aplicações Paralelas
Not available
title Definição de uma Metodologia para o Desenvolvimento de Aplicações Paralelas
spellingShingle Definição de uma Metodologia para o Desenvolvimento de Aplicações Paralelas
Olivete, André Luís
Não disponível
Not available
title_short Definição de uma Metodologia para o Desenvolvimento de Aplicações Paralelas
title_full Definição de uma Metodologia para o Desenvolvimento de Aplicações Paralelas
title_fullStr Definição de uma Metodologia para o Desenvolvimento de Aplicações Paralelas
title_full_unstemmed Definição de uma Metodologia para o Desenvolvimento de Aplicações Paralelas
title_sort Definição de uma Metodologia para o Desenvolvimento de Aplicações Paralelas
author Olivete, André Luís
author_facet Olivete, André Luís
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Trindade Junior, Onofre
dc.contributor.author.fl_str_mv Olivete, André Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Não disponível
Not available
topic Não disponível
Not available
description O desenvolvimento de aplicações paralelas é uma tarefa complexa. Esse tipo de aplicação possui um grande potencial para comportamento não determinístico. Para a resolução deste problema podem ser utilizadas ferramentas de auxilio à programação paralela. Também são necessárias metodologias de desenvolvimento de software para a obtenção de programas com qualidade e desempenho satisfatórios. Este trabalho apresenta a UMP2D, uma metodologia orientada a objetos para o desenvolvimento de aplicações paralelas. Esta metodologia faz o uso da UML (Unified Modeling Language) como linguagem de modelagem e introduz novos processos de desenvolvimento de aplicações paralelas. A UMP2D atende aos principais requisitos de desenvolvimento de programas paralelos tais como o balanceamento eficiente de carga, a minimização da comunicação entre os elementos de processamento e a maximização da eficiência computacional. Neste trabalho também é proposto um ambiente CASE (Computer Aided Software Engineering) para o desenvolvimento de aplicações paralelas utilizando a metodologia UMP2D.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-04-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-26022018-141916/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-26022018-141916/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091086550827008