O discurso evidente: um estudo da descrição na obra impressa de Manuel Botelho de Oliveira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-26112019-110507/ |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado intenta estudar a descriptio (isto é, descrição) a partir de duas vias: uma, a da doutrina configurada e estabelecida em preceptivas retóricas e gramaticais, sobretudo aquelas produzidas a partir do fim do século XV, passando por todos os séculos XVI e XVII, bem como a primeira década do século XVIII, tomando como referência manuais tais como a tradução latina dos progymnásmata de Aftônio (século IV) feita por Rudolph Agricola (1543-1485), o De Utraque Verborum ac Rerum Copia (1513), de Desidério Erasmo, o De Oratione (1558) de Antoni Llull i Cases, e as Rhetoricae Exercitationes (1569) de Alfonso de Torres; outra, a da prática, analisando como as normas e as prescrições se manifestam na produção letrada deste recorte, e, para tal, elegendo como parâmetro a poesia impressa de Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711), a dizer Musica do Parnasso (1705). Daí, a presente dissertação se apresenta como uma análise retórica de poemas deste autor a partir de espécies de descriptio identificadas na doutrina: chronographia (descrição de tempos), rerum descriptio (descrição de coisa), prosopographia (descrição de personagens) e topographia (descrição de lugares). Além de analisá-los sob a luz dos preceitos retóricos, os poemas são cotejados com os de outros autores do mesmo período, a fim de que se possa atestar a adequação de poeta às prescrições ou a sua eventual divergência. |
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O discurso evidente: um estudo da descrição na obra impressa de Manuel Botelho de OliveiraThe evident discourse: a study on the printed work of Manuel Botelho de Oliveira17th century lettersDescriçãoDescriptionLetras seiscentistasManuel Botelho de OliveiraManuel Botelho de OliveiraPoéticaPoeticsRetóricaRhetoricEsta dissertação de mestrado intenta estudar a descriptio (isto é, descrição) a partir de duas vias: uma, a da doutrina configurada e estabelecida em preceptivas retóricas e gramaticais, sobretudo aquelas produzidas a partir do fim do século XV, passando por todos os séculos XVI e XVII, bem como a primeira década do século XVIII, tomando como referência manuais tais como a tradução latina dos progymnásmata de Aftônio (século IV) feita por Rudolph Agricola (1543-1485), o De Utraque Verborum ac Rerum Copia (1513), de Desidério Erasmo, o De Oratione (1558) de Antoni Llull i Cases, e as Rhetoricae Exercitationes (1569) de Alfonso de Torres; outra, a da prática, analisando como as normas e as prescrições se manifestam na produção letrada deste recorte, e, para tal, elegendo como parâmetro a poesia impressa de Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711), a dizer Musica do Parnasso (1705). Daí, a presente dissertação se apresenta como uma análise retórica de poemas deste autor a partir de espécies de descriptio identificadas na doutrina: chronographia (descrição de tempos), rerum descriptio (descrição de coisa), prosopographia (descrição de personagens) e topographia (descrição de lugares). Além de analisá-los sob a luz dos preceitos retóricos, os poemas são cotejados com os de outros autores do mesmo período, a fim de que se possa atestar a adequação de poeta às prescrições ou a sua eventual divergência.The following Master\'s Dissertation intends to study the concept of descriptio (i.e. description) from two perspectives: the first, theoretical, delves into the doctrine devised and established in rhetorical and grammatical handbooks, especially those produced between the end of 15th C. and the first decade of 18th C. Among the manuals consulted are the translation of Aphthonius\' Progymnasmata made by Rudolphus Agricola (4thC.), De Utraque Verborum ac Rerum Copia (1513), by Desiderius Erasmus, De Oratione (1558), by Antoni Llull i Cases and the Rhetoricae Exercitationes (1569), by Alfonso de Torres. The second, practical perspective demonstrates how the rules and norms presented in the manuals are employed in the period\'s bookish production, electing the printed poetical production of Manuel Botelho de Oliverira, namely the collection Musica do Parnasso (1705), as the principal text of reference. The following dissertation is thus presented as a rhetorical analysis of Botelho\'s production, taking as principal object the concept of descriptio and its subdivisions, as identified in the manuals: chronographia (description of times), rerum descriptio (description of things), prosopographia (description of characters) and topografia (description of places). In addition to the rhetorical analysis, Botelho\'s poems are compared to the works of other contemporary authors so as to demonstrate the poets adequation to the prescriptions or his possible departures from them.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMuhana, Adma FadulZuccaro, Leonardo2019-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-26112019-110507/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-29T23:08:02Zoai:teses.usp.br:tde-26112019-110507Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-29T23:08:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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