A construção do caminho: a estruturação da metrópole pela conformação técnica das várzeas e planícies fluviais da Bacia de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-07022024-113209/ |
Resumo: | Esta tese é uma interpretação do processo de construção técnica do espaço físico da metrópole de São Paulo. A hipótese que motiva é a identificação das várzeas e planícies fluviais da Bacia de São Paulo como território estruturante das relações metropolitanas de uso e ocupação do território. A análise do processo de transformação das várzeas demonstra a existência de um conjunto de ações conseqüentes desdobradas na construção da base material necessária ao desenvolvimento industrial. A associação dos recursos hídricos, dos terrenos disponíveis e da implantação das vias de comunicação estruturais da metrópole caracteriza a condição estratégica das várzeas. A atualização dos programas de uso atribuídos às águas, ao patrimônio fabril subutilizado e ao sistema ferroviário são os fatores propulsores das novas mudanças das formas de ocupação do território. Reafirma a condição estruturante das várzeas para a metrópole que se organiza após o ciclo de industrialização de São Paulo. Esta interpretação é construída por meio de uma sucessão de leituras iconográficas, em especial de cartografias. A organização do material coletado trama uma narrativa visual desse processo. |
id |
USP_bf80215f1fd1da08389a1e2089d0f51f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-07022024-113209 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A construção do caminho: a estruturação da metrópole pela conformação técnica das várzeas e planícies fluviais da Bacia de São PauloNot availableGeografia urbana (São Paulo - SP)Not availablePlanejamento territorial urbano (São Paulo - SP)Transporte urbano (São Paulo - SP)Urbanização (São Paulo - SP)Esta tese é uma interpretação do processo de construção técnica do espaço físico da metrópole de São Paulo. A hipótese que motiva é a identificação das várzeas e planícies fluviais da Bacia de São Paulo como território estruturante das relações metropolitanas de uso e ocupação do território. A análise do processo de transformação das várzeas demonstra a existência de um conjunto de ações conseqüentes desdobradas na construção da base material necessária ao desenvolvimento industrial. A associação dos recursos hídricos, dos terrenos disponíveis e da implantação das vias de comunicação estruturais da metrópole caracteriza a condição estratégica das várzeas. A atualização dos programas de uso atribuídos às águas, ao patrimônio fabril subutilizado e ao sistema ferroviário são os fatores propulsores das novas mudanças das formas de ocupação do território. Reafirma a condição estruturante das várzeas para a metrópole que se organiza após o ciclo de industrialização de São Paulo. Esta interpretação é construída por meio de uma sucessão de leituras iconográficas, em especial de cartografias. A organização do material coletado trama uma narrativa visual desse processo.This study is an interpretation of the technical construction process of physical space constituting the metropolis of Sao Paulo. The driving hypothesis for the performance of this study is the identification of riverbanks and fluvial plains areas at Sao Paulo Basin Rivers as structuring territory for metropolitan relationships concerning territory use and occupation. The analysis of riverbanks transformation process shows an existing set of consequent actions unfolded throughout the construction of material base necessary for industrial development. The combination of metropolis water resources, available land, and implementation of communication means, typifies the strategic status of riverbank areas. The up-dating of programs of uses attributed to water resources, sub-used industrial patrimony, and to the railway system are the propelling factors for new changes in the way territory are occupied. Such up-dating restate the structuring status of riverbank areas through Sao Paulo metropolis, which is organized after its industrialization cycle. This interpretation is built-up by a succession of iconographic readings, especially cartographies. The organization of collected material is the ground for the visual narrative of this process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlmeida, Eduardo Luiz Paulo Riesencampf deFranco, Fernando de Mello2005-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-07022024-113209/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-02-19T13:06:02Zoai:teses.usp.br:tde-07022024-113209Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-02-19T13:06:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção do caminho: a estruturação da metrópole pela conformação técnica das várzeas e planícies fluviais da Bacia de São Paulo Not available |
title |
A construção do caminho: a estruturação da metrópole pela conformação técnica das várzeas e planícies fluviais da Bacia de São Paulo |
spellingShingle |
A construção do caminho: a estruturação da metrópole pela conformação técnica das várzeas e planícies fluviais da Bacia de São Paulo Franco, Fernando de Mello Geografia urbana (São Paulo - SP) Not available Planejamento territorial urbano (São Paulo - SP) Transporte urbano (São Paulo - SP) Urbanização (São Paulo - SP) |
title_short |
A construção do caminho: a estruturação da metrópole pela conformação técnica das várzeas e planícies fluviais da Bacia de São Paulo |
title_full |
A construção do caminho: a estruturação da metrópole pela conformação técnica das várzeas e planícies fluviais da Bacia de São Paulo |
title_fullStr |
A construção do caminho: a estruturação da metrópole pela conformação técnica das várzeas e planícies fluviais da Bacia de São Paulo |
title_full_unstemmed |
A construção do caminho: a estruturação da metrópole pela conformação técnica das várzeas e planícies fluviais da Bacia de São Paulo |
title_sort |
A construção do caminho: a estruturação da metrópole pela conformação técnica das várzeas e planícies fluviais da Bacia de São Paulo |
author |
Franco, Fernando de Mello |
author_facet |
Franco, Fernando de Mello |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Eduardo Luiz Paulo Riesencampf de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Fernando de Mello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia urbana (São Paulo - SP) Not available Planejamento territorial urbano (São Paulo - SP) Transporte urbano (São Paulo - SP) Urbanização (São Paulo - SP) |
topic |
Geografia urbana (São Paulo - SP) Not available Planejamento territorial urbano (São Paulo - SP) Transporte urbano (São Paulo - SP) Urbanização (São Paulo - SP) |
description |
Esta tese é uma interpretação do processo de construção técnica do espaço físico da metrópole de São Paulo. A hipótese que motiva é a identificação das várzeas e planícies fluviais da Bacia de São Paulo como território estruturante das relações metropolitanas de uso e ocupação do território. A análise do processo de transformação das várzeas demonstra a existência de um conjunto de ações conseqüentes desdobradas na construção da base material necessária ao desenvolvimento industrial. A associação dos recursos hídricos, dos terrenos disponíveis e da implantação das vias de comunicação estruturais da metrópole caracteriza a condição estratégica das várzeas. A atualização dos programas de uso atribuídos às águas, ao patrimônio fabril subutilizado e ao sistema ferroviário são os fatores propulsores das novas mudanças das formas de ocupação do território. Reafirma a condição estruturante das várzeas para a metrópole que se organiza após o ciclo de industrialização de São Paulo. Esta interpretação é construída por meio de uma sucessão de leituras iconográficas, em especial de cartografias. A organização do material coletado trama uma narrativa visual desse processo. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-06-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-07022024-113209/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-07022024-113209/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256776529936384 |