Qualidade na ficção televisiva brasileira: as críticas especializada e popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Clarice Greco
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-10012013-164608/
Resumo: O presente estudo visa a elaboração de um diagnóstico crítico sobre a chamada qualidade da ficção televisiva brasileira, buscando levantar, compreender e analisar critérios que possam constituir uma base para a avaliação das produções ficcionais televisivas no Brasil. Tomando como linha teórica um conjunto de pesquisadores que defendem a qualidade como uma questão subjetiva, o estudo pretende investigar esse conceito por meio de uma avaliação da crítica. No caso da televisão brasileira, nota-se além da crítica especializada de televisão uma grande presença da opinião popular, que demonstra forte participação pública em relação às ficções, pautada na construção de uma fala coletiva que representaria um senso comum, no sentido kantiano. Nesse contexto, a análise envolve dois pontos de vista: o da crítica especializada, divida entre jornalística e acadêmica, e o da crítica popular. Para isso, pretende analisar a crítica por meio das premiações que contemplam ficções televisivas, estabelecendo um paralelo entre as cerimônias que contam com júri popular e as eleitas por júri profissional, para que seja possível discutir as relações entre as opiniões do público e da crítica especializada. Além disso, questionários foram aplicados para jornalistas e estudiosos que escrevem sobre televisão e para o público da internet, buscando colher informações que possibilitem compreender seus critérios de avaliação. A estrutura teórica do trabalho, que servirá de modelo para uma avaliação crítica de atuais formas de participação, é composta por leituras dos diálogos acerca da noção de qualidade televisiva debatida por diversos autores nacionais e internacionais, da importância da crítica, levando-se em consideração a noção de gosto trabalhada por Bourdieu (A Distinção, 2008), relacionada à Crítica do Juízo de Kant, com enfoque para a relação entre gosto e senso comum.
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