Estudo do gesto em material cerâmico do sítio Gramado - município de Brotas / São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sallum, Marianne
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-18102011-084830/
Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo aprofundado do material cerâmico do sítio Gramado situado no município de Brotas, Vale Médio do Rio Tietê, SP, acondicionado no Museu de Arqueologia da USP desde 1994, associado à tradição Tupiguarani. A pesquisa envolveu diversas abordagens metodológicas e técnicas: análise da distribuição das peças cerâmicas no sítio, mapeamento de densidade; análise de atributos cerâmicos pautada na metodologia de pesquisa de literatura pretérita; análise de vestígios químicos e fluorescência de raios-X, com o intuito de compreender aspectos relacionados aos pigmentos químicos, pasta cerâmica e possíveis atribuições de uso dos fragmentos cerâmicos; reconstituição da cadeia operatória, desde a escolha de materiais até a definição de formas e traços, identificação de pigmentos, aplicação de engobo, processo de secagem e tempo/temperatura de queima de uma peça. Todas as análises tiveram como eixo norteador a Experimentação como forma de compreender atitudes corporais impressas na argila, partindo de escolhas tecnológicas e artísticas do grupo estudado. A análise de distribuição mostrou que ao redor de onde foi encontrada a urna funerária que levou à descoberta do sítio, há grandes concentrações de fragmentos (centenas por m2) que demonstram que o sítio é promissor para novas escavações. A análise de tributos cerâmicos mostrou grande diversidade de formas, decorações, espessuras, que serviram de base para a abordagem da experimentação. A dominância foi de decorações plásticas, mas com pinturas claramente associadas à tradição tupiguarani. A análise de pinturas reproduziu padrões geométricos, ricos em fundos brancos, faixas transversais vermelhas e rica ornamentação em preto. As pesquisas com fluorescência de raios-X indicaram que as pastas são relativamente homogêneas e que as pinturas são de natureza mineral. O conjunto de análises mostrou que as pinturas foram aplicadas pela técnica do engobo, ou seja, pigmentação mineral antes da queima, quando as peças atingem o ponto de couro. A análise de atributos e a experimentação permitiram também reconstruir os passos da cadeia operatória e esclarecer que as pinturas eram aplicadas antes da queima e que as decorações corrugadas também estão associadas a gestos naturais para a união de roletes e não são, necessariamente, intenções decorativas. A experimentação mostrou que a cerâmica necessita de um tempo preciso para a aplicação de pinturas e que a preparação das peças exige grande domínio da técnica, bem como condições sociais adequadas para a produção de peças, sua secagem e queima. Assim a experimentação corroborou a hipótese de que a cerâmica expressa também características culturais e sociais. Este trabalho demonstrou que o estudo do gestual reflete, não somente questões individuais pertinentes ao artesão, mas também as relações sociais e organizacionais de uma sociedade marcadas no material cerâmico.
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A pesquisa envolveu diversas abordagens metodológicas e técnicas: análise da distribuição das peças cerâmicas no sítio, mapeamento de densidade; análise de atributos cerâmicos pautada na metodologia de pesquisa de literatura pretérita; análise de vestígios químicos e fluorescência de raios-X, com o intuito de compreender aspectos relacionados aos pigmentos químicos, pasta cerâmica e possíveis atribuições de uso dos fragmentos cerâmicos; reconstituição da cadeia operatória, desde a escolha de materiais até a definição de formas e traços, identificação de pigmentos, aplicação de engobo, processo de secagem e tempo/temperatura de queima de uma peça. Todas as análises tiveram como eixo norteador a Experimentação como forma de compreender atitudes corporais impressas na argila, partindo de escolhas tecnológicas e artísticas do grupo estudado. A análise de distribuição mostrou que ao redor de onde foi encontrada a urna funerária que levou à descoberta do sítio, há grandes concentrações de fragmentos (centenas por m2) que demonstram que o sítio é promissor para novas escavações. A análise de tributos cerâmicos mostrou grande diversidade de formas, decorações, espessuras, que serviram de base para a abordagem da experimentação. A dominância foi de decorações plásticas, mas com pinturas claramente associadas à tradição tupiguarani. A análise de pinturas reproduziu padrões geométricos, ricos em fundos brancos, faixas transversais vermelhas e rica ornamentação em preto. As pesquisas com fluorescência de raios-X indicaram que as pastas são relativamente homogêneas e que as pinturas são de natureza mineral. O conjunto de análises mostrou que as pinturas foram aplicadas pela técnica do engobo, ou seja, pigmentação mineral antes da queima, quando as peças atingem o ponto de couro. A análise de atributos e a experimentação permitiram também reconstruir os passos da cadeia operatória e esclarecer que as pinturas eram aplicadas antes da queima e que as decorações corrugadas também estão associadas a gestos naturais para a união de roletes e não são, necessariamente, intenções decorativas. A experimentação mostrou que a cerâmica necessita de um tempo preciso para a aplicação de pinturas e que a preparação das peças exige grande domínio da técnica, bem como condições sociais adequadas para a produção de peças, sua secagem e queima. Assim a experimentação corroborou a hipótese de que a cerâmica expressa também características culturais e sociais. Este trabalho demonstrou que o estudo do gestual reflete, não somente questões individuais pertinentes ao artesão, mas também as relações sociais e organizacionais de uma sociedade marcadas no material cerâmico.This dissertation presents a deep study on pottery material related to tupiguarani tradition from Gramado archeological site, located at Brotas county, middle Tietê valley, São Paulo State, Brasil. These materials were deposited in University of São Paulo Museum of Archeology and Ethnology (MAE-USP), since 1994. This research used several approaches and techniques, including distribution analysis, density mapping, ceramic attribute analysis, chemical vestiges analysis, X-ray fluorescence, experimentation approach and research in previous literature, all them aiming to understand features related to pottery, possible uses, reconstitution of \"chaine operatoire\" (operating chain). The analysis begins at material choice, reaching pigment identification, engobe application, drying process, temperature and time burning process. All analysis had as leading axis the \"experimentation\" approach, as a way for comprehension of body attitude printed in clay. This analysis started from artistic and technological choices from the studied population. The spatial distribution analysis showed that, where the funerary vessel it was found (that lead to the discovery of the archeological site). There were some interesting ceramic fragment concentrations (hundreds per square meter) that demonstrate that this site is very rich and promising for new excavations. The ceramic attribute analysis showed a broad diversity of forms, decorations, thicknesses and served as basis for experimentation research. It was found the domination of plastic decorations, but many paintings, clearly related to \"tupiguarani\" tradition. The painting analysis reproduced geometric patterns, rich in white backgrounds, red transversal rows, and rich in black drawings. The x-ray fluorescence analysis showed that ceramic paste was relatively homogeneous and that paintings had mineral nature. The analysis showed that paintings were set by the engobe technique, what means that mineral stains were applied before burning, when ceramics was reaching a certain humidity level called \"ponto de couro\" (literally leather point). That point is the humidity that the piece is suitable to receive engobe and fix it so after drying is suitable to go to oven. The attribute analysis and experimentation approach allowed reconstructing steps of a plausible operating chain, clarifying that painting were applied before burning and corrugate decoration was associated to natural gests used when connecting clay rolls, not necessary related to decorative motivation. The experimentation approach showed that the ceramic pieces need a precise time for painting application (engobe) and that the piece fabrication demands a deep domination of pottery techniques, as well as particular social conditions, suitable for pottery production, correct dying and proper controlled burning. So the experimentation approach has corroborated the idea that the pottery also express cultural and social features, expressed in clay. This work demonstrated that the gesture study reflects, not only, individual aspects, but as well social relations, organizational aspects of a society, printed in burned clay.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAfonso, Marisa CoutinhoSallum, Marianne2011-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-18102011-084830/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-18102011-084830Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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description Esta dissertação apresenta um estudo aprofundado do material cerâmico do sítio Gramado situado no município de Brotas, Vale Médio do Rio Tietê, SP, acondicionado no Museu de Arqueologia da USP desde 1994, associado à tradição Tupiguarani. A pesquisa envolveu diversas abordagens metodológicas e técnicas: análise da distribuição das peças cerâmicas no sítio, mapeamento de densidade; análise de atributos cerâmicos pautada na metodologia de pesquisa de literatura pretérita; análise de vestígios químicos e fluorescência de raios-X, com o intuito de compreender aspectos relacionados aos pigmentos químicos, pasta cerâmica e possíveis atribuições de uso dos fragmentos cerâmicos; reconstituição da cadeia operatória, desde a escolha de materiais até a definição de formas e traços, identificação de pigmentos, aplicação de engobo, processo de secagem e tempo/temperatura de queima de uma peça. Todas as análises tiveram como eixo norteador a Experimentação como forma de compreender atitudes corporais impressas na argila, partindo de escolhas tecnológicas e artísticas do grupo estudado. A análise de distribuição mostrou que ao redor de onde foi encontrada a urna funerária que levou à descoberta do sítio, há grandes concentrações de fragmentos (centenas por m2) que demonstram que o sítio é promissor para novas escavações. A análise de tributos cerâmicos mostrou grande diversidade de formas, decorações, espessuras, que serviram de base para a abordagem da experimentação. A dominância foi de decorações plásticas, mas com pinturas claramente associadas à tradição tupiguarani. A análise de pinturas reproduziu padrões geométricos, ricos em fundos brancos, faixas transversais vermelhas e rica ornamentação em preto. As pesquisas com fluorescência de raios-X indicaram que as pastas são relativamente homogêneas e que as pinturas são de natureza mineral. O conjunto de análises mostrou que as pinturas foram aplicadas pela técnica do engobo, ou seja, pigmentação mineral antes da queima, quando as peças atingem o ponto de couro. A análise de atributos e a experimentação permitiram também reconstruir os passos da cadeia operatória e esclarecer que as pinturas eram aplicadas antes da queima e que as decorações corrugadas também estão associadas a gestos naturais para a união de roletes e não são, necessariamente, intenções decorativas. A experimentação mostrou que a cerâmica necessita de um tempo preciso para a aplicação de pinturas e que a preparação das peças exige grande domínio da técnica, bem como condições sociais adequadas para a produção de peças, sua secagem e queima. Assim a experimentação corroborou a hipótese de que a cerâmica expressa também características culturais e sociais. Este trabalho demonstrou que o estudo do gestual reflete, não somente questões individuais pertinentes ao artesão, mas também as relações sociais e organizacionais de uma sociedade marcadas no material cerâmico.
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