Estilos parentais e desenvolvimento cognitivo de bebês nascidos prematuros: uma revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-05082024-172749/ |
Resumo: | A prematuridade em bebês é caracterizada a partir das semanas de idade gestacional. Bebês considerados prematuros ou pré-termos são aqueles nascidos abaixo de 37 semanas. Estima-se que anualmente nascem em torno de 15 milhões de bebês prematuros, ou seja, aproximadamente um em cada 10 bebês. No Brasil os dados do Sistema Único de Saúde (SUS), referente a 2015, apontam que o índice de nascimentos pré-termos foi de 10%, em um total de mais de 3 milhões de bebês. Crianças nascidas prematuras apresentam taxas mais altas de problemas no neurodesenvolvimento em comparação a crianças nascidas no período gestacional esperado, e os bebês muito prematuros e prematuros extremos sofrem ainda maior risco de apresentação de atrasos desenvolvimentais. Diversas intervenções são apontadas como centrais na contribuição para o desenvolvimento satisfatório de bebês prematuros, contudo o foco na orientação parental têm sido uma das principais vias de intervenção. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi realizar uma revisão sistemática sobre a relação entre estilos parentais e desenvolvimento cognitivo de crianças nascidas prematuras. Para tanto, buscaram-se estudos publicados nos últimos cinco anos, sem limitação de língua, em seis bases de dados nacionais e internacionais. Foram utilizados descritores de acordo com o levantamento feito no período pré-análise de dados. Para ser incluído na revisão, o estudo deveria ter sido publicado entre 2017 a 2022, ter como objeto de estudo crianças nascidas prematuras e apresentar intervenções ou aplicação de questionários de estilos parentais. Estudos de revisão, estudos teóricos e estudos de validação de instrumentos foram excluídos. Após a seleção, cinco artigos foram para análise primária, que envolveu a apresentação de um panorama geral dos estudos analisados, sumarizando-os por autor, ano, país de origem, público-alvo, método de avaliação e procedimentos. Na segunda análise foi realizado um resumo e sistematização dos achados de cada estudo selecionado. |
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Estilos parentais e desenvolvimento cognitivo de bebês nascidos prematuros: uma revisão sistemáticaParenting styles and cognitive development of preterm infants: a systematic reviewCogniçãoCognitionEstilos parentaisParenting stylesPrematuridadePrematurityA prematuridade em bebês é caracterizada a partir das semanas de idade gestacional. Bebês considerados prematuros ou pré-termos são aqueles nascidos abaixo de 37 semanas. Estima-se que anualmente nascem em torno de 15 milhões de bebês prematuros, ou seja, aproximadamente um em cada 10 bebês. No Brasil os dados do Sistema Único de Saúde (SUS), referente a 2015, apontam que o índice de nascimentos pré-termos foi de 10%, em um total de mais de 3 milhões de bebês. Crianças nascidas prematuras apresentam taxas mais altas de problemas no neurodesenvolvimento em comparação a crianças nascidas no período gestacional esperado, e os bebês muito prematuros e prematuros extremos sofrem ainda maior risco de apresentação de atrasos desenvolvimentais. Diversas intervenções são apontadas como centrais na contribuição para o desenvolvimento satisfatório de bebês prematuros, contudo o foco na orientação parental têm sido uma das principais vias de intervenção. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi realizar uma revisão sistemática sobre a relação entre estilos parentais e desenvolvimento cognitivo de crianças nascidas prematuras. Para tanto, buscaram-se estudos publicados nos últimos cinco anos, sem limitação de língua, em seis bases de dados nacionais e internacionais. Foram utilizados descritores de acordo com o levantamento feito no período pré-análise de dados. Para ser incluído na revisão, o estudo deveria ter sido publicado entre 2017 a 2022, ter como objeto de estudo crianças nascidas prematuras e apresentar intervenções ou aplicação de questionários de estilos parentais. Estudos de revisão, estudos teóricos e estudos de validação de instrumentos foram excluídos. Após a seleção, cinco artigos foram para análise primária, que envolveu a apresentação de um panorama geral dos estudos analisados, sumarizando-os por autor, ano, país de origem, público-alvo, método de avaliação e procedimentos. Na segunda análise foi realizado um resumo e sistematização dos achados de cada estudo selecionado.Prematurity in babies is characterized by weeks of gestational age. Babies considered premature or preterm are those born below 37 weeks. It is estimated that around 15 million premature babies are born annually, that is, approximately one in 10 babies. In Brazil, data from the Unified Health System (SUS), referring to 2015, indicate that the rate of preterm births was 10%, in a total of more than 3 million babies. Children born preterm have higher rates of neurodevelopmental problems compared to children born within the expected gestational period, and very preterm and extremely preterm infants are at even greater risk for developmental delays. Several interventions are identified as central in contributing to the satisfactory development of premature babies, however the focus on parental guidance has been one of the main methods of intervention. Thus, the aim of this study was to execute a systematic review on the relationship between parenting styles and cognitive development of children born prematurely. To this end, we searched for studies published in the last five years, without language limitations, in six national and international databases. Descriptors were used in accordance with the survey carried out in the pre-data analysis period. To be included in the review, the study must have been published between 2017 and 2022, target children born prematurely and present interventions or application of parenting style questionnaires. Review studies, theoretical studies and instrument validation studies were excluded. After the selection, five articles were selected for primary analysis, which involved presenting a general overview of the studies analyzed, summarizing them by author, year, country of origin, target audience, evaluation method and procedures. In the second analysis, a summary and systematization of the findings of each selected study was carried out.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLeme, Maria Isabel da SilvaLima, Antonia Valesca Romão de2024-05-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-05082024-172749/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-05T20:47:02Zoai:teses.usp.br:tde-05082024-172749Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-05T20:47:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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