Intervenção breve para os problemas relacionados ao uso do álcool: avaliação de atitudes entre estudantes de enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-16112010-103542/ |
Resumo: | O estudo teve como objetivo avaliar o efeito de um curso de intervenção breve sobre o uso de álcool, as atitudes e os níveis de conhecimento dos estudantes de enfermagem quanto ao uso, uso nocivo e dependência de álcool. A amostra foi constituída por 120 estudantes de um curso de graduação em enfermagem. Trata-se de estudo da abordagem quantitativa, analítico, experimental, de coorte prospectiva. Os estudantes foram divididos em dois grupos, um grupo que recebeu o curso (grupo experimental) e um grupo que não recebeu o curso (grupo comparado). O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado, contendo: identificação sociodemográfica, o Teste de Identificação do Uso do Álcool.,o conhecimentos sobre o consumo de álcool e a assistência, e a escala de atitudes The Seaman & Mannello Nurse\'s Attitudes Toward Alcohol and Alcoholism Scale. Os dados foram coletados antes do curso e um mês após a realização do mesmo. Verificou-se que a média de idade foi de 20,7 anos, predominantemente do sexo feminino, solteiros, católicos, 81,6% não possuíam outro curso técnico ou de graduação, residindo com os pais; 63,3% dos alunos grupo experimental e 36,6% dos alunos do grupo comparado frequentam festas uma vez por mês ou menos. A maioria dos estudantes respondeu que não dorme em sala ou chega atrasado após frequentarem festa na noite anterior. Quanto ao consumo de álcool, após o curso houve pequena diminuição do número de estudantes do grupo experimental (de 93,3 para 85%) que consumiam álcool em níveis de baixo risco. Entre os estudantes do grupo comparado, essa relação foi inversa, (de 81,6 para 90%); houve uma diminuição do consumo de álcool entre oito estudantes do grupo comparado. Quanto ao nível de conhecimento, os estudantes do grupo experimental apresentaram melhoras após o curso. Em relação às atitudes, verificou se que as mesmas se tornam mais positivas após receberem um curso de intervenção breve. Percebeu-se que, entre os estudantes de ambos os grupos, quanto maior a idade, melhores serão as atitudes relacionadas à disponibilidade para tratar alcoolistas. Entre os alunos do grupo experimental, antes do curso, foi verificado que, quanto maior o consumo de álcool, mais positivas foram as atitudes relacionadas às atitudes pessoais e às habilidades para trabalhar com alcoolistas. Pode-se concluir que o curso de intervenção breve tem potencial positivo para gerar mudanças nas atitudes do futuro profissional enfermeiro, responsável por essa assistência, merecendo, assim, estar incluído enquanto conteúdo curricular dos cursos de enfermagem. |
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Intervenção breve para os problemas relacionados ao uso do álcool: avaliação de atitudes entre estudantes de enfermagemBrief intervention addressing alcohol consumption and related problems: evaluation of attitudes among nursing studentsAbuso de substânciasAtitudes e Prática em SaúdeAttitudesConhecimentosEstudantes de EnfermagemEstudos de IntervençãoHealth KnowledgeIntervention StudiesNursingPracticeStudentsSubstance- Related DisordersO estudo teve como objetivo avaliar o efeito de um curso de intervenção breve sobre o uso de álcool, as atitudes e os níveis de conhecimento dos estudantes de enfermagem quanto ao uso, uso nocivo e dependência de álcool. A amostra foi constituída por 120 estudantes de um curso de graduação em enfermagem. Trata-se de estudo da abordagem quantitativa, analítico, experimental, de coorte prospectiva. Os estudantes foram divididos em dois grupos, um grupo que recebeu o curso (grupo experimental) e um grupo que não recebeu o curso (grupo comparado). O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado, contendo: identificação sociodemográfica, o Teste de Identificação do Uso do Álcool.,o conhecimentos sobre o consumo de álcool e a assistência, e a escala de atitudes The Seaman & Mannello Nurse\'s Attitudes Toward Alcohol and Alcoholism Scale. Os dados foram coletados antes do curso e um mês após a realização do mesmo. Verificou-se que a média de idade foi de 20,7 anos, predominantemente do sexo feminino, solteiros, católicos, 81,6% não possuíam outro curso técnico ou de graduação, residindo com os pais; 63,3% dos alunos grupo experimental e 36,6% dos alunos do grupo comparado frequentam festas uma vez por mês ou menos. A maioria dos estudantes respondeu que não dorme em sala ou chega atrasado após frequentarem festa na noite anterior. Quanto ao consumo de álcool, após o curso houve pequena diminuição do número de estudantes do grupo experimental (de 93,3 para 85%) que consumiam álcool em níveis de baixo risco. Entre os estudantes do grupo comparado, essa relação foi inversa, (de 81,6 para 90%); houve uma diminuição do consumo de álcool entre oito estudantes do grupo comparado. Quanto ao nível de conhecimento, os estudantes do grupo experimental apresentaram melhoras após o curso. Em relação às atitudes, verificou se que as mesmas se tornam mais positivas após receberem um curso de intervenção breve. Percebeu-se que, entre os estudantes de ambos os grupos, quanto maior a idade, melhores serão as atitudes relacionadas à disponibilidade para tratar alcoolistas. Entre os alunos do grupo experimental, antes do curso, foi verificado que, quanto maior o consumo de álcool, mais positivas foram as atitudes relacionadas às atitudes pessoais e às habilidades para trabalhar com alcoolistas. Pode-se concluir que o curso de intervenção breve tem potencial positivo para gerar mudanças nas atitudes do futuro profissional enfermeiro, responsável por essa assistência, merecendo, assim, estar incluído enquanto conteúdo curricular dos cursos de enfermagem.This study evaluates the effect of a brief intervention addressing alcohol consumption, and attitudes and level of knowledge of nursing students regarding alcohol use, harmful use and dependency. The sample was composed of 120 students of a nursing undergraduate program. This is a quantitative, analytical, experimental and prospective cohort study. The students were divided into two groups, one received the course (experimental group) and the other did not receive the course (control group). Data were collected through a structured questionnaire addressing socio-demographic information, the Alcohol Use Disorder Identification Test, another questionnaire addressing knowledge concerning alcohol consumption and care, and The Seaman & Mannello Nurse\'s Attitudes Toward Alcohol and Alcoholism Scale. Data were collected before and one month after the course was administered. The average age was 20.7 years old, the sample was predominantly female, single, Catholic, 81.6% did have another technical or undergraduate degree, lived with their parents; 63.3% of the experimental group and 36.6% of the control group attended to parties once a month or less. Most of the students reported they did not sleep during classes nor arrive late at classes after attending a party in the night before. After the course, a slight reduction in the number of students from the experimental group who consumed alcohol in low risk levels was observed (from 93.3% to 85%). This relationship was reverse among students from the control group (from 81.6% to 90%); eight students from the control group diminished their alcohol consumption. Students from the experimental group also presented improved knowledge and their attitudes were more positive after the brief intervention. Results from students from both groups revealed that the older the student the more positive the attitudes related to their availability to care for alcoholics. It was verified among students from the experimental group before the intervention that the higher the alcohol consumption the more positive attitudes in relation to personal attitudes and skills to work with alcoholics. The conclusion is that the brief intervention has positive potential to generate changes in the attitudes of future nurses who will be responsible to provide this type of care. Therefore, this course should be included in the curriculum of nursing programs.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPillon, Sandra CristinaJunqueira, Marcélle Aparecida de Barros2010-10-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-16112010-103542/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:12Zoai:teses.usp.br:tde-16112010-103542Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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