Educação, turismo e ação Griô: impactos da modernidade na comunidade quilombola do Remanso (Lençóis - BA)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-04122015-162039/ |
Resumo: | A comunidade quilombola do Remanso, localizada no interior da Bahia, Chapada Diamantina, tem passado por intensas transformações desde fins dos anos 1990. Os processos de urbanização se intensificaram com a inserção do quilombo nos roteiros de ecoturismo comercializados pelas agências da região. Além do turismo, a inauguração da escola e a chegada da energia elétrica são percebidas pelos moradores como elementos que transformaram as formas de vida tradicionalmente estabelecidas na comunidade trazendo desequilíbrios em relação à coesão social do grupo; dificultando a transmissão das práticas culturais aos mais jovens; propondo novas formas de sociabilidade e necessidades de consumo. Há, pelo menos, quinze anos, o Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô também tem atuado no Remanso fomentando práticas pedagógicas e de economia comunitária, visando valorizar a cultura e os saberes locais e gerar renda a partir dessa integração. Nossa pesquisa investigou em que medida essas alterações afetaram os moradores do Remanso que estiveram diretamente envolvidos nas ações propostas pelo Ponto de Cultura. Analisamos as transformações do vivido a partir de duas bases documentais: fontes escritas e entrevistas realizadas com nove membros do quilombo e dois integrantes do Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô. O trabalho com as fontes orais foi desenvolvido a partir da perspectiva teórico-metodológica da História Oral. Além das fontes citadas, um conjunto de observações analíticas registradas no diário de campo, segundo a perspectiva da etnografia, foi incorporada ao texto, fruto das pesquisas de campo desenvolvidas entre janeiro de 2013 e outubro de 2014. |
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Educação, turismo e ação Griô: impactos da modernidade na comunidade quilombola do Remanso (Lençóis - BA)Education, tourism and ação griô: impact of modernity on the quilombola Remanso community (Lençóis BA)BahiaBahiaChapada DiamantinaChapada DiamantinaCommunity tourismEducaçãoEducationHistória oralLençóisLençóisModernidadeModernityOral historyQuilomboQuilomboRemansoRemansoTradição oralTraditionTurismo comunitárioA comunidade quilombola do Remanso, localizada no interior da Bahia, Chapada Diamantina, tem passado por intensas transformações desde fins dos anos 1990. Os processos de urbanização se intensificaram com a inserção do quilombo nos roteiros de ecoturismo comercializados pelas agências da região. Além do turismo, a inauguração da escola e a chegada da energia elétrica são percebidas pelos moradores como elementos que transformaram as formas de vida tradicionalmente estabelecidas na comunidade trazendo desequilíbrios em relação à coesão social do grupo; dificultando a transmissão das práticas culturais aos mais jovens; propondo novas formas de sociabilidade e necessidades de consumo. Há, pelo menos, quinze anos, o Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô também tem atuado no Remanso fomentando práticas pedagógicas e de economia comunitária, visando valorizar a cultura e os saberes locais e gerar renda a partir dessa integração. Nossa pesquisa investigou em que medida essas alterações afetaram os moradores do Remanso que estiveram diretamente envolvidos nas ações propostas pelo Ponto de Cultura. Analisamos as transformações do vivido a partir de duas bases documentais: fontes escritas e entrevistas realizadas com nove membros do quilombo e dois integrantes do Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô. O trabalho com as fontes orais foi desenvolvido a partir da perspectiva teórico-metodológica da História Oral. Além das fontes citadas, um conjunto de observações analíticas registradas no diário de campo, segundo a perspectiva da etnografia, foi incorporada ao texto, fruto das pesquisas de campo desenvolvidas entre janeiro de 2013 e outubro de 2014.The Remanso Quilombo Community, located in the countryside of Bahia, Chapada Diamantina, has gone through many intense transformations since the late 1990´s. The urbanization processes in this area has been intensified by the insertion of this Quilombo in the ecotourism routes commercialized by the travel agencies from this region. Besides the tourism, the inauguration of the school and the electricity energy supply implemented in this area have affected its people´s lives whom has changed their previous established lifestyle which was more stable and balanced in what concerns to their particular social environment and behavior as a specific group. These changes also hampered the transmission of cultural practices from the older to the youngest citizens; proposing new ways of socialization and consume needs. For more than fifteen years, The Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô has been acting in the Remanso fomenting pedagogical practices and communitarian economy teachings, in order to value the culture, popular knowledge and generate new incomes from this integration process. Identifying these changes and how they have affected the dwellers from Remanso was part of this current work. We analyzed the transformations founded on two main document data basis: written sources and by interviewing nine Quilombo member and two Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô members. The research with the oral sources was developed with the methodology theoretical perspective of the Oral History. A part of these mentioned sources, a significant amount of registered analysis in the fieldwork diary was quoted in the text, according to the ethnography perspective; these registered analyzes was documented between January 2013 and October 2014.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCardoso, MauricioCosta, Ana Carolina Francischette da2015-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-04122015-162039/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-04122015-162039Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A comunidade quilombola do Remanso, localizada no interior da Bahia, Chapada Diamantina, tem passado por intensas transformações desde fins dos anos 1990. Os processos de urbanização se intensificaram com a inserção do quilombo nos roteiros de ecoturismo comercializados pelas agências da região. Além do turismo, a inauguração da escola e a chegada da energia elétrica são percebidas pelos moradores como elementos que transformaram as formas de vida tradicionalmente estabelecidas na comunidade trazendo desequilíbrios em relação à coesão social do grupo; dificultando a transmissão das práticas culturais aos mais jovens; propondo novas formas de sociabilidade e necessidades de consumo. Há, pelo menos, quinze anos, o Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô também tem atuado no Remanso fomentando práticas pedagógicas e de economia comunitária, visando valorizar a cultura e os saberes locais e gerar renda a partir dessa integração. Nossa pesquisa investigou em que medida essas alterações afetaram os moradores do Remanso que estiveram diretamente envolvidos nas ações propostas pelo Ponto de Cultura. Analisamos as transformações do vivido a partir de duas bases documentais: fontes escritas e entrevistas realizadas com nove membros do quilombo e dois integrantes do Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô. O trabalho com as fontes orais foi desenvolvido a partir da perspectiva teórico-metodológica da História Oral. Além das fontes citadas, um conjunto de observações analíticas registradas no diário de campo, segundo a perspectiva da etnografia, foi incorporada ao texto, fruto das pesquisas de campo desenvolvidas entre janeiro de 2013 e outubro de 2014. |
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