Darcy Ribeiro ficcionista: leitura dos três romances pós-Maíra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-03032020-161925/ |
Resumo: | A presente tese, Darcy Ribeiro ficcionista: leitura dos três romances pós-Maíra, analisa os romances O mulo, Migo, Utopia Selvagem: saudades da inocência perdida: uma fábula, do antropólogo-ficcionista Darcy Ribeiro, publicados durante a década de 1980, para mostrar a relação da obra ficcional de Darcy Ribeiro com o conceito de transculturação narrativa desenvolvido por Ángel Rama, assim como a adesão do escritor brasileiro ao projeto literário proposto pelo crítico uruguaio, em 1970. Rama vê na literatura a possibilidade de libertação do domínio estrangeiro, por meio da intelectualidade oponente ao neocolonialismo, e elabora um método específico para harmonizar, na superfície da narrativa, as culturas opostas, por meio de um sistema crítico de exaltação literária que valoriza a capacidade de promover a utopia de um processo de modernização compartilhado e construído de forma coletiva, livre da barbárie das oligarquias políticas, através de um autor letrado, proveniente de um estrato social e cultural intermediários. A antropologia contribuiu de forma significativa na teoria de Rama que, por sua vez, dedica o livro Transculturación narrativa en América Latina a Darcy Ribeiro e a John Murra. Para Rama, através da literatura, tornar-se-ia possível integrar a América Latina a partir de uma síntese harmônica, que se daria a partir da comunhão de culturas opostas que, por sua vez, possibilitaria, através de sua síntese, uma nova cultura. A integração das diferentes culturas promoveria a unificação do subcontinente e a possível reintegração da identidade cultural latino-americana. Rama tenta resolver, no plano simbólico da criação literária, as tensões formadas por contradições que se encontram instaladas na consciência histórica e cultural, e busca alcançar o equilíbrio e a harmonia por meio da união da intelectualidade. Durante o exílio, Darcy Ribeiro teve um fértil diálogo com Ángel Rama e sua geração e salienta o papel do intelectual nesse contexto. O recorte realizado procura apresentar, na primeira seção, o processo de construção de Darcy Ribeiro ficcionista. A segunda seção apresenta não apenas o diálogo do romance Maíra com a perspectiva teórica de Ángel Rama, mas também evidencia que o romance de estreia do autor montesclarense é matriz para suas demais obras ficcionais. A terceira, quarta e quinta seções assinalam como Darcy Ribeiro envereda seu projeto literário pós-Maíra. Os resultados mostram que os romances do escritor brasileiro suscitam, a partir de seus vários narradores, uma reflexão sobre os conflitos persistentes no Brasil. No plano da forma, em todos os romances, Ribeiro promoveu o equilíbrio dos discursos opostos e harmonizou, em sua urdidura ficcional, os diferentes gêneros textuais na superfície do texto. Entretanto, no nível dos temas, o narrador não estabelece em Maíra, O mulo e Migo a integração harmônica entre as diferentes culturas. Na última seção, mostramos que a utopia proposta por Rama acontece em Utopia Selvagem: saudades da inocência perdida: uma fábula, cujo desenlace da narrativa sugere, através da ascensão do índio Calibã, a união e elevação da América Latina. |
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Darcy Ribeiro ficcionista: leitura dos três romances pós-MaíraDarcy Ribeiro fictionist: reading the three post-Maíra novelsÁngel RamaÁngel RamaDarcy RibeiroDarcy RibeiroNarrative transculturationNovelsRomancesTransculturação narrativaA presente tese, Darcy Ribeiro ficcionista: leitura dos três romances pós-Maíra, analisa os romances O mulo, Migo, Utopia Selvagem: saudades da inocência perdida: uma fábula, do antropólogo-ficcionista Darcy Ribeiro, publicados durante a década de 1980, para mostrar a relação da obra ficcional de Darcy Ribeiro com o conceito de transculturação narrativa desenvolvido por Ángel Rama, assim como a adesão do escritor brasileiro ao projeto literário proposto pelo crítico uruguaio, em 1970. Rama vê na literatura a possibilidade de libertação do domínio estrangeiro, por meio da intelectualidade oponente ao neocolonialismo, e elabora um método específico para harmonizar, na superfície da narrativa, as culturas opostas, por meio de um sistema crítico de exaltação literária que valoriza a capacidade de promover a utopia de um processo de modernização compartilhado e construído de forma coletiva, livre da barbárie das oligarquias políticas, através de um autor letrado, proveniente de um estrato social e cultural intermediários. A antropologia contribuiu de forma significativa na teoria de Rama que, por sua vez, dedica o livro Transculturación narrativa en América Latina a Darcy Ribeiro e a John Murra. Para Rama, através da literatura, tornar-se-ia possível integrar a América Latina a partir de uma síntese harmônica, que se daria a partir da comunhão de culturas opostas que, por sua vez, possibilitaria, através de sua síntese, uma nova cultura. A integração das diferentes culturas promoveria a unificação do subcontinente e a possível reintegração da identidade cultural latino-americana. Rama tenta resolver, no plano simbólico da criação literária, as tensões formadas por contradições que se encontram instaladas na consciência histórica e cultural, e busca alcançar o equilíbrio e a harmonia por meio da união da intelectualidade. Durante o exílio, Darcy Ribeiro teve um fértil diálogo com Ángel Rama e sua geração e salienta o papel do intelectual nesse contexto. O recorte realizado procura apresentar, na primeira seção, o processo de construção de Darcy Ribeiro ficcionista. A segunda seção apresenta não apenas o diálogo do romance Maíra com a perspectiva teórica de Ángel Rama, mas também evidencia que o romance de estreia do autor montesclarense é matriz para suas demais obras ficcionais. A terceira, quarta e quinta seções assinalam como Darcy Ribeiro envereda seu projeto literário pós-Maíra. Os resultados mostram que os romances do escritor brasileiro suscitam, a partir de seus vários narradores, uma reflexão sobre os conflitos persistentes no Brasil. No plano da forma, em todos os romances, Ribeiro promoveu o equilíbrio dos discursos opostos e harmonizou, em sua urdidura ficcional, os diferentes gêneros textuais na superfície do texto. Entretanto, no nível dos temas, o narrador não estabelece em Maíra, O mulo e Migo a integração harmônica entre as diferentes culturas. Na última seção, mostramos que a utopia proposta por Rama acontece em Utopia Selvagem: saudades da inocência perdida: uma fábula, cujo desenlace da narrativa sugere, através da ascensão do índio Calibã, a união e elevação da América Latina.The present thesis, Darcy Ribeiro\'s fiction: reading the three post-Maira novels, analyzed the three novels: O mulo, Migo, Utopia Selvagem: saudades da inocência Perdida: uma fábula, of the anthropologist-fictionist, published during the 1980s, to show the relation of Darcy Ribeiro\'s fictional works with the concept of narrative transculturation developed by Ángel Rama, as well as the adherence of the Brazilian writer to the literary project proposed by the Uruguayan critic in 1970. Rama sees in literature the possibility of liberation from foreign rule through the opposing intelligentsia to neocolonialism. And he elaborates a specific method to harmonize, on the surface of the narrative, opposite cultures, by means of a critical system of literary exaltation that appreciated the capacity to promote the utopia of a modernization process shared and built collectively, free from the barbarism of political oligarchies, through a literate author, coming from an intermediary social and cultural stratum. Anthropology contributed significantly to Rama\'s theory which, in turn, dedicates the book Transculturación narrativa in Latin America to Darcy Ribeiro and John Murra. For Rama, through literature, it would be possible to integrate Latin America from an \"harmonic synthesis\" that would come from the communion of opposing cultures which, in turn, would enable through its synthesis a new culture. The integration of different cultures would promote the \"unification of the subcontinent and the possible reintegration of Latin American cultural identity. Rama tries to resolve on the symbolic plane of literary creation the tensions formed by contradictions that were installed in the historical and cultural consciousness. He also seeks to achieve balance and harmony through the union of the intelligentsia. During the exile, Darcy Ribeiro had a fertile dialogue with Ángel Rama and his generation and emphasizes the role of the intellectual in that context. The cross-section presented in the first part the process of construction of fictionist Darcy Ribeiro. The second part presented not only Maíras dialogue with Ángel Rama\'s theoretical perspective, but also evidenced that his debut novel is the matrix of the writer\'s other fictional works. The third, fourth and fifth parts point out how Darcy Ribeiro leads his post-Maíra literary project. The results show that the novels of the Brazilian writer, from their various narrators, give rise to a reflection on the persistent conflicts in Brazil. On the plane of form, in all novels, Ribeiro promoted the balance of opposite discourses and harmonized in his fictional warp the different textual genres on the surface of the text. However, at the level of subjects, the narrator did not establish in Maíra, O mulo and Migo the harmonious integration between different cultures. The last part shows that utopia proposed by Rama happens in Utopia Selvagem: saudades da inocência perdida: uma fábula, whose narrative outcome suggests, through the rise of the indian Caliban, the union and rise of Latin America.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVidal, Ariovaldo JoséOliveira, Elise Aparecida de2019-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-03032020-161925/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-03-03T22:27:01Zoai:teses.usp.br:tde-03032020-161925Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-03-03T22:27:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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