Imagens Digitais Interativas: Do Simulacro à Imersão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-17072018-160612/ |
Resumo: | O presente trabalho propõe uma pesquisa teórica e poética acerca das imagens digitais interativas, um grupo muito amplo de objetos visuais que se caracterizam primordialmente por sua capacidade de reposta ao espectador que com ela se relaciona. Na relação com estas imagens o sujeito se conecta cognitivamente e emocionalmente a dispositivos digitais e sistemas informáticos, absorvendo e alimentando o fluxo de informações. Esta conexão implica posicionamentos radicais na relação entre corpo e mente, especialmente nos âmbitos da percepção, da cognição e da capacidade de ação. Partindo da contextualização tecnológica e cultural dos processos de digitalização que permeiam a sociedade contemporânea, tomamos as imagens interativas sob o olhar do conceito de simulacro, uma imagem sem original. Ao processo da produção de simulacros chamamos simulação. A este processo se associa uma proposta perceptiva que se direciona a encontrar os objetos de modo imediato, remetendo a ligação do sujeito ao objeto em sua virtualidade. Esta ligação intensa e imediata nos orienta a uma nova abordagem do conceito de imersão, que passamos a compreender como uma relação imediata entre sujeito e imagem digital interativa. Estas problematizações se desdobraram num esforço poético, o não-jogo REM, cujo desenvolvimento foi norteado pelo a-método do design de relações. |
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