Criação de um banco de itens e teste de progresso para avaliação cognitiva de residentes de infectologia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17165/tde-15022024-155924/ |
Resumo: | A residência médica em Infectologia é essencial para se adquirir conhecimentos técnicos e aprofundados acerca da especialidade médica. Contudo, não há método padronizado de avaliação cognitiva dos residentes. Neste sentido, o presente trabalho busca contribuir para a implantação de um Teste de Progresso (TP) como instrumento de avaliação periódica a residentes de Infectologia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCRP). Métodos de avaliação formativa, como o TP, podem ser usados como estratégia pedagógica, fornecendo feedback aos residentes e ao Programas de Residência Médica (PRM) no qual ele está inserido, permitindo identificar áreas em que precisam de mais apoio, supervisão ou treinamento adicional e que proporcionem a todos os residentes a oportunidade para receber o suporte necessário para desenvolverem habilidades e conhecimentos para exercer a especialidade. Desenvolvemos, ao longo do projeto, um banco de questões de múltipla escolha e única alternativa correta, com cerca de 300 questões e aplicamos quatro provas semestrais aos residentes de Infectologia do HCRP através da plataforma Moodle. A experiência foi avaliada pelos residentes participantes como positiva, a aplicação de provas online se mostrou uma ferramenta útil e prática. |
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Criação de um banco de itens e teste de progresso para avaliação cognitiva de residentes de infectologia do Hospital das Clínicas de Ribeirão PretoCreation of an item bank and progress test for the cognitive assessment of infectious diseases residents at the Hospital das Clínicas de Ribeirão PretoAvaliação cognitiva de residentesCognitive assessment of residentsFormação de residentesProgress testResident trainingTeste de progressoA residência médica em Infectologia é essencial para se adquirir conhecimentos técnicos e aprofundados acerca da especialidade médica. Contudo, não há método padronizado de avaliação cognitiva dos residentes. Neste sentido, o presente trabalho busca contribuir para a implantação de um Teste de Progresso (TP) como instrumento de avaliação periódica a residentes de Infectologia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCRP). Métodos de avaliação formativa, como o TP, podem ser usados como estratégia pedagógica, fornecendo feedback aos residentes e ao Programas de Residência Médica (PRM) no qual ele está inserido, permitindo identificar áreas em que precisam de mais apoio, supervisão ou treinamento adicional e que proporcionem a todos os residentes a oportunidade para receber o suporte necessário para desenvolverem habilidades e conhecimentos para exercer a especialidade. Desenvolvemos, ao longo do projeto, um banco de questões de múltipla escolha e única alternativa correta, com cerca de 300 questões e aplicamos quatro provas semestrais aos residentes de Infectologia do HCRP através da plataforma Moodle. A experiência foi avaliada pelos residentes participantes como positiva, a aplicação de provas online se mostrou uma ferramenta útil e prática.The medical residency in Infectious Diseases is essential to acquire technical and in-depth knowledge about the medical specialty. However, there is no standardized method of cognitive assessment of residents. In this sense, the present work seeks to contribute to the implementation of a Progress Test (PT) as a periodic evaluation instrument for residents of Infectious Diseases at Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCRP). Formative assessment methods, such as PT, can be used as a pedagogical strategy, providing feedback to residents and the Medical Residency Programs (MRP) in which they are inserted, allowing to identify areas in which they need more support, supervision or additional training and that provide all residents with the opportunity to receive the necessary support to develop skills and knowledge to practice the specialty. Throughout the project, we developed a bank of multiple-choice and single correct questions, with about 300 questions, and applied four semester tests to HCRP Infectious Diseases residents through the Moodle platform. The experience was evaluated by the participating residents as positive, the application of online tests proved to be a useful and practical tool.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBollela, Valdes RobertoHoekstra, Bianca Eliza2023-11-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17165/tde-15022024-155924/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-23T11:04:02Zoai:teses.usp.br:tde-15022024-155924Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-23T11:04:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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