(Des)continuidade da vida escolar em área rural no Chile: significações das famílias e crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Radrigán, Karen Jennifer Marabolí
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-08012024-092456/
Resumo: Embora a educação seja um direito valorizado pela sociedade atual, ele é negligenciado quando consideramos as políticas educacionais destinadas às populações rurais. Em situações como a do Chile - onde a educação em áreas rurais é obrigatória pelo Estado, porém oferecida de forma deficiente (unidocente, multisseriada e incompleta) - torna-se indiscutível a necessidade de prestar atenção e dar ouvidos aos discursos das pessoas que moram nessas áreas. O objetivo da pesquisa foi compreender as significações atribuídas por famílias rurais à escolha do local de estudo de seus/suas filhos/as do 6° ao 8° ano do Ensino Básico, num contexto de dificuldade relativa à continuidade da vida escolar, em uma localidade no Chile. A pesquisa foi realizada em Toconey, localizada na Región del Maule, Chile. Com uma abordagem de caráter qualitativo, foram aplicados os seguintes instrumentos utilizados: diário de campo; entrevistas com adultos; roda de conversa com crianças; e roda de conversa com as mães. Participaram famílias cujos filhos estavam cursando 5º e/ou 6º anos de ensino básico em alguma das duas escolas da localidade, e também famílias de Toconey cujos filhos frequentavam o 7º e/ou o 8º anos do ensino básico, em alguma escola fora da comunidade. A coleta de dados foi realizada entre os meses de dezembro de 2018 e março de 2019. Foram completadas oito idas a campo, momentos nos quais foram realizadas um total de cinco entrevistas, duas com famílias que ainda tinham alguma criança estudando dentro da localidade e três com famílias com crianças estudando fora. Além disso, foram realizadas uma roda de conversa com crianças e uma roda de conversa com as mães. Os resultados mostram a forte valorização positiva da educação na vida das famílias, uma vez que fazem grandes esforços e estratégias para que não haja descontinuidades no processo educacional dos/as filhos/as. Também fica revelado o sentimento de sofrimento em relação à separação das crianças que se deslocam para o estudo na cidade, com evidenciação de preocupações e afetos mediados pelas experiências similares na história de vida dos genitores e pelos desejos e perspectivas para os novos membros da família. E ainda está o reconhecimento da relevância e do papel da escola na própria área rural, a esperança de conquista de atendimento educacional completo na própria localidade como uma das instâncias de apoio e fortalecimento dos laços sociais.
id USP_c1a7af7ed8372bd8cd435bd3aefe8de7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08012024-092456
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling (Des)continuidade da vida escolar em área rural no Chile: significações das famílias e criançasSchool life (dis)continuity in a rural area of Chile: meanings of families and childrenCrianças do campoEducação ruralFamílias ruraisRural childrenRural educationRural familiesEmbora a educação seja um direito valorizado pela sociedade atual, ele é negligenciado quando consideramos as políticas educacionais destinadas às populações rurais. Em situações como a do Chile - onde a educação em áreas rurais é obrigatória pelo Estado, porém oferecida de forma deficiente (unidocente, multisseriada e incompleta) - torna-se indiscutível a necessidade de prestar atenção e dar ouvidos aos discursos das pessoas que moram nessas áreas. O objetivo da pesquisa foi compreender as significações atribuídas por famílias rurais à escolha do local de estudo de seus/suas filhos/as do 6° ao 8° ano do Ensino Básico, num contexto de dificuldade relativa à continuidade da vida escolar, em uma localidade no Chile. A pesquisa foi realizada em Toconey, localizada na Región del Maule, Chile. Com uma abordagem de caráter qualitativo, foram aplicados os seguintes instrumentos utilizados: diário de campo; entrevistas com adultos; roda de conversa com crianças; e roda de conversa com as mães. Participaram famílias cujos filhos estavam cursando 5º e/ou 6º anos de ensino básico em alguma das duas escolas da localidade, e também famílias de Toconey cujos filhos frequentavam o 7º e/ou o 8º anos do ensino básico, em alguma escola fora da comunidade. A coleta de dados foi realizada entre os meses de dezembro de 2018 e março de 2019. Foram completadas oito idas a campo, momentos nos quais foram realizadas um total de cinco entrevistas, duas com famílias que ainda tinham alguma criança estudando dentro da localidade e três com famílias com crianças estudando fora. Além disso, foram realizadas uma roda de conversa com crianças e uma roda de conversa com as mães. Os resultados mostram a forte valorização positiva da educação na vida das famílias, uma vez que fazem grandes esforços e estratégias para que não haja descontinuidades no processo educacional dos/as filhos/as. Também fica revelado o sentimento de sofrimento em relação à separação das crianças que se deslocam para o estudo na cidade, com evidenciação de preocupações e afetos mediados pelas experiências similares na história de vida dos genitores e pelos desejos e perspectivas para os novos membros da família. E ainda está o reconhecimento da relevância e do papel da escola na própria área rural, a esperança de conquista de atendimento educacional completo na própria localidade como uma das instâncias de apoio e fortalecimento dos laços sociais.Although education is a right valued by today\'s society, it is neglected when we consider educational policies aimed at rural populations. In situations like Chile - where education in rural areas is mandatory by the State, but poorly offered (single teacher, multi-grade and incomplete) - the need to pay attention and listen to the speeches of the people who live there becomes indisputable. The objective of the research was to understand the meanings attributed by rural families to the choice of the place of study for their children from the 6th to the 8th year of Basic Education, in a context of difficulty relating to the continuity of school life, in a location in Chile. The research was carried out in Toconey, located in the Región del Maule, Chile. With a qualitative approach, the following instruments were applied: field diary; interviews with adults; conversation wheel with children; and conversation wheel with the mothers. Families whose children were attending the 5th and/or 6th grade of basic education at one of the two local schools participated, as well as families from Toconey whose children attended the 7th and/or 8th grade of basic education at a school outside the community. Data collection was carried out between December 2018 and March 2019. Eight field trips were completed, moments in which a total of five interviews were carried out, two with families that still had a child studying within the locality and three with families with children studying outside the locality. In addition, a conversation wheel was held with children and a conversation wheel with mothers. The results show the strong positive appreciation of education in the lives of families, as they make great efforts and strategies to ensure that there are no discontinuities in the educational process of their children. The feeling of suffering in relation to the separation of children who move to study in the city is also revealed, with evidence of concerns and affections mediated by similar experiences in the parents\' life history and by the desires and perspectives for the new family members. And there is still the recognition of the relevance and role of the school in the rural area itself, the hope of achieving complete educational services in the locality itself as one of the instances of support and strengthening social ties.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Ana Paula Soares daRadrigán, Karen Jennifer Marabolí2023-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-08012024-092456/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-03-06T13:37:02Zoai:teses.usp.br:tde-08012024-092456Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-03-06T13:37:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv (Des)continuidade da vida escolar em área rural no Chile: significações das famílias e crianças
School life (dis)continuity in a rural area of Chile: meanings of families and children
title (Des)continuidade da vida escolar em área rural no Chile: significações das famílias e crianças
spellingShingle (Des)continuidade da vida escolar em área rural no Chile: significações das famílias e crianças
Radrigán, Karen Jennifer Marabolí
Crianças do campo
Educação rural
Famílias rurais
Rural children
Rural education
Rural families
title_short (Des)continuidade da vida escolar em área rural no Chile: significações das famílias e crianças
title_full (Des)continuidade da vida escolar em área rural no Chile: significações das famílias e crianças
title_fullStr (Des)continuidade da vida escolar em área rural no Chile: significações das famílias e crianças
title_full_unstemmed (Des)continuidade da vida escolar em área rural no Chile: significações das famílias e crianças
title_sort (Des)continuidade da vida escolar em área rural no Chile: significações das famílias e crianças
author Radrigán, Karen Jennifer Marabolí
author_facet Radrigán, Karen Jennifer Marabolí
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Paula Soares da
dc.contributor.author.fl_str_mv Radrigán, Karen Jennifer Marabolí
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças do campo
Educação rural
Famílias rurais
Rural children
Rural education
Rural families
topic Crianças do campo
Educação rural
Famílias rurais
Rural children
Rural education
Rural families
description Embora a educação seja um direito valorizado pela sociedade atual, ele é negligenciado quando consideramos as políticas educacionais destinadas às populações rurais. Em situações como a do Chile - onde a educação em áreas rurais é obrigatória pelo Estado, porém oferecida de forma deficiente (unidocente, multisseriada e incompleta) - torna-se indiscutível a necessidade de prestar atenção e dar ouvidos aos discursos das pessoas que moram nessas áreas. O objetivo da pesquisa foi compreender as significações atribuídas por famílias rurais à escolha do local de estudo de seus/suas filhos/as do 6° ao 8° ano do Ensino Básico, num contexto de dificuldade relativa à continuidade da vida escolar, em uma localidade no Chile. A pesquisa foi realizada em Toconey, localizada na Región del Maule, Chile. Com uma abordagem de caráter qualitativo, foram aplicados os seguintes instrumentos utilizados: diário de campo; entrevistas com adultos; roda de conversa com crianças; e roda de conversa com as mães. Participaram famílias cujos filhos estavam cursando 5º e/ou 6º anos de ensino básico em alguma das duas escolas da localidade, e também famílias de Toconey cujos filhos frequentavam o 7º e/ou o 8º anos do ensino básico, em alguma escola fora da comunidade. A coleta de dados foi realizada entre os meses de dezembro de 2018 e março de 2019. Foram completadas oito idas a campo, momentos nos quais foram realizadas um total de cinco entrevistas, duas com famílias que ainda tinham alguma criança estudando dentro da localidade e três com famílias com crianças estudando fora. Além disso, foram realizadas uma roda de conversa com crianças e uma roda de conversa com as mães. Os resultados mostram a forte valorização positiva da educação na vida das famílias, uma vez que fazem grandes esforços e estratégias para que não haja descontinuidades no processo educacional dos/as filhos/as. Também fica revelado o sentimento de sofrimento em relação à separação das crianças que se deslocam para o estudo na cidade, com evidenciação de preocupações e afetos mediados pelas experiências similares na história de vida dos genitores e pelos desejos e perspectivas para os novos membros da família. E ainda está o reconhecimento da relevância e do papel da escola na própria área rural, a esperança de conquista de atendimento educacional completo na própria localidade como uma das instâncias de apoio e fortalecimento dos laços sociais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-08012024-092456/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-08012024-092456/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256791032791040