Materiais corretivos aplicados num latossolo vermelho-escuro com cultura de citros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casarin, Valter
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11140/tde-20181127-161140/
Resumo: O presente trabalho foi realizado com o objetivo de testar a eficiência de diversos materiais corretivos da acidez do solo, de forma isolada ou associado ao gesso agrícola, no estado nutricional da planta, na qualidade e produção de frutos e na fertilidade do solo. O experimento foi realizado com oito tratamentos: testemunha, calcário calcítico, calcário magnesiano, calcário dolomítico, calcário dolomítico (70%) + gesso (30%), magnesita (25%) + calcário calcítico (75%), magnesita (15%) + calcário calcítico (85%), magnesita (15%) + gesso (85%), dispostos em blocos casualizados com cinco repetições, sendo cada parcela constituída de cinco plantas úteis,num pomar de laranjeira Pêra enxertada sobre limão Cravo, com três anos de idade, em um Latossolo Vermelho-escuro, textura média, distrófico (Led). A condução do experimento ocorreu durante o terceiro, quarto e quinto ano da instalação do pomar, respectivamente nos anos agrícolas 1990/91, 1991/92 e 1992/93. Nesse período foram feitas avaliações da análise de solo nas profundidades de 0- 20, 21-40 e 41-60 cm, da análise foliar, da análise tecnológica dos frutos e da produção. Os resultados obtidos demostraram que a utilização de corretivos aumentou o pH e praticamente anulou a saturação por alumínio nas profundidades estudadas. A utilização da magnesita na composição de corretivos proporcionou eficiente correção da acidez superficial do solo, bem corno adequado fornecimento de magnésio. A produção de frutos obtida no tratamento composto pelos produtos magnesita (15%) e gesso (85%) foi significativamente maior que a da testemunha. Por outro lado, coube ao tratamento sem aplicação de corretivos (testemunha) a menor produção de frutos por planta. A presença do gesso propiciou níveis adequados de K, Ca, Mg e S ao longo do perfil do solo.
id USP_c1da02b5e5b7416db97350102af0f092
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20181127-161140
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Materiais corretivos aplicados num latossolo vermelho-escuro com cultura de citrosnot availableACIDEZ DO SOLOCITROSCORRETIVOS DO SOLOLATOSSOLO VERMELHO-ESCURONUTRIÇÃO VEGETALO presente trabalho foi realizado com o objetivo de testar a eficiência de diversos materiais corretivos da acidez do solo, de forma isolada ou associado ao gesso agrícola, no estado nutricional da planta, na qualidade e produção de frutos e na fertilidade do solo. O experimento foi realizado com oito tratamentos: testemunha, calcário calcítico, calcário magnesiano, calcário dolomítico, calcário dolomítico (70%) + gesso (30%), magnesita (25%) + calcário calcítico (75%), magnesita (15%) + calcário calcítico (85%), magnesita (15%) + gesso (85%), dispostos em blocos casualizados com cinco repetições, sendo cada parcela constituída de cinco plantas úteis,num pomar de laranjeira Pêra enxertada sobre limão Cravo, com três anos de idade, em um Latossolo Vermelho-escuro, textura média, distrófico (Led). A condução do experimento ocorreu durante o terceiro, quarto e quinto ano da instalação do pomar, respectivamente nos anos agrícolas 1990/91, 1991/92 e 1992/93. Nesse período foram feitas avaliações da análise de solo nas profundidades de 0- 20, 21-40 e 41-60 cm, da análise foliar, da análise tecnológica dos frutos e da produção. Os resultados obtidos demostraram que a utilização de corretivos aumentou o pH e praticamente anulou a saturação por alumínio nas profundidades estudadas. A utilização da magnesita na composição de corretivos proporcionou eficiente correção da acidez superficial do solo, bem corno adequado fornecimento de magnésio. A produção de frutos obtida no tratamento composto pelos produtos magnesita (15%) e gesso (85%) foi significativamente maior que a da testemunha. Por outro lado, coube ao tratamento sem aplicação de corretivos (testemunha) a menor produção de frutos por planta. A presença do gesso propiciou níveis adequados de K, Ca, Mg e S ao longo do perfil do solo.not availableBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVitti, Godofredo CesarCasarin, Valter1994-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11140/tde-20181127-161140/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-20181127-161140Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Materiais corretivos aplicados num latossolo vermelho-escuro com cultura de citros
not available
title Materiais corretivos aplicados num latossolo vermelho-escuro com cultura de citros
spellingShingle Materiais corretivos aplicados num latossolo vermelho-escuro com cultura de citros
Casarin, Valter
ACIDEZ DO SOLO
CITROS
CORRETIVOS DO SOLO
LATOSSOLO VERMELHO-ESCURO
NUTRIÇÃO VEGETAL
title_short Materiais corretivos aplicados num latossolo vermelho-escuro com cultura de citros
title_full Materiais corretivos aplicados num latossolo vermelho-escuro com cultura de citros
title_fullStr Materiais corretivos aplicados num latossolo vermelho-escuro com cultura de citros
title_full_unstemmed Materiais corretivos aplicados num latossolo vermelho-escuro com cultura de citros
title_sort Materiais corretivos aplicados num latossolo vermelho-escuro com cultura de citros
author Casarin, Valter
author_facet Casarin, Valter
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vitti, Godofredo Cesar
dc.contributor.author.fl_str_mv Casarin, Valter
dc.subject.por.fl_str_mv ACIDEZ DO SOLO
CITROS
CORRETIVOS DO SOLO
LATOSSOLO VERMELHO-ESCURO
NUTRIÇÃO VEGETAL
topic ACIDEZ DO SOLO
CITROS
CORRETIVOS DO SOLO
LATOSSOLO VERMELHO-ESCURO
NUTRIÇÃO VEGETAL
description O presente trabalho foi realizado com o objetivo de testar a eficiência de diversos materiais corretivos da acidez do solo, de forma isolada ou associado ao gesso agrícola, no estado nutricional da planta, na qualidade e produção de frutos e na fertilidade do solo. O experimento foi realizado com oito tratamentos: testemunha, calcário calcítico, calcário magnesiano, calcário dolomítico, calcário dolomítico (70%) + gesso (30%), magnesita (25%) + calcário calcítico (75%), magnesita (15%) + calcário calcítico (85%), magnesita (15%) + gesso (85%), dispostos em blocos casualizados com cinco repetições, sendo cada parcela constituída de cinco plantas úteis,num pomar de laranjeira Pêra enxertada sobre limão Cravo, com três anos de idade, em um Latossolo Vermelho-escuro, textura média, distrófico (Led). A condução do experimento ocorreu durante o terceiro, quarto e quinto ano da instalação do pomar, respectivamente nos anos agrícolas 1990/91, 1991/92 e 1992/93. Nesse período foram feitas avaliações da análise de solo nas profundidades de 0- 20, 21-40 e 41-60 cm, da análise foliar, da análise tecnológica dos frutos e da produção. Os resultados obtidos demostraram que a utilização de corretivos aumentou o pH e praticamente anulou a saturação por alumínio nas profundidades estudadas. A utilização da magnesita na composição de corretivos proporcionou eficiente correção da acidez superficial do solo, bem corno adequado fornecimento de magnésio. A produção de frutos obtida no tratamento composto pelos produtos magnesita (15%) e gesso (85%) foi significativamente maior que a da testemunha. Por outro lado, coube ao tratamento sem aplicação de corretivos (testemunha) a menor produção de frutos por planta. A presença do gesso propiciou níveis adequados de K, Ca, Mg e S ao longo do perfil do solo.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11140/tde-20181127-161140/
url http://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11140/tde-20181127-161140/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257190763593728