Problema de roteirização de veículos com frota heterogênea fixa, janelas de tempo, entregas fracionadas e limitações de acesso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Quinhones Furtunato de Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-21092023-090844/
Resumo: Diariamente empresas realizam enormes quantidades de viagens através do modal rodoviário, tornando impraticável a execução manual de um planejamento da distribuição eficiente. Nesse sentido, o roteamento de veículos encontra vasta área de pesquisa na literatura, mas ainda oferece oportunidade para contribuições e estudos dadas sua importância, relevância em termos de custo e a elevada complexidade da execução. Alinhado a essa tendência, este trabalho tem por objetivo estudar o roteamento de veículos em uma rede de distribuição de uma empresa cimenteira utilizando técnicas de otimização discreta. O problema considerado apresenta frota heterogênea fixa, janelas de tempo, entregas fracionadas e limitações de acesso para as entregas aos clientes. Para resolução desse problema inicialmente foi desenvolvido um modelo de programação linear inteira mista, executado no software CPLEX e validado em instâncias reais. As instâncias executadas no modelo matemático apresentam, em média, redução de 24% no custo de transporte quando comparado a operação real. À medida em que se aumenta consideravelmente a quantidade de clientes nas instâncias, o software CPLEX utilizando o modelo de programação linear inteira mista não consegue fornecer soluções de qualidade em tempo computacional razoável. Para contornar esse fato, em um segundo momento, utilizou-se de técnicas heurísticas para a resolução do problema, buscando encontrar boas soluções em tempo computacional aceitável. A heurística de inserção sequencial proposta forneceu boas soluções em curto espaço de tempo para todas as instâncias que foram executadas no modelo matemático. Adicionalmente, foram testadas instâncias de maior porte, com resultados também satisfatórios.
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