Figurações do trágico e do utópico em Graciliano Ramos e José Saramago: formas contrideológicas em perspectiva comparada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Andréa Trench de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-02082017-113050/
Resumo: O presente estudo tem como objetivo realizar uma análise comparativa dos romances São Bernardo (1934), de Graciliano Ramos, e Memorial do Convento (1982), de José Saramago, com o intuito de ressaltar as perspectivas contraideológicas que são subjacentes às obras, cujos narradores identificam-se com a instância autoral, na medida em que são produzidos discursos marcados pela crítica a sistemas hegemônicos e dominantes. Assim, através da análise das relações de trabalho e de poder presentes nas obras, e dos projetos que se configuram nas construções engendradas, pretendemos apontar uma divergência essencial entre os romances que os configura e os aproxima, no entanto, como formas contraideológicas: o trágico como perspectiva dominante em São Bernardo, que se apresenta a partir do projeto do narrador de escrever um romance; e a utopia como elemento central no Memorial do Convento, concentrada no projeto de construção da passarola, que constituindo um contraponto simbólico do convento, apresenta-se como verdadeira realização e fruto da vontade dos homens. Dessa forma, pretendemos revelar que os romances concentram perspectivas hegemônicas e contrahegemônicas, ou ideologias dominantes e ideologias de oposição, que contestam a perspectiva de um único poder instituído.
id USP_c221e6d2422c6d02c68a130c573abf91
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-02082017-113050
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Figurações do trágico e do utópico em Graciliano Ramos e José Saramago: formas contrideológicas em perspectiva comparadaFigurations of tragic and utopia in Graciliano Ramos and José Saramago: contra-ideological forms in comparative perspectiveGraciliano RamosGraciliano RamosIdeologiaIdeologyJosé SaramagoJosé SaramagoTrabalhoTragicTrágicoUtopiaUtopiaWorkO presente estudo tem como objetivo realizar uma análise comparativa dos romances São Bernardo (1934), de Graciliano Ramos, e Memorial do Convento (1982), de José Saramago, com o intuito de ressaltar as perspectivas contraideológicas que são subjacentes às obras, cujos narradores identificam-se com a instância autoral, na medida em que são produzidos discursos marcados pela crítica a sistemas hegemônicos e dominantes. Assim, através da análise das relações de trabalho e de poder presentes nas obras, e dos projetos que se configuram nas construções engendradas, pretendemos apontar uma divergência essencial entre os romances que os configura e os aproxima, no entanto, como formas contraideológicas: o trágico como perspectiva dominante em São Bernardo, que se apresenta a partir do projeto do narrador de escrever um romance; e a utopia como elemento central no Memorial do Convento, concentrada no projeto de construção da passarola, que constituindo um contraponto simbólico do convento, apresenta-se como verdadeira realização e fruto da vontade dos homens. Dessa forma, pretendemos revelar que os romances concentram perspectivas hegemônicas e contrahegemônicas, ou ideologias dominantes e ideologias de oposição, que contestam a perspectiva de um único poder instituído.This study aims at carrying out a comparative analysis of the novels São Bernardo (1934), by Graciliano Ramos, and Memorial do Convento (1982), by José Saramago, in order to underline the contra-ideological perspectives that are implied in each one of them. We also want to show that the narrators of the novels identify themselves with the authorial stance in so far as they produce strongly critical discourses against the hegemoniacal and dominant system. Therefore, by means of an analysis of the work and power relations that can be seen in the novels, as well as the projects that are configured in the engendered constructions, we intend to highlight an essential divergence between them, that makes them even more comparable to each other. We will therefore show that the tragic element is the dominant perspective in São Bernardo, presented from the narrators project of writing a novel. On the other hand, we will demonstrate that the utopian perspective is the prevailing one in Memorial do Convento, concentrated in the project of building the flier machine, which constitutes a symbolic counterpoint of the convent and presents itself as a true accomplishment and a result of the desire of men. Thus, we intend to reveal that the novels contain ideological and contra-ideological perspectives, or dominant and oppositional ideologies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAbdala Junior, BenjaminCastro, Andréa Trench de2017-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-02082017-113050/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:38:18Zoai:teses.usp.br:tde-02082017-113050Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Figurações do trágico e do utópico em Graciliano Ramos e José Saramago: formas contrideológicas em perspectiva comparada
Figurations of tragic and utopia in Graciliano Ramos and José Saramago: contra-ideological forms in comparative perspective
title Figurações do trágico e do utópico em Graciliano Ramos e José Saramago: formas contrideológicas em perspectiva comparada
spellingShingle Figurações do trágico e do utópico em Graciliano Ramos e José Saramago: formas contrideológicas em perspectiva comparada
Castro, Andréa Trench de
Graciliano Ramos
Graciliano Ramos
Ideologia
Ideology
José Saramago
José Saramago
Trabalho
Tragic
Trágico
Utopia
Utopia
Work
title_short Figurações do trágico e do utópico em Graciliano Ramos e José Saramago: formas contrideológicas em perspectiva comparada
title_full Figurações do trágico e do utópico em Graciliano Ramos e José Saramago: formas contrideológicas em perspectiva comparada
title_fullStr Figurações do trágico e do utópico em Graciliano Ramos e José Saramago: formas contrideológicas em perspectiva comparada
title_full_unstemmed Figurações do trágico e do utópico em Graciliano Ramos e José Saramago: formas contrideológicas em perspectiva comparada
title_sort Figurações do trágico e do utópico em Graciliano Ramos e José Saramago: formas contrideológicas em perspectiva comparada
author Castro, Andréa Trench de
author_facet Castro, Andréa Trench de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abdala Junior, Benjamin
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Andréa Trench de
dc.subject.por.fl_str_mv Graciliano Ramos
Graciliano Ramos
Ideologia
Ideology
José Saramago
José Saramago
Trabalho
Tragic
Trágico
Utopia
Utopia
Work
topic Graciliano Ramos
Graciliano Ramos
Ideologia
Ideology
José Saramago
José Saramago
Trabalho
Tragic
Trágico
Utopia
Utopia
Work
description O presente estudo tem como objetivo realizar uma análise comparativa dos romances São Bernardo (1934), de Graciliano Ramos, e Memorial do Convento (1982), de José Saramago, com o intuito de ressaltar as perspectivas contraideológicas que são subjacentes às obras, cujos narradores identificam-se com a instância autoral, na medida em que são produzidos discursos marcados pela crítica a sistemas hegemônicos e dominantes. Assim, através da análise das relações de trabalho e de poder presentes nas obras, e dos projetos que se configuram nas construções engendradas, pretendemos apontar uma divergência essencial entre os romances que os configura e os aproxima, no entanto, como formas contraideológicas: o trágico como perspectiva dominante em São Bernardo, que se apresenta a partir do projeto do narrador de escrever um romance; e a utopia como elemento central no Memorial do Convento, concentrada no projeto de construção da passarola, que constituindo um contraponto simbólico do convento, apresenta-se como verdadeira realização e fruto da vontade dos homens. Dessa forma, pretendemos revelar que os romances concentram perspectivas hegemônicas e contrahegemônicas, ou ideologias dominantes e ideologias de oposição, que contestam a perspectiva de um único poder instituído.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-02082017-113050/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-02082017-113050/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090311358513152