O sujeito, o outro e suas relações com o texto na revisão de textos escolares.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vita, Ercilene Maria de Souza
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04122007-163547/
Resumo: Este trabalho tem como objetivo o estudo de revisões de textos escritos dentro de um contexto escolar e das relações que os sujeitos estabelecem com seus textos. Concede uma importância particular a uma relação que se poderia dizer privilegiada: a relação de autoria. Para tanto, ele se encaminha por três vias: a da análise de textos provenientes de um movimento de auto-revisão, a da análise de textos onde a revisão foi feita pelo colega e, por último, a da análise de textos onde a revisão foi feita pelo professor. A partir da noção de sujeito e de outro, apoiado sobretudo na psicanálise lacaniana, considera que a relação que o sujeito estabelece com seu texto é antes de tudo uma relação com o Outro, o da linguagem, o do social, que pode ser vislumbrado nos movimentos de revisão. A partir do estudo das rasuras efetuadas ao longo das diversas versões dos textos estudados, descreve alguns dos movimentos do sujeito em permanente embate com a linguagem, com a qual ele tenta se dizer. Sustenta que nesse embate, por vezes, uma relação de autoria pode aparecer.
id USP_c22b039fc512da3a24cd168c17c76af3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04122007-163547
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O sujeito, o outro e suas relações com o texto na revisão de textos escolares.Le sujet, l\'autre et leurs rapports avec le texte, lors de revisions de textes scolaires.AuteurAutorAutoriaAutreFonction-auteurLangageLinguagemOutroRasurasRaturesRevisão de TextosRévision textuelleSujeitoSujetEste trabalho tem como objetivo o estudo de revisões de textos escritos dentro de um contexto escolar e das relações que os sujeitos estabelecem com seus textos. Concede uma importância particular a uma relação que se poderia dizer privilegiada: a relação de autoria. Para tanto, ele se encaminha por três vias: a da análise de textos provenientes de um movimento de auto-revisão, a da análise de textos onde a revisão foi feita pelo colega e, por último, a da análise de textos onde a revisão foi feita pelo professor. A partir da noção de sujeito e de outro, apoiado sobretudo na psicanálise lacaniana, considera que a relação que o sujeito estabelece com seu texto é antes de tudo uma relação com o Outro, o da linguagem, o do social, que pode ser vislumbrado nos movimentos de revisão. A partir do estudo das rasuras efetuadas ao longo das diversas versões dos textos estudados, descreve alguns dos movimentos do sujeito em permanente embate com a linguagem, com a qual ele tenta se dizer. Sustenta que nesse embate, por vezes, uma relação de autoria pode aparecer.Ce travail a comme objectif l\'étude de révisions de textes écrits dans un contexte scolaire et des relations que les sujets-écrivants établissent avec leurs textes. Il met en relief une relation sujet-texte, que l\'on pourrait qualifier de privilégiée : la fonction-auteur. Dans ce but, il se développe en trois points : l\'analyse des textes composés à partir d\'un processus d\'auto-révision, l\'analyse de textes dont la révision a été faite par un collègue, et enfin, l\'analyse de textes dont la révision a été faite par le professeur. A partir des notions de sujet et de « autre », dont les fondements ont été puisés dans la psychanalyse lacanienne, ce travail considère que la relation que le sujet-écrivant établit avec son texte est une relation avec l\'Autre du langage et du social, qui peut être identifié lors du processus de révision. A partir des indices que constituent les ratures des différentes versions des textes, ce travail décrit les relations du sujet avec son texte ; la lutte continue avec le langage, par lequel il essaye de se dire. Il soutient que dans cette lutte, un lien d´auteur avec le texte peut apparaître.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarzotto, Valdir HeitorVita, Ercilene Maria de Souza2006-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04122007-163547/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:54Zoai:teses.usp.br:tde-04122007-163547Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O sujeito, o outro e suas relações com o texto na revisão de textos escolares.
Le sujet, l\'autre et leurs rapports avec le texte, lors de revisions de textes scolaires.
title O sujeito, o outro e suas relações com o texto na revisão de textos escolares.
spellingShingle O sujeito, o outro e suas relações com o texto na revisão de textos escolares.
Vita, Ercilene Maria de Souza
Auteur
Autor
Autoria
Autre
Fonction-auteur
Langage
Linguagem
Outro
Rasuras
Ratures
Revisão de Textos
Révision textuelle
Sujeito
Sujet
title_short O sujeito, o outro e suas relações com o texto na revisão de textos escolares.
title_full O sujeito, o outro e suas relações com o texto na revisão de textos escolares.
title_fullStr O sujeito, o outro e suas relações com o texto na revisão de textos escolares.
title_full_unstemmed O sujeito, o outro e suas relações com o texto na revisão de textos escolares.
title_sort O sujeito, o outro e suas relações com o texto na revisão de textos escolares.
author Vita, Ercilene Maria de Souza
author_facet Vita, Ercilene Maria de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barzotto, Valdir Heitor
dc.contributor.author.fl_str_mv Vita, Ercilene Maria de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Auteur
Autor
Autoria
Autre
Fonction-auteur
Langage
Linguagem
Outro
Rasuras
Ratures
Revisão de Textos
Révision textuelle
Sujeito
Sujet
topic Auteur
Autor
Autoria
Autre
Fonction-auteur
Langage
Linguagem
Outro
Rasuras
Ratures
Revisão de Textos
Révision textuelle
Sujeito
Sujet
description Este trabalho tem como objetivo o estudo de revisões de textos escritos dentro de um contexto escolar e das relações que os sujeitos estabelecem com seus textos. Concede uma importância particular a uma relação que se poderia dizer privilegiada: a relação de autoria. Para tanto, ele se encaminha por três vias: a da análise de textos provenientes de um movimento de auto-revisão, a da análise de textos onde a revisão foi feita pelo colega e, por último, a da análise de textos onde a revisão foi feita pelo professor. A partir da noção de sujeito e de outro, apoiado sobretudo na psicanálise lacaniana, considera que a relação que o sujeito estabelece com seu texto é antes de tudo uma relação com o Outro, o da linguagem, o do social, que pode ser vislumbrado nos movimentos de revisão. A partir do estudo das rasuras efetuadas ao longo das diversas versões dos textos estudados, descreve alguns dos movimentos do sujeito em permanente embate com a linguagem, com a qual ele tenta se dizer. Sustenta que nesse embate, por vezes, uma relação de autoria pode aparecer.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04122007-163547/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04122007-163547/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256677689065472