Estudo da gestão do relacionamento do cliente - CRM (Customer Relationship Management) e proposta de soluções para uma empresa do setor sucroalcooleiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barretto, Maria Isabel Franco
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-31072017-114817/
Resumo: Nos últimos anos, as organizações enfrentam um mercado com alta competitividade e, obrigatoriamente, buscam vantagem competitiva. Diante desse cenário, o foco no cliente é apontado como solução para o alcance da vantagem competitiva sustentável. E, conseqüentemente, a filosofia do marketing Itol é inserida nesse contexto. Paralelamente, o grande desenvolvimento da tecnologia de informação aparece como uma variável ímpar nesse cenário, agravando a concorrência no mercado e, simultaneamente, viabilizando a filosofia do marketing Itol. Desse modo, surge o CRM (Customer Relationship Management) como estratégia de negócio. Este trabalho, baseado na pesquisa bibliográfica e no estudo de caso exploratório, propõe um conjunto de soluções de CRM para uma empresa do setor sucroalcooleiro. Ao longo desse estudo, procurou-se analisar os principais conceitos, ferramentas, condições propícias e obstáculos inseridos nesse assunto e, sobretudo, identificá-los e contextualizá-los na realidade empresarial pesquisada. Sendo assim, após esse estudo de caso, conclui-se que a concepção do CRM precisa ser uma necessidade organizacional e coerente com o respectivo contexto. Entretanto, percebe-se a pertinência das principais condições propícias e dificuldades para a implantação do CRM, que foram observadas e discutidas no decorrer da revisão bibliográfica. Finalmente, ressaltam-se a individualidade organizacional e a peculiaridade do respectivo mercado de atuação. Portanto, pode-se afirmara necessidade de personalizar cada estratégia de CRM.
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