Do recalque originário aos signos de percepção: contribuições de Silvia Bleichmar à psicanálise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Gisele Cristiane Senne de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-10092019-151840/
Resumo: Nesta dissertação são apresentadas duas contribuições originais de Silvia Bleichmar em relação a Laplanche: recalque originário e signos de percepção. Partindo das observações de Laplanche sobre a ideia freudiana que considera o inconsciente fundado pelo recalque originário, Silvia Bleichmar ampliou o conceito, produzindo importantes contribuições em comparação ao pensamento freudiano e laplancheano. A autora articulou o recalque originário com os destinos pulsionais anteriores ao recalque, tornando-o um conceito metapsicológico passível de ser observado clinicamente, sobretudo na clínica de crianças. O recalque originário, em Silvia Bleichmar, longe de ser um processo mítico em algum momento, aproxima-se da ideia freudiana de recalque propriamente dito. Para Bleichmar, tal como em Freud, o recalque originário extrai sua força inicial de contrainvestimentos. No entanto, a autora entende que estes contrainvestimentos seriam originados no outro, pela interdição ao autoerotismo infantil. Outra importante contribuição da autora para a psicanálise foi sua conceituação sobre signos de percepção, tradução para a expressão alemã Wahrnehmungszeichen (Wz), usada por Freud em seu modelo de aparelho psíquico apresentado na Carta 52 a Fliess. Laplanche questiona se o termo Zeichen deveria ser entendido como signos ou indícios, fazendo sua escolha pela palavra signos. Para este autor, os signos de percepção se equivalem às mensagens enigmáticas, portanto, seriam portadores de mensagens. Silvia Bleichmar entende que Zeichen seriam indícios, pegadas, marcas, vestígios, huellas (em espanhol), dando ênfase ao caráter indiciário dos signos de percepção. A autora partiu da concepção de Charles S. Peirce sobre signos indiciários para articular sua própria concepção de signos de percepção. Para a autora, estes seriam as primeiras inscrições pulsionais que podem permanecer no psiquismo como arcaico se não transcritas ou as inscrições advindas de traumatismos severos, a qualquer momento, que ficam igualmente sem possibilidade de transcrição no psiquismo. Assim, o arcaico seria formado pelos signos de percepção que permanecem sem transcrições enquanto o originário seria o conteúdo do inconsciente originariamente recalcado
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O recalque originário, em Silvia Bleichmar, longe de ser um processo mítico em algum momento, aproxima-se da ideia freudiana de recalque propriamente dito. Para Bleichmar, tal como em Freud, o recalque originário extrai sua força inicial de contrainvestimentos. No entanto, a autora entende que estes contrainvestimentos seriam originados no outro, pela interdição ao autoerotismo infantil. Outra importante contribuição da autora para a psicanálise foi sua conceituação sobre signos de percepção, tradução para a expressão alemã Wahrnehmungszeichen (Wz), usada por Freud em seu modelo de aparelho psíquico apresentado na Carta 52 a Fliess. Laplanche questiona se o termo Zeichen deveria ser entendido como signos ou indícios, fazendo sua escolha pela palavra signos. Para este autor, os signos de percepção se equivalem às mensagens enigmáticas, portanto, seriam portadores de mensagens. Silvia Bleichmar entende que Zeichen seriam indícios, pegadas, marcas, vestígios, huellas (em espanhol), dando ênfase ao caráter indiciário dos signos de percepção. A autora partiu da concepção de Charles S. Peirce sobre signos indiciários para articular sua própria concepção de signos de percepção. Para a autora, estes seriam as primeiras inscrições pulsionais que podem permanecer no psiquismo como arcaico se não transcritas ou as inscrições advindas de traumatismos severos, a qualquer momento, que ficam igualmente sem possibilidade de transcrição no psiquismo. Assim, o arcaico seria formado pelos signos de percepção que permanecem sem transcrições enquanto o originário seria o conteúdo do inconsciente originariamente recalcadoTwo original Silvia Bleichmars contributions to Laplanche are presented in this essay: the primal repression and the perceptual signs. Stemming from Laplanches observations on the Freudian conception that considers the unconscious founded by the primal repression, Silvia Bleichmar expanded the concept, producing important contributions in comparison to the Freudian and the Laplanchean lines of thought. The author connected the primal repression to the Freudian destinies of the drive (instinct) existing prior to repression, which made it a metapsychological concept subject to clinical observation, most of all in the work with children. In Silvia Bleichmars thinking, far from being a mythical process at some point, the primal repression is close to the Freudian idea of repression itself. To Bleichmar, as well as to Freud, the primal repression extracts its initial strength from anticathexes. Nevertheless, the author believes that these anticathexes stem from the other through the interdiction of child auto-erotism. Another important contribution of the author to psychoanalysis was her conceptualization of perceptual signs, which is a translation of the German expression Wahrnehmungszeichen (Wz), used by Freud in his model of psychic apparatus presented in the Letter 52 to Fliess. Laplanche questions if the term Zeichen should be understood as signs or indexes, preferring the word signs. For him, the perceptual signs are equivalent to the enigmatic messages, therefore they would be message carriers. Silvia Bleichmar believes that Zeichen are indexes, footprints, marks, vestiges, huellas (in Spanish), emphasizing the indexing character of the perceptual signs. Therefore, deriving from Charles S. Peirces conception of indexing signs, the author built her own conception of perceptual signs. For her, these would be the first drive inscriptions that may remain in the psyche as archaic if not transcript, as well as the inscriptions stemming from severe trauma, at any point, which equally remain without transcription in the psyche. Hence, the archaic would be composed by the perceptual signs that remain without transcriptions whereas the primal would be the content of the primally repressed unconsciousBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCoelho Junior, Nelson ErnestoMoraes, Gisele Cristiane Senne de2019-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-10092019-151840/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-08T21:09:26Zoai:teses.usp.br:tde-10092019-151840Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T21:09:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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